segunda-feira, 30 de junho de 2014

Os maiores gênios do cinema

Um gênio é uma pessoa que possui uma inteligência muito maior do que uma pessoa comum. Mas este dom muitas vezes vem emparelhado com problemas, doenças mentais, falta de habilidades sociais e conflitos interiores.

Muitos filmes já retratam a vida destes indivíduos com suas habilidades singulares, seja para a Matemática, Ciência, arte ou música. Com isso em mente, relembramos dez filmes que retratam de forma brilhantemente as dificuldades de ser um gênio:

Maximillian Cohen (Pi)

Em seu primeiro longa, o diretor Darren Aronofsky construiu um thriller sobre o genial e paranóico matemático Max (Sean Gullette), um geek solitário que procurar padrões nas flutuações do mercado de ações. Ele acaba se envolvendo com agressivos corretores de Wall Street e religiosos procurando mensagens divinas codificadas dentro de grandes sequências de números.
Will Hunting (Gênio Indomável)

Will Hunting (Matt Damon) é um gênio que está feliz trabalhando como zelador e passa seu tempo resolvendo equações impossíveis.


Jackson Pollock (Pollock)

Ed Harris dirigiu, produziu e atuou na cinebiografia de um dos pintores mais icônicos de todos os tempos, o norte-americano Jackson Pollock.



Raymond Babbitt (Rain Man)

A interpretação do autista Raymond rendeu a Dustin Hoffman seu segundo Oscar de Melhor Ator. Para construir o personagem, Hoffman se inspirou na história real de Kim Peek, um dos autistas mais geniais do mundo. Ele era capaz de ler duas páginas de um livro em menos de dez segundos e reter 98% das informações.



Josh Waitzkin (Lances Inocentes)

O longa conta a história real de Joshua Waitzkin, um prodígio do xadrez. Ele começou a jogar quando tinha seis anos e seu dom logo foi descoberto. Antes mesmo de se formar na escola, ele colecionava inúmeros títulos individuais e em grupo.



Fred Tate (Mentes Que Brilham)
Em sua estreia como diretora, Jodie Foster contou a história de uma criança prodígio capaz de resolver equações complexas e tocar piano com maestria. Jodie, que também atua no filme, busca explorar o conflito entre desenvolver os dons naturais da criança e deixar que ela tenha uma infância normal.



John Nash (Uma Mente Brilhante)

John Nash é um grande matemático e vencedor do prêmio Nobel que aos 22 anos já tinha um doutorado pela Universidade de Princeton e dava aulas no MIT. O longa explora a forma como ele lida com sua genialidade e sua esquizofrenia, condição que o fez se aposentar da carreira de professor.



Wolfgang Amadeus Mozart (Amadeus)

A produção é inspirada na vida de um dos maiores compositores da história, Mozart, que aos cinco anos de idade já compunha peças para violino. O filme foi indicado a 53 prêmios, ganhando 40 deles, incluindo oito Oscars.



Jamal Wallace (Encontrando Forrester)

O cinema raramente mostra um personagem que excede as expectativas tanto nos esportes, quanto nos estudos, mas é está combinação que coloca Jamal (Rob Brown) nesta lista. Ele é um jogador de basquete, que após conhecer um escritor recluso descobre um talento para a literatura.



Chas, Margot e Richie Tenenbaum (Os Excêntricos Tenenbaums)

Todos os filmes desta lista mostram as lutas e os triunfos de um único gênio, mas Os Excêntricos Tenenbaums vai além e explora como seria uma excêntrica família com três crianças prodígios e o que acontece quando sua fama e genialidade desaparecem após a separação de seus pais.



Você se lembra de outro gênio que apareceu em filmes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário