sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Na China, Hollywood está perdendo espaço para filmes locais

As produções hollywoodianas normalmente são um sucesso em todo o mundo, mas no mercado chinês, os filmes americanos não têm agradado e os longas locais estão tirando mercado dos estrangeiros.

De acordo com dados da agência oficial de notícias chinesa Xinhua, nos primeiros nove meses do ano, a bilheteria no país cresceu 35%, arrecadando 2,7 bilhões de dólares e boa parte desse crescimento foi sustentado pelos filmes produzidos no próprio país asiático.

As produções locais cresceram no período 94% e foram responsáveis por cerca de 60% do volume faturado entre janeiro e setembro de 2013. Já os filmes estrangeiros apresentaram queda de 5,2% na receita. no ano passado, os longas de fora representaram mais de 50% desse mercado por lá.

A China tem se mostrado um mercado promissor para muitas empresas no mundo e Hollywood tem apostado muito no país asiático, principalmente para tentar conter a desaceleração do mercado norte-americano.

Para se ter uma ideia, uma das últimas produções lançadas por lá, o filme "Pacific Rim", da Warner, faturou pouco mais de 110 milhões de dólares. Algumas produções locais lançadas recentemente faturaram bem mais que o dobro desse volume e foram feitas com menos investimento.

Atualmente, o país asiático tem cerca de 4.300 cinemas, somente neste ano mais de 600 unidades foram abertas, mas, ao que tudo indica, embora haja muitas salas para exibição de filmes, os chineses não estão muito interessados nas super produções hollywoodianas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário