segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Confira 10 filmes que podem mudar sua vida e sua forma de pensar!

Os filmes que listo abaixo são conhecidos e fizeram sucesso principalmente por conseguir levantar no público alguma reflexão sobre a própria vida. Existem centenas de filmes que hoje também servem como Auto Ajuda, dessa forma fiz uma lista abaixo com alguns dos filmes que pode mudar sua vida e elevar sua forma de ver o mundo!

10. Peaceful Warrior (Poder Além da Vida, 2006)

Baseado no livro Way of the Peaceful Warrior de Dan Millman, Poder Além da Vida traz a história do próprio autor: um talentoso ginasta que se envolve em um acidente de moto e passa a questionar a razão da própria existência quando se vê privado de fazer aquilo que mais gosta.
O destaque do filme vai para Nick Nolte, o misterioso mestre de inclinações budistas que é apelidado pelo protagonista de Sócrates. Pequenas doses de sabedoria em uma história bem construída.

9. V for Vendetta (V de Vingança, 2006)

Uma distopia do futuro em que um herói anárquico que nunca mostra o rosto consegue derrubar um regime totalitário. V de Vingança originalmente foi escrita como uma história em quadrinhos, que é até melhor do que o filme.
Não estranhe se, ao final da película, sentir vontade de vestir uma máscara de Guy Fawkes e sair subvertendo a ordem pelas ruas da cidade.

8. Matrix (1999)

Por trás de toda a parafernalha visual e de ficção científica, o primeiro filme da trilogia Matrix (que deveria ser o único) aborda questões profundas sobre a maneira como vemos o mundo. O impacto do filme nesse aspecto foi tão grande que até hoje usamos termos como “sair da Matrix” quando queremos dizer para alguém mudar de paradigma, alterar a própria percepção.

7. Earthlings (Terráqueos, 2005)

Único documentário na nossa lista, Terráqueos mostra como funcionam as fazendas industriais de animais e relata a nossa dependência sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos.
O filme é chocante ao mostrar a crueldade com que os animais são criados e mortos para servir aos homens. A teoria do filme é que torturar e sacrificar animais dessa maneira é uma forma de discriminação semelhante ao nazismo, racismo ou sexismo.

6. Into the Wild (Na Natureza Selvagem, 2007)

Dirigido por Sean Penn, esse filme mostra a história verídica de Christopher McCandless, um jovem recém-formado que não vê sentido no american way of life e se aventura pelos Estados Unidos até chegar, de carona em carona, de amigos a amigos, até o Alasca.
O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito pelo jornalista Jon Krakauer. O mérito do filme é mostrar que há muitas opções na vida além do tradicional esquema colégio, faculdade, emprego, casamento, filhos, aposentadoria, morte.

5. Gandhi (1982)

A cinebiografia de um homem que derrotou o Império Britânico e libertou a Índia sem um tiro, sem um soco. Gandhi, de Richard Attenborough, mostra como uma forte convicção é capaz de mudar o mundo mesmo quando todos dizem o contrário.
Ao terminar o filme, você entenderá perfeitamente o conselho de Mahatma Gandhi de “ser a mudança que você deseja ver no mundo”.

4. Le fabuleux destin d’Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001)

Uma garota que teve uma infância solitária por conta da super-proteção dos pais encontra no apartamento onde mora uma caixinha com brinquedos do antigo morador. Determinada, ela vai em busca do dono e anonimamente, devolve-lhe os brinquedos. Ao observar o rapaz chorando de alegria ao reaver seus brinquedos, Amélie Poulain remodela sua visão de mundo e decide ajudar os outros.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma obra doce, capaz de nos mostrar de maneira delicada o quanto é válida a regra de ouro dos relacionamentos: faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você mesmo.

3. The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade, 1994)

Um jovem e bem sucedido banqueiro é condenado à prisão perpétua por ter assassinado a esposa e o amante dela. Na prisão, Andy Dufresne (Tim Robbins) é obrigado a mudar todo a sua percepção do mundo para poder sobreviver.
O filme mostra o quanto um objetivo principal definido (nesse caso, a liberdade) é importante para mantermo-nos vivos e ativos, mesmo que para conquistá-lo seja preciso dar pequenos passos de tartaruga. O filme é baseado em um conto de Stephen King chamado Rita Hayworth and Shawshank Redemption.

2. Fight Club (Clube da Luta, 1999)

Clube da Luta é um verdadeiro soco no estômago para quem está acomodado com a vida, passando os dias como um robôzinho em busca de conforto, bens materiais e outros valores supervalorizados pela publicidade. O filme traz um dos mais espetaculares personagens da história do cinema, Tyler Durden, que se mostra para muitos como o ideal de quem gostaríamos de ser.
Apesar de toda a violência, Clube da Luta é um filme que nos faz refletir sobre a maneira como levamos a vida. Quase todos terminam a película com um desconforto, uma vontade de tomar alguma ação. Esse é o grande mérito do filme.

1. It’s a Wonderful Life (A Felicidade não se Compra, 1946)

Época de Natal. Um homem à beira do suicídio. Um anjo enviado para salvá-lo. Com esses três elementos, Frank Capra montou uma história inesquecível.
O anjo Clarence (Henry Travers), espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, para tentar fazer George Bailey (James Stewart) desistir da ideia de se matar. A estratégia é mostrar a importância dele no mundo através de flashbacks. A cena final do filme é simplesmente emocionante e está no vídeo abaixo.




10 comentários:

  1. muito boa a lista, faltou o la belle verte ^^

    ResponderExcluir
  2. Sem mais, a lista é tão boa q fui rever "Um sonho de liberdade".... O filme acabou agora, emocionante, recomendo a todos que ainda n conhecem os filmes da lista que os assistam, dizem muito sobre tudo que se precisa ser dito...

    ResponderExcluir
  3. A lista está ótima, mesmo que eu não tenha visto todos esses filmes sei da importância deles para formação de opinião e até de caráter.
    Colocaria "A Vida É Bela".

    ResponderExcluir
  4. Sensacional a lista e ainda com dois de meus filmes favoritos que na época que assisti.. fez aquele Bumm na minha cabeça.. Matrix e clube da luta.. dois filmes que nós trazem reflexões assim que os créditos começam a subir.. muito bom..

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista, falta um dos maiores filmes de todos os tempos "Ben-Hur" dirigido por William Wyler em 1959 sensacional.

    ResponderExcluir
  6. "As Aventuras de Pi" também é bem bacana, da um tapa sutil na forma como vemos as tragédias, e nos ensina que a vida pode ser bela, até nos momentos mais difíceis...

    ResponderExcluir
  7. Ganhe dinheiro lendo e-mails! Trabalhe lendo e-mails e ganhe dinheiro na internet! Cadastre-se agora através do meu convite!

    http://www.emainet-gauers.vai.la/

    ResponderExcluir
  8. Faltaram: Zeitgeist (2007) e A Serbian Film (2010). Esses mudam sua forma de pensar a respeito do ser humano! Não assista ao último se tiver coração fraco...

    ResponderExcluir
  9. Pooooooooooooooo.......... Cadê:
    *A espera do milagre.
    *Segundas intenções.
    *As aventuras do barão munchausen.
    *O quinto elemento.
    *Encontro Marcado.
    E o mais terrível filme já criado pelo homem..... (não é brincadeira....não chega nem perto dos jogos mortais e albergue).....é *****Holocausto Canibal*****1980...considerado por haver mortes verdadeiras.

    ResponderExcluir