terça-feira, 27 de agosto de 2013

10 filmes marcantes que falam de vida após a morte

10. Nosso Lar

 É baseada em um livro do mais famoso médium brasileiro, Chico Xavier, o novo sucesso do cinema nacional este ano: Nosso Lar (2010), que busca retratar a trajetória de uma pessoa pelo mundo espiritual a partir do momento que desencarna. O filme conta a história de André Luiz (Renato Prieto) em sua passagem pelo purgatório, por uma “colônia espiritual” e pela cidade que dá nome ao longa, onde ele busca o sentido da “vida após a vida”.

9. Minha Vida na Outra Vida

 Minha Vida na Outra Vida (2000) também é baseado em uma obra literária, neste caso autobiográfica, que a autora Jenny Cockell afirma tratar-se de fatos reais. No longa, a personagem que interpreta a escritora americana (Jane Seymour) começa a ter lembranças de sua vida anterior -quando era Mary, uma irlandesa que morreu na década de 30. Ao perceber que todas as suas visões são reais, ela passa a ir em busca dos filhos que teve no passado.

8. Um Olhar do Paraíso

 Uma menina preocupada em zelar por sua família mesmo depois de morrer. Essa é Susie Salmon (Saoirse Ronan), a personagem principal de Um Olhar no Paraíso (2009), que é assassinada brutalmente aos 14 anos. Presa em um espaço entre o céu e o inferno, ela precisa lidar com um paradoxo de sentimentos: o desejo de vingança contra seu assassino e a vontade de ver sua família seguir com a vida em frente e superar sua morte traumática.

7. O Mistério da Libélula

 Um filme que traz sutis sinais de uma pessoa que quer mostrar aos amados que permanecem na Terra que está bem. É assim O Mistério da Libélula (2002), no qual o médico Joe Darrow (Kevin Costner) fica viúvo e começa a perceber que sua mulher, Emily (Susana Thompson), quer se comunicar. Ela faz isso por meio de simbólicas libélulas e de seus antigos pacientes que, entre a vida e a morte, conseguem fazer contato com ela e podem ajudar o casal a resolver as pendências que não os deixam seguir em frente.

6. A Casa dos Espíritos

 A Casa dos Espíritos (1993) gira em torno das relações quase sempre conflituosas da família de Clara (Meryl Streep), uma mulher doce e que, com uma visão espiritualizada sobre a vida, tem sempre uma palavra reconfortante para levar equilíbrio àquele ambiente. Ela ainda tem a missão de usar o dom da mediunidade para ajudar principalmente o marido e a filha a resolverem suas desavenças. É baseado em um romance homônimo de Isabel Allende.

5. Cidade dos Anjos

 Anjos que, em vez de fantasiosas asas, usam roupas pretas e vagam pela Terra cumprindo sua missão de proteger os humanos. Um deles, Seth (Nicolas Cage), se vê obrigado a lidar com sentimentos mundanos, como o amor que desperta por Maggie (Meg Ryan), e passa a considerar a possibilidade de abrir mão da eternidade e voltar ao mundo mortal para viver ao lado dela. Esse é Cidade dos Anjos (1998) que, espiritualmente, deve ser visto mais como um filme no qual uma médica racional é tocada por um sinal divino e passa a acreditar que existe algo além da terra firme.

4. Amor Além da Vida

 Em Amor Além da Vida (1998), o céu não é um espaço necessariamente branco e cercado por nuvens. Na verdade, ao desencarnar cada um encontra o ambiente que mais lhe agrada. É, então, em um cenário que lembra os traços de uma pintura fresca para onde Chris Nielsen (Robin Williams) vai após sua morte. Tudo perfeito para ele, até ficar sabendo que sua mulher, Annie (Annabella Sciorra), não aguentou a dor de ficar sozinha e se matou. Como suicida, ela é enviada a um local obscuro, distante dele, e não será mais capaz de reconhecê-lo caso o encontre. Mas isso não o impede de ir atrás de seu grande amor.

3. Os Outros

 Uma mãe vive em uma mansão isolada com seus dois filhos, enquanto espera que seu marido retorne da II Guerra Mundial. Como as crianças sofrem de uma doença rara de hipersensibilidade à luz solar, a família vive na quase completa escuridão. Apesar da rotina incomum e cercada de manias – como só abrir uma porta após a outra ser fechada -, passam os dias tranquilos. Mas tudo começa a mudar em Os Outros (2001) quando Grace (Nicole Kidman) contrata novos empregados, que começam a quebrar suas regras e a levam a encarar um problema que acomete muitos espíritos.

2. O Sexto Sentido

 Abalado pelo trauma de ver um de seus pacientes se suicidar na sua frente, o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis) se dedica integralmente ao caso do menino Cole Sear (Haley Joel Osment) para tentar se redimir. Aos 8 anos, o pequeno médium é contatado por espíritos atormentados que pedem sua ajuda para resolver problemas terrenos que os impedem de evoluir. Mas como Cole não entende a intenção deles, torna-se apenas uma criança aflita, amedrontada e com dificuldades de convivência. O médico o ajuda a compreender e superar seus medos, mas também é auxiliado pelo garoto a entender parte de seus conflitos pessoais em O Sexto Sentido (1999).

1. Ghost

Ghost (1990) é um dos filmes mais famosos da história do cinema. E entre os que falam sobre espiritualismo, é o mais bem sucedido. Isso porque a história de amor de Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) encanta quem é ou não adepto da doutrina espírita. A história começa com a morte de Sam, que não consegue ir para o outro plano porque ainda tem pendências a resolver na Terra, como proteger sua mulher de seu melhor amigo, que planejou sua morte. Para isso, ele conta com a ajuda da médium – até então trambiqueira – Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), que precisa aprender a lidar com seu dom, ajudar Sam a entrar em contato com Molly (que precisa ser convencida de que isso é possível) e ainda participar do plano que planeja levar o criminoso para a cadeia.


4 comentários:

  1. Nosso Lar, esse filme insulta qualquer pessoa inteligente. Tem que ser muito burro para acreditar, quando esse livro foi escrito a pessoa so poderia estar drogado, Nosso lar consegue ser pior que a cientologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc sabe ja esteve do outro lado? para com essa ignorância e insultar ao próximo, ser inteligente não significa saber como é lá, pois só saberemos realmente na hora da nossa morte

      Excluir
  2. FALTOU: Além da Vida - Filme de 2010.Matt Damon é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal

    ResponderExcluir