sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

10 Personagens inúteis das séries

Eles estão sempre ali, nos corredores dos colégios, nas famílias, nos hospitais… Mas se não estivessem, não fariam falta. Muitas vezes estão nas nossas séries favoritas, mas quando vamos falar sobre tal série para alguém, esquecemos completamente de citar o personagem.

Aqui se encontram 10 personagens que existem no mundo das séries por algum motivo misterioso, que não é utilidade e nem carisma. Alguns deles, eventualmente, foram retirados pelos roteiristas, já outros, continuam por aí, sabe-se lá o porquê…

10. Haddie Braverman (Parenthood)
Haddie participou de Parenthood durante as três primeiras temporadas. Enquanto Amber muitas vezes fazia o papel de adolescente rebelde e Drew vivia suas crises em relacionamentos que só fizeram ambos crescerem na série, Haddie foi a única que continuou na sua mesmice. Era a personagem menos carismática e sem dúvidas a mais clichê da série. Haddie era a filha de Adam e Kristina, irmã de Max e… Só. A personagem nunca ganhou bons plots, e nunca conseguiu passar disso. Só tomava tempo de tela, que poderia ser gasto com qualquer outro personagem da série.
Quando os roteiristas se tocaram disso, após Haddie terminar o Ensino Médio, mandaram a garota para a faculdade e depois disso só a vimos em umas aparições especiais (e curtas) na quarta temporada. Esse é um dos fatos pelos quais a 4ª temporada de Parethood, já sem Haddie no elenco fixo, foi a melhor da série.

Drew também foi para a faculdade na transição da 4ª para a 5ª temporada, mas ao invés de sumir como Haddie, foi criado um núcleo só para ele, porque esse sim é um exemplo de personagem que evoluiu e seria um pecado reduzir a presença dele na série. Aliás, nessa atual 5ª temporada, Haddie ainda não deu as caras uma única vez, e se bobear, nem foi citada. Acho que até os pais dela já esqueceram da garota…

09. Bonnie Bennett (The Vampire Diaries)
Fiquei na dúvida se quem representaria The Vampire Diaries nessa lista seria Bonnie ou Matt. Por mais que Matt também mereça estar aqui, vamos ser bonzinhos e admitir que até que o personagem cresceu um pouquinho (agora ele tem até plots próprios!). Já Bonnie, que no começo da série tinha sua importância, foi decaindo cada vez mais, e hoje em dia, não só é inútil como também é odiada por todos que assistem TVD. Atualmente, sua presença já irrita, porque é sempre acompanhada de seus dramas que ninguém consegue se importar mais.

No final da 4ª temporada, haviam encontrado um final perfeito para a personagem. Sua morte havia sido tão bem feita que mesmo odiando-a, não havia como não ficar chocado. E aí chegou a 5ª temporada, e lá continuava Bonnie como fantasminha, o que deu certeza que a personagem iria voltar à vida. Dito e feito. Após ter até um funeral, também muito bonito, no 4º episódio, Bonnie voltou a ser humana. Pra quê? Um mistério. Até agora ela não fez nada relevante e continua tão chata como sempre.

08. David Nolan / Prince Charming (Once Upon A Time)

Na 1ª temporada de OUAT, achava David um personagem muito bacana. Até achava ruim o fato dele não ter muito espaço na série, e queria que ele tivesse mais, pois sempre que aparecia proporcionava bons momentos. Então chegamos na 2ª temporada. Com a maldição quebrada, começamos a acompanhar David ao lado de Mary Margaret. E agora isso é tudo que o personagem faz. Ficar ao lado de Mary Margaret.

David é o famoso Príncipe Encantado e pai da protagonista. Ele tinha obrigação de ser um personagem importante. Afinal, ele está em todos os episódios, e principalmente, em todos os momentos mais importantes da série. Mas não faz nada. Está só lá junto com Mary Margaret (que também seria muito bem recebida nessa lista), e o máximo que os dois fazem juntos, principalmente nessa 3ª temporada, é dar sermões repetitivos e clichês para Emma.

Como NA TEORIA, ele é um personagem importante, estará por aí até o fim de OUAT. E eu espero, sinceramente, que não só David, mas também Mary Margaret, consigam evoluir na série, porque fica cada vez mais difícil aguentá-los.

07. Chase Adams (One Tree Hill)

Chase chegou em One Tree Hill no meio da 4ª temporada. Nessa época, o final feliz de Lucas e Peyton já era certo, e como a série corria sério risco de cancelamento, os roteiristas adicionaram Chase para que Brooke não terminasse sozinha. O casal funcionou e Chase foi bem aceito, mas mesmo assim ele já não fazia diferença alguma na série. Era apenas o namorado bobo de Brooke.

Então ganhamos a quinta temporada, com OTH dando um salto no tempo de 4 anos, e Brooke vivendo sua vida solteira e milionária. Eis que no meio da temporada, Chase retorna, e a pergunta é: pra quê? Depois disso, Chase continuou na série até o final, até a 9ª temporada. Se relacionou com Mia, que era tão insignificante quanto ele e depois com Alex, que não aguentou ser tão insignificante ao ponto de ter que fazer par romântico com Chase e saiu da série sem nem dar tchau, deixando apenas uma carta. É claro que Chase teve seus bons momentos, com Chuck e Chris Keller na última temporada, mas da 5ª até a 8ª, se Chase ficasse de fora por três, quatro… Vinte episódios seguidos, ninguém notaria.

06. Shane Ross (Grey’s Anatomy)

A tarefa mais difícil desse post foi decidir qual personagem de Grey’s representaria a série aqui. Entre Teddy Altman e todos os internos que entraram na 9ª temporada, escolhi Ross, por ele ser o personagem que mais está dando raiva no momento. Na temporada passada de Grey’s, dos novos internos, só conseguia aceitar Jo e, às vezes, Brooks. Leah, e principalmente Stephanie e Ross me cansavam.

Quando um personagem já é inútil, uma das piores coisas que pode acontecer é ele começar a ter mais espaço e continuar sendo inútil. E o pior de tudo, é ele ter ganhado esse espaço porque está desenvolvendo tramas ridículas e igualmente, inúteis. Isso tudo aconteceu com Ross nesse 10º ano.

Ou alguém vai dizer que acha bacana o relacionamento dele com Cristina, ou, principalmente, o drama pela morte de Brooks? Essa temporada de Grey’s está sendo uma das mais fracas da série e Ross é um dos principais problemas.

05. Wade Adams / Unique (Glee)

A 4ª temporada de Glee chegou cheia de novos personagens. No New Directions, Marley e Jake conquistaram o público logo de cara, e com o tempo, Ryder e até Kitty encontraram seu espaço. Mas na verdade, Unique era quem mais tinha potencial para conquistar o público, afinal, ele já havia participado de alguns episódios da 3ª temporada e sua presença tinha sido bacana. Mas não foi isso que aconteceu.

O personagem não funcionou bem, simplesmente não agradou. Foi colocado num poço de clichês e simplesmente não dá para se importar com nada que acontece com o personagem. Até antigas tramas de Kurt tentaram reciclar para Unique, mas não dava pra engolir, e assim, o personagem continua na série sem a menor importância e utilidade. Espero que os roteiristas encontrem uma desculpa para retirá-lo de Glee antes que comece a 6ª e última temporada, porque, sinceramente, ninguém se interessa em saber qual banheiro Unique usa.

04. Terry Bellefleur (True Blood)

Terry está em True Blood desde o começo. Nas duas primeiras temporadas da série (que foram as melhores), não consigo me recordar de nenhum momento em que o personagem tenha tido algum destaque especial. Se não lembro dessa época, muito menos depois, já que a partir da 4ª temporada True Blood seguiu seu caminho recheada de personagens inúteis com tramas péssimas. Também foi difícil decidir qual entraria na lista (cogitei bastante Luna e Andy).

Escolhi Terry exatamente por ele ter estado na série desde o começo e nunca ter conseguido cativar mesmo. De verdade, Terry Bellefleur era um personagem bacana, simpático, mas em 5 temporadas não havia acrescentado em nada para a série. Aliás, na 5ª temporada foi a época que mais teve tempo de tela, porém isso aconteceu porque ele estava desenvolvendo um dos plots mais ridículos da história da True Blood.

Chegamos na 6ª temporada, que serviu como uma “reabilitação” para True Blood em diversos sentidos, e a solução foi matar Terry. E isso, foi a melhor coisa que aconteceu com o personagem, pois a morte dele foi bem feita e o enterro foi uma das cenas mais emocionantes de True Blood.

03. Hank Griffin (Grimm)
Não há como falar de personagem inúteis sem falar de Hank. Eu faço as reviews de Grimm aqui para o Série Maníacos desde a temporada passada e às vezes quando estou escrevendo me pego pensando: “meu deus, eu tenho que citar Hank em algum momento!”, mas isso é realmente difícil. O personagem não cresce, não evolui, não ganha novos plots interessantes… ele é apenas a sombra de Nick. Só está resolvendo os casos junto com Nick, e às vezes pode até ter algum destaque nos episódios fillers, mas só isso.

Quem pensava que o personagem se tornaria mais importante após descobrir a verdade sobre Nick no final da primeira temporada, se enganou. Hank vive uma situação parecida com a de Terry em True Blood. Não é um personagem ruim, mas também não é nada importante. Realmente acho que deviam matá-lo também, afinal, assim como com Terry, a morte de Hank seria bem chocante. E vamos combinar que atualmente, Grimm está mesmo precisando que algo chocante aconteça para agitar um pouco as coisas.

02. Beth Greene (The Walking Dead)
Na 2ª temporada de The Walking Dead, quando algum personagem citava o nome de Beth eu pensava: “Ok. Mas quem é Beth?”. Cogitava a possibilidade de ter cochilado todas as vezes que a personagem havia aparecido. Foi com muito tempo, que na 3ª temporada eu via Beth e já a reconhecia. Já sabia o seu nome de cor.

Na atual 4ª temporada, Beth até tem mais cenas, umas cenas mais bonitinhas até, dela com o bebê de Rick. Mas a personagem é tão sem graça e insignificante, que se ela simplesmente evaporasse da série (não digo morrer, digo literalmente evaporar, sumir, não aparecer mais), eu não notaria. Ia colocá-la como primeira dessa lista, mas ela ficou com a Medalha de Prata, porque o primeiro lugar é épico e não poderia ser ocupado por nenhum outro a não ser ele…

01. Pete Ross (Smallville)
O Rei da Insignificância. De todos os personagens dessa lista, esse com certeza merece uma coroa por tanta falta de importância, e também carisma. Pete Ross era (tecnicamente) o melhor amigo de Clark Kent e… Só. Digo, tecnicamente, porque durante as três temporadas que Pete esteve na série, Clark era muito mais próximo de Lex Luthor do que do tal do Pete. Pete aparecia em quase todos os episódios, algumas vezes, apenas em uma única cena aleatória e sem importância alguma.

Quando a primeira temporada de Smallville acabou, todos os personagens haviam tido certo destaque, mesmo que mínimo, em algum momento. Menos Pete. Até Whitney, que saiu após a primeira temporada, é bem mais relevante que Pete.

No começo da 2ª temporada, Pete descobriu sobre os poderes de Clark. Logicamente, isso tornaria o personagem mais importante, certo? Errado. A “importância” de Pete durou no máximo dois episódios, e mesmo assim foi chatíssima, e então ele estava de volta em sua existência insignificante. Na 3ª temporada, em que assim como a série, todos os personagens estavam crescendo, Pete estava aparecendo cada vez menos, e ninguém nem notava praticamente. Resultado? O personagem foi tirado da série e Smallville continuou por mais 7 temporadas, em que ninguém nem lembrava mais que Pete algum dia havia existido.

E pra vocês? Qual personagem não deveria ter entrado nessa lista e qual não podia ter faltado?

Fonte: 1


8 comentários:

  1. Não concordo sobre o Chase em One Tree Hill e Super concordo com a bonnie em The vampire diaries

    ResponderExcluir
  2. Glee ta uma merda de qualquer jeito

    ResponderExcluir
  3. Eu citaria também:

    HOMELAND - A personagem da gostosíssima Morena Baccarin era chata de dar pena, tanto que foi sumindo até ser definitivamente apagada.

    BLUE BLOODS - O velho pai do comissário, o qual aparece apenas como figuração mesmo, geralmente ao final do episódio, na igualmente chata - e clichê - cena em que a família Reagan está fazendo alguma refeição e lá vem as lições de moral chatas pra cacete!

    BONES - Esta é difícil, porque até mesmo o David Boreanaz já encheu o saco, sempre com os mesmos maneirismos e piadinhas repetitivas, mas a protagonista - Emily Deschanell - ganha a taça no quesito insuportável. Tanto que parei de assistir há tempos.

    ResponderExcluir
  4. Não acho que Chase-OTH foi insignificante.

    ResponderExcluir
  5. MARCELO MANSFIELD AÉT NÃO É DE SERIE MAS É INUTIL

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto do Pete, ate torci por ele voltar. Apesar de ter sido meio trouxa com o Clark.

    ResponderExcluir
  7. Faltou o Walter Jr de Breaking Bad, Daryl de The Walking Dead e a filha do Masuka em Dexter.

    ResponderExcluir