sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Os melhores e os piores pais do cinema

Marlin em Procurando Nemo

Uma lista dos melhores pais do cinema não poderia ficar sem Procurando Nemo! Afinal de contas, Marlin cruzou o mar aberto para resgatar o filho, que acabou capturado por um mergulhador em um breve descuido do pai superprotetor. Foi o suficiente para que ambos vivessem a maior aventura de suas vidas e, de quebra, aprendessem algumas lições sobre o relacionamento entre pai e filho.

Robin Williams em Uma Babá Quase Perfeita

Ser pai é padecer no paraíso... Ok, o ditado não é bem esse, mas bem que poderia se enquadrar ao Daniel Hillard interpretado por Robin Williams em Uma Babá Quase Perfeita. Afinal de contas, o cara já passava por uma fase negra na vida, tinha acabado de se separar e, para não perder contato dos filhos, aceita se travestir como a senhora Doubtfire apenas para ficar perto deles. Pela vontade e determinação, ele merece a vaga entre os melhores pais do cinema!

Ângelo Antônio em 2 Filhos de Francisco

Ok, nem todo mundo curte a música feita pela dupla Zezé Di Camargo & Luciano, mas não dá para negar que a história de vida deles emocionou muita gente Brasil afora em 2 Filhos de Francisco. E ainda por cima trouxe fama a um daqueles heróis anônimos, que tanto se dedicam sem exigir visibilidade. Francisco (Ângelo Antônio) queria que dois de seus filhos formassem uma dupla sertaneja e para tanto fez tudo o que podia, até mesmo torrar um monte de fichas no orelhão para garantir a presença de uma canção dos garotos na rádio local.

Roberto Benigni em A Vida é Bela

"Principessa!" Como esquecer a forma como Guido (Roberto Benigni) chamava sua musa (Nicoletta Braschi), com quem acabou se casando e tendo um filho? Divertido e comovente, A Vida é Bela reserva ao espectador fortes emoções ao mostrar um pai que tudo faz para afastar do filho os terrores da Segunda Guerra Mundial. Sucesso mundial, ganhou os Oscar de ator (Benigni), filme estrangeiro e trilha sonora e foi indicado em mais quatro categorias da premiação.

Eugene Levy em American Pie

Por mais que não esteja entre os protagonistas, Eugene Levy logo se tornou um símbolo da série American Pie ao encarnar o atencioso - e por vezes inconveniente - pai de Jim (Jason Biggs). São famosos os flagrantes acidentais que o zeloso pai aplicou no filho ao longo da adolescência e na fase adulta, retratados em quatro filmes da série oficial.

Sean Penn em Uma Lição de Amor

Tem quem ache Uma Lição de Amor um tremendo melodrama, e não deixa de ter uma certa razão. Entretanto, isto não significa que esta história de pai e filha não seja também emocionante. Afinal de contas, está em questão a difícil luta de um homem com deficiência mental para superar suas limitações de forma a permanecer próximo de sua filha, por mais que ela demonstre ser bastante precoce aos sete anos. Pelo papel Sean Penn conseguiu sua terceira indicação ao Oscar de melhor ator (ele ganharia dois anos depois, por Sobre Meninos e Lobos).

Nicolas Cage em Kick-Ass

Para muitos filhos, o pai é um verdadeiro super-herói. Mas e se ele fosse um herói de fato, ou ao menos algo do tipo? É o que acontece com Nicolas Cage em Kick Ass, onde dá vida a Big Daddy (não, o nome não é mera coincidência). No filme cabe a ele ensinar à filha como se defender em uma cidade grande, tornando-a a heroína Hit Girl (Chloë Moretz), e de quebra dar uns conselhos ao ainda inseguro Kick-Ass (Aaron Taylor-Johnson). Apesar de não estar presente na sequência Kick-Ass 2, sabe-se que os ideais de Big Daddy não estarão ausentes do longa-metragem.

Papai Smurf em Os Smurfs

Ok, existem muitas dúvidas em torno do Papai Smurf. Como ele é pai se nenhum dos Smurfs é seu filho legítimo e, mais ainda, se a única mulher a surgir na aldeia é a Smurfette, que foi criada por Gargamel muitos anos depois deles nascerem? Questionamentos à parte, fato é que este pequeno ser azul de touca vermelha é um dos personagens mais queridos da criançada e também da turma que era pequena lá pelos anos 1980. Já apareceu duas vezes nos cinemas, em Os Smurfs e Os Smurfs 2, sempre dublado no Brasil pelo veterano Orlando Drummond.

Arnold Schwarzenegger em Junior

Eis um caso bizarro... Na comédia Junior, Arnold Schwarzenegger é um cientista que decide testar em si mesmo uma nova droga que pode ajudar a desenvolver a gravidez. Resultado: o ex-Mister Universo passa a ostentar uma barriga típica de gestação e até mesmo dá à luz! Peraí, um pai que também é mãe biológica? Passaporte carimbado para a nossa lista, pois se já é difícil cumprir uma função imagine duas!

Will Smith em À Procura da Felicidade

Achou que tínhamos nos esquecido de À Procura da Felicidade? É claro que não! Afinal de contas, Chris Gardner é para muitos o modelo de pai a ser seguido. Ele enfrentou o abandono da mulher e uma difícil situação financeira para sustentar o filho e, ao mesmo tempo, manter um estágio onde não recebia um tostão sequer. Tudo por acreditar no sonho de uma vida melhor no futuro. Um filme tocante que, para muita gente, é uma lição de vida. Pelo papel Will Smith recebeu sua segunda indicação ao Oscar de melhor ator.

Darth Vader em Guerra nas Estrelas

Quando se fala nos piores pais do cinema é impossível não pensar em Anakin Skywalker, também conhecido como Darth Vader. Afinal de contas, além de se bandear para o lado negro da Força ele ainda decepou a mão do próprio filho em uma cena clássica de O Império Contra-ataca. Ok, em O Retorno de Jedi ele até tenta se redimir, mas não foi o suficiente para limpar sua ficha.

Jack Nicholson em O Iluminado

Taí outro pai que provoca arrepios... Jack Torrance é um dos personagens mais marcantes da carreira de Jack Nicholson e ficou eternizado pela imagem acima. O personagem principal de O Iluminado também fez o filho comer o pão que o diabo amassou, ainda mais por ele ter visões de estranhos acontecimentos do passado.

Robert De Niro em O Despertar de um Homem

Pai não é quem faz, mas quem cria. Diante deste velho ditado, resolvemos incluir na nossa lista o padrasto Dwight Hansen, vivido por Robert De Niro em O Despertar de um Homem. Decidido a fazer do enteado uma pessoa melhor, ele passa a abusar emocionalmente e fisicamente do garoto, impondo a ele seguidas humilhações. Ah, para quem ainda não reparou o intérprete do garoto é um ainda jovem Leonardo DiCaprio.

Daniel Day-Lewis em Sangue Negro

Pode-se dizer que Daniel Day-Lewis seja a alma de Sangue Negro, ao compor um personagem raivoso que, além de cuidar de poços de petróleo, ainda precisa se esforçar (nem tanto) para criar sozinho o filho. O relacionamento bastante complicado entre os dois acabou fazendo com que o garoto perdesse a audição e parasse de falar.

Homer em Os Simpsons

Por mais que todo mundo se divirta com as trapalhadas de Homer na série de TV Os Simpsons e também em Os Simpsons - O Filme, não dá para dizer que ele seja um modelo de pai. Relaxado, grosseiro, preguiçoso e incompetente, ele vive aprontando para cima dos filhos Bart, Maggie e Lisa, para a alegria dos espectadores ao redor do planeta.

Mike Myers em Austin Powers

Na série Austin Powers cabia a Mike Myers interpretar tanto o herói do título como seu arquinimigo Dr. Evil. Ambos eram paródias descaradas da série de filmes estrelada por James Bond, que volta e meia enfrentava o vilão Blofeld. Em meio aos seus planos maquiavélicos, o Dr. Evil demonstrava ser um péssimo pai para o jovem Scott Evil (Seth Green), que ficava bastante chateado por não receber a atenção paterna.

Jim Carrey em O Mentiroso

Fletcher Reede não era propriamente um pai ruim, mas vivia mentindo para o filho e, com isso, criava esperanças que muitas vezes não eram realizadas. Após faltar ao aniversário do garoto, ele acaba sendo alvo de um pedido inusitado antes dele assoprar as velinhas: que o pai jamais conte outra mentira. É o suficiente para Jim Carrey desfilar seu arsenal habitual de caretas em O Mentiroso, como ele tão bem sabe fazer.

Danny De Vito em Matilda

Se a vida de Matilda (Mara Wilson) é repleta de imaginação e poderes mágicos, seu pai Harry é uma verdadeira pedra no sapato. Ele faz de tudo para zombar da garota e chega ao ponto de até mesmo querer vender a filha! Como Matilda foi um dos filmes mais reprisados pela TV nas últimas décadas, dá para imaginar a quantidade de pessoas que não gostam nem um pouco do personagem de Danny DeVito nesta comédia infantil.

Chris Cooper em Beleza Americana

Apesar de Lester Burham (Kevin Spacey) não ser exatamente um exemplo de pai (ele dá em cima da melhor amiga da filha!) em Beleza Americana, ele não reúne os atributos necessários para figurar nesta lista dos malvados. Quem está neste filme e merece uma menção é o personagem de Chris Cooper, o coronel Fitts, que despreza e maltrata um bocado o filho adolescente Ricky (Wes Bentley).

Henning Moritzen em Festa de Família

Eis um dos pais mais cruéis da história do cinema. Em Festa de Família, Henning Moritzen é o patriarca que decide reunir a família para uma grande festa de 60 anos em um hotel de luxo. Só que por trás das aparências há um pesado histórico de abuso aos próprios filhos, que vêm à tona no decorrer da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário