quinta-feira, 15 de agosto de 2013

10 Mortes marcantes do cinema

Em 2007 a CNN elaborou uma lista com as 10 Mortes Mais Ontológicas da História do Cinema em Todos os Tempos. Confira:

1. Em Psicose, de Alfred Hitchcock (filme de 1960), naquela cena famosa e clássica protagonizada por Janet Leigh, onde ela estava nua tomando banho, e de repente surge uma sombra, a mão de alguém com uma faca, o grito de pavor da personagem e logo em seguida o sangue... Esta foi a cena de morte escolhida em primeiro lugar. Bom, pelo suspense até pode ser.

2. King Kong (de Merian C. Cooper and Ernest B. Schoedsack, 1933): O gigante gorila tem seu fim trágico no topo do Empire State, em Nova York. Atormentado pela multidão e pelos aviões, ele luta até o fim, mas cai e morre. Sem dúvida, tanto no filme original como na produção de Dino de Laurentis da década de 70 é uma cena muito comovente e das mais tristes, ver um animal raro retirado de seu habitat para virar atração de circo e depois ter um fim como aquele, numa luta tão desigual. Chocante demais.

3. James Cagney em Fúria Sanguinária (de Raoul Walsh, 1949): Depois de vingar a morte de sua mãe, o perturbado Cody Jarrett (Cagney) enfrenta um perigoso assalto. Cercado por policiais, ele esvazia sua arma em um tanque químico do alto de um prédio começando um incêndio. E brada epicamente: “Mãe, agora estou no topo do mundo!”.

4. Paul Newman e Robert Redford em Butch Cassidy e Sundance Kid (de George Roy Hill, 1969): Cercados pelos bolivianos, os ladrões Cassidy e Sundance acabam sem saída.

5. Sean Penn em Os Últimos Passos de um Homem (de Tim Robbins, 1995): A religiosa Helen Prejean (Susan Sarandon) profere palavras das mais confortantes ao estuprador e assassino Matthew Poncelet (Sean Penn) pouco antes de ele ser executado com uma injeção letal pelos seus brutais crimes. Ela diz: “Eu quero que a última face que você veja no mundo seja a face do amor, então eu quero que você olhe para mim antes que façam isto. Eu serei a face do amor para você.” É lindo e muitíssimo deprimente ao mesmo tempo.

6. Bambi:A mãe de Bambi morta por um caçador, neste filme de animação da Disney de 1942, transmite de modo real todo o desamparo, o sofrimento e o terror de como uma criança se sente com a morte da sua mãe. Eu colocaria a cena da morte de “Mufasa”, pai de “Simba”, em “O Rei Leão” no mesmo patamar.

7. John Hurt em Alien, O 8º Passageiro (de Ridley Scott, 1979): A cena em que o personagem de Hurt começa a passar mal na hora da janta, estando junto de todos os seus colegas de missão, e de repente o monstrinho alienígena rompe a sua barriga e aparece como se fosse um parto, isto num filme de mais de 30 anos, foi uma morte pavorosa e chocante.

8. Em Pulp Fiction (Tempo de Violência) (de Quentin Tarantino, 1994) acontece uma cena de morte absolutamente estúpida, um tiro acidental na cabeça de Marvin, que estava no banco de trás do automóvel acompanhando os personagens de Travolta e Samuel L. Jackson. O tiro foi disparado pelo personagem Vicent (John Travolta) que estava com a arma em punho, e assim que o carro passa por um buraco ocorre a fatalidade. Não gostei da cena porque o exagero no sangue que espirra pra todo lado não combina com um disparo de revolver, mais parecendo que fora um disparo de bazuca. Péssima escolha.

9. Susan Sarandon e Geena Davis em Thelma e Louise (de Ridley Scott, 1991): Com certeza este é um filme excelente, e a morte da dupla que protagoniza o filme, se atirando com seu automóvel no abismo do Grand Canyon chocou todos os expectadores, porque ninguém esperava aquela opção pelo suicídio. Entretanto, no fundo foi uma opção pela liberdade, pela autenticidade, pela recusa em aceitar os padrões de uma sociedade machista. O solo de guitarra que faz a trilha sonora nesta cena final é fantástico.

10. A cena de morte em Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (de Steven Spielberg, 1981), logo que a arca da Aliança é aberta, com aqueles anjos da morte na forma de um espírito de fogo divino derretendo os rostos dos nazistas e os consumindo é impressionante. Foi uma escolha acertada em minha opinião para figurar numa lista de mortes marcantes.

Leitores do jornal “O Globo” na época (2007) reagiram e fizeram as suas sugestões, e, então, as mortes mais marcantes da história do cinema, segundo os leitores, foi a seguinte:

1. Bonnie e Clyde: A cena da morte dos bandidos Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty) no filme de Arthur Penn, de 1967, trás tiroteio para todos os lados, e é considerada uma das cenas mais violentas do cinema até hoje.

2. O Poderoso Chefão - 1: No 1º filme da trilogia de Francis Ford Coppola, de 1972, a cena do pedágio com a morte de Sonny Corleone (James Caan) é realmente muito marcante, uma cena clássica em um filme que é também um clássico.

3. Blade Runner: Assisti este clássico da ficção científica quando ainda morava na minha querida Belo Horizonte, no saudoso Cine Pathé lá perto da praça da Savassi, cinema que não existe mais. A cena da morte do replicante Roy (Rutger Hauer) é realmente das mais inesquecíveis neste filme marcante de Ridley Scott, de 1982. O replicante (um tipo de andróide) põe afim a sua vida com um discurso poético: “Eu vi coisas que vocês humanos não acreditariam. Todos esses momentos serão perdidos no tempo como lágrimas na chuva. Hora de morrer.”
A morte de Spock no 2ª longa metragem da série clássica de “Jornada na Estrelas” se parece um pouco com esta cena de “Blade Runner”. São mortes sem sangue, sem aquele horror explícito, mas são angustiantes demais. A de Spok é um golpe terrível nos fás dessa série tão marcante que foi Star Trek.

4. Shrek Terceiro: Neste belo filme da trilogia produzida pela Pixar/Disney, a cena da morte do rei, quando ele volta a ser um sapo, é trágica e hilária.

5. Coração Valente: O guerreiro William Wallace, vivido por Mel Gibson, também o diretor do filme de 1995, tem um fim trágico com a cabeça cortada pelos algozes. Momento tenso na platéia que não acredita na morte do herói.

6. A Outra História Americana: Este é um filme sobre racismo e de drama de 1998, filme polêmico, e a cena em que um jovem negro é arrastado até ser morto tendo sua cabeça esmagada no chão pelos pés do personagem vivido por Edward Norton é uma cena terrível, chocante, difícil até de ser assistida.

7. Apocalypse Now: Neste filme de 1979 que marcou época, talvez o mais realista e chocante filme de guerra já feito, a morte do coronel Kurtz, personagem do excelente ator Marlon Brando é uma cena das mais marcantes. A canção da banda The Doors dá o tom do verdadeiro apocalipse retratado pelo filme.

8. Meu Ódio Será Tua Herança: “Nada poderia detê-los… A não ser a morte!” Esse era o slogan do filme de Sam Peckimpah, de 1969, sobre os fora-da-lei que têm um fim trágico naquele que seria o último assalto de suas vidas.

9. O Rei Leão: Que filme maravilhoso! Fala sobre a busca da nossa verdadeira identidade, sobre haver um propósito em tudo que existe e encontrar o seu próprio lugar no universo. Realmente a cena da morte de Mufasa, o pai de Simba, é uma cena dramática, muito, muito triste. Mufasa se expõe ao risco para salvar seu filho, e perde a sua vida na traição de do seu próprio irmão Skar.

10. Tropa de Elite: O cinema brasileiro deu um grande salto de qualidade nos últimos anos, e neste filme de 2007 que obteve muito sucesso aqui no país a morte do traficante Baiano foi mesmo muito marcante, quando o Capitão Matias o mata e ele faz um pedido: “Na cara não, para não estragar o velório.”

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário