Além de ser um dos filmes mais comentados do Oscar 2014, o longa gerou polêmica ao ser banido e censurado em alguns países. Malásia, Nepal e Quénia não exibirão a produção devido às diversas cenas de sexo, drogas e os muitos palavrões. Na Índia e em Singapura, os cinéfilos só poderão assistir a versões censuradas e em cinemas restritos.
Este é o caso mais recente de filmes que tiveram problemas para serem exibidos em certos países.
Confira outras produções que passaram pela mesma situação:
Eu Vos Saúdo, Maria (Je Vous Salue, Marie)
O filme, uma recriação da história da Virgem Maria, foi banido na Argentina e no Brasil por ser considerado um insulto ao cristianismo. Aqui a medida não deu certo, vários intelectuais e músicos organizaram sessões clandestinas para exibir a obra.
O filme foi censurado em Myanmar, o motivo foi que o governo militar do país (em vigor na época) não gostou da forma como seus soldados foram retratados. Mas a oposição considerou uma representação fiel da realidade do país e distribuiu cópias ilegais.
Este clássico do cinema foi banido na China por fazer apologia ao cristianismo. As autoridades do país consideraram que ele poderia influenciar as crenças religiosas da população.
O longa estrelado por Angelina Jolie foi impedido de ser exibido na China sob a acusação de mostrar o governo do país como desorganizado e conivente com sociedades secretas.
Outro filme do diretor Martin Scorsese que gerou polêmica. A produção foi censurada na China por ter uma cena que sugere que o governo pretende usar armas nucleares contra Taiwan.
Este clássico do cinema soviético foi censurado na França sob a acusação de “inspirar revoluções” e na Alemanha por fazer apologia ao Marxismo.
De acordo com as autoridades da Nigéria, o filme é xenófobo e preconceituoso, motivos que o levaram a ser banido no país.
Além de ser censurado no Cazaquistão (por motivos óbvios), também foi banido em todos os países árabes (com exceção do Líbano). Para as autoridades, esta é uma produção grosseira e extremamente ridícula.
O filme foi censurado nos Emirados Árabes Unidos por mostrar um relacionamento homossexual. O Islamismo, religião oficial da confederação, proíbe relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.
No Brasil, Suécia, Espanha e Finlândia, o filme foi proibido em prol da “preservação da vida e da integridade da pessoa humana”. O filme costuma aparecer nas listas de produções mais perturbadoras já realizadas.
Gostei.
ResponderExcluirEsse Serbiam Film é realmente pertubador, mas faltou o Centopeia humana nessa lista.