terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Top 10 paizões inesquecíveis das séries

Confira 10 paizões inesquecíveis das séries. Alguns são inesquecíveis devido a seu amor incondicional que quebra até a barreira da realidade, outros são inesquecíveis por suas personalidades esquisitas e atitudes que não são exatamente amorosas.

Confira a lista e não deixe de compartilhar sua opinião e mencionar qual pai inesquecível teria na sua lista.

10. Adam Braverman (Parenthood)
Parenthood é cheio de figuras paternais, como Joel, Crosby e Zeek. Mas entre todos eles, o que mais se destaca é Adam. A relação dele com Haddie, Max e Nora é igualzinha: Adam vive no objetivo de tentar equilibrar uma figura paterna rígida e exigente, ao mesmo tempo sendo amoroso e compreensivo, e acima de qualquer coisa, sempre protetor.

Adam é o pai que engole o próprio choro para poder consolar os filhos e instigá-los a serem fortes. Como por exemplo naquela inesquecível conversa no telefone com Haddie na 4ª temporada, sobre o câncer de Kristina, em que ele diz para a filha que está tudo bem, está tudo dando certo, e do outro lado desaba e chora. Isso sem falar de toda a dedicação com Max. Vemos na série que ter um filho com Síndrome de Asperger não é tarefa fácil, e Adam sempre está ali, tentando todas as alternativas possíveis para fazer Max se enturmar melhor, ser aceito. E quando não dá certo, também sempre está ali para uma conversa de pai e filho.

Adam Braverman, interpretado pelo sempre incrível Peter Krause não poderia faltar nessa lista pois ele é praticamente o “pai perfeito”. Um pai que vive pela sua família, colocando seus filhos sempre em primeiro plano, disposto a fazer qualquer coisa por eles, pois tudo o que ele quer é vê-los vivendo bem e felizes.

9. William Adama (Battlestar Galactica)
Comandante Adama, o paizão de todos os tripulantes da Battlestar Galactica não poderia ficar de fora dessa lista, nem por um milhão de Cylons. Com uma personalidade forte e pulso firme, Adamão é tipo de pai que não vai passar a mão na sua cabeça se você estiver fazendo algo errado. Na verdade, a chance de atrito é grande, como vimos acontecer muitas vezes com Lee Adama, ao longo da série. Mas é claro que por trás dessa aparência durona, existe um pai que só pensa em fazer o bem para o filho o tempo todo. Aliás, Adamão vai além e se transforma numa importante figura paterna também para Starbuck e para quem quer que precise de apoio, um conselho ou um ombro amigo, em meio às constantes ameaças de extinção que rondavam os poucos sobreviventes das 12 colônias. Adama é um pai que é uma rocha e que vai fazer de tudo, inclusive sacrificar-se, para ver todos os filhos que ganhou terem uma chance real, mesmo quando o futuro é completamente incerto.

8. David Clarke (Revenge)
É tentador pensar que Amanda Clarke pode estar exagerando um pouquinho (só um pouquinho) em sua reação à armadilha que Conrad e Victoria Grayson armaram para seu pai. Mas, quando paramos para analisar as memórias de papai David (sempre temperadas com uma boa pimenta mexicana, claro), tudo faz um pouco mais de sentido. Pensando sempre na segurança de Amandinha em primeiro lugar, David se viu forçado a internar a própria esposa em um manicômio quando ela ameaçou a vida da garotinha. Daí em diante, David foi pai, David foi mãe, David foi professor. Seu alto cargo na Grayson Global (alto suficiente para permitir que ele financiasse uma baita casa nos Hamptons, vale dizer) nunca impediu o “pai solteiro” de estar sempre disponível para a filha, seja em passeios na praia, seja em aulas de matemática, seja em valiosas lições de vida como “caso um cara de cabelos brancos me mate, nunca traia seus princípios fazendo o mesmo com ele”. Mesmo morto, é ele o grande responsável por Emily adulta se preocupar em seguir princípios morais durante seu plano de vingança. É a figura de David que a contém e a impede de cruzar a linha da crueldade e da capacidade de tirar vidas que seus inimigos sempre tiveram. E, mesmo moribundo na cadeia após levar um golpe que o arruinou, o legado que David tentou deixar para a filha foi uma das mais nobres lições que alguém pode ser capaz de ensinar: o perdão. E, sejamos sinceros: a limpeza do nome de um pai desses vale ou não vale os 10 anos de planejamento da sequência de terríveis crimes que nossa protagonista segue cometendo em nome de sua vingança?

P.S.: Parando pra pensar nesse nível de perfeição paterna, o twist do final da terceira temporada de Revenge faz muito mais sentido, não?

7. Burt Hummel (Glee)
Seria uma tremenda injustiça fazer uma lista dos melhores pais do mundo das séries sem mencionar Burt Hummel. Se já não é fácil ser um pai de filhos heterossexuais, imagine ser um pai de um gay ou de uma lésbica. Talvez a nossa geração esteja mais preparada para essa nova realidade, mas nossos pais ainda estão passando por uma transição muito grande. Muitos de nós podemos achar que se trata apenas de preconceito e ignorância, mas abrir mão de tudo que se foi ensinado durante toda uma vida porque hoje existe um novo tabu a respeito de diversidade sexual não é uma tarefa para qualquer um. Mas Burt não é qualquer pai. Ele é a prova de que o amor por um filho deveria ser incondicional. E sempre foi o primeiro a defender todas as “gayzisses” do Kurt. E sempre esteve lá para o unigênito. Ainda como se não fosse o bastante, o mecânico não apenas está lá. Ele participa e se inclui nesse universo DI-VI-NO que é o mundo LGBT. Por isso, palmas para Burt Hummel, o melhor pai que um gay poderia ter.

6. Homer Simpson (The Simpsons) 
Homer Simpson não é o modelo de pai perfeito, na verdade ele está bem longe disso, mas bem longe mesmo. Entretanto, quando ele decide tentar se dedicar aos filhos, o resultado não poderia ser melhor, ou pior, depende do ponto de vista. O que um pai sensato faria ao se perder da filha? Procuraria um balcão de informações, ou um policial, certo? Errado, se você for o Homer a abordagem certa é passar em uma loja de presentes, comprar um chapéu comemorativo, um picolé e enquanto o devora desesperadamente, parar o trânsito para procurar pela filha. E quando a encontrar? Ir embora sem levá-la. Ou seja, Homer é um ótimo pai, só um pouquinho distraído. Mais fofo ainda são os momentos de amor bruto que ele divide com o filho, Bart. Aos olhos do mundo pode parecer estrangulamento e tentativa de homicídio, algo que a Xuxa não viria com bons olhos e definitivamente não faria coração com as mãos, mas para os dois é uma conexão de amor entre pai e filho. Certo? Então, para todos vocês que pensam que Homer Simpson não é um bom pai, bom, eu só vou lembrá-los da lição mais importante que o nosso pançudo de cara amarela já deu para seu filho: “Quando uma mulher diz que nada está errado, tudo está errado e quando ela diz que tudo está errado, então TUDO está errado. E quando uma mulher diz que algo não é engraçado, é melhor você não rir até morrer.”

5. Frank Gallagher (Shameless US) 
Frank Gallagher: o pai mais emblemático, dissimulado e sem vergonha da tv atual. Como todos os personagens em Shameless, ele não tem somente uma faceta. Possui inúmeras. Em alguns momentos você o ama, em outras o odeia e em tantas outras morre de rir do tamanho absurdo das situações que ele provoca. Apesar de tudo o que o patriarca Gallagher causa/causou na vida de seus pupilos, o personagem se tornou ícone da série, seja na versão britânica ou na americana, e conquistou o coração de muita gente. Ele merece estar nesta lista porque é desses pais que a gente ama odiar, além de protagonista de uma lista imensa de absurdos que vão desde transportar drogas no ânus até se tornar militante da causa gay (por dinheiro). Nesse dia especial, nós o homenageamos e se você ainda não assiste Shameless, shame on you!

4. Ned Stark (Game of Thrones)
Quais são as qualidades de um bom pai? Sabedoria, amor, aceitação e lealdade. E isso, Eddard Stark tinha de sobra. Além de governar o norte para o rei, ele também criou seis filhos, entre eles o bastardo Jon Snow. Só de falar da presença de Jon o nível de reverência a Ned cresce muito. Afinal, em um mundo em que bastardos são vistos como motivo de vergonha e melhor encaixados na margem da sociedade, Ned trouxe o seu para morar junto de seus filhos e dividir o mesmo teto com eles e a esposa. Indo além, o caráter e o amor aos filhos sempre o permitiu um conselho bem colocado em qualquer momento. Como não lembrar com o coração partido o momento em que ele presenteia Sansa com uma boneca? Demonstrando que os filhos sempre serão pequenas crianças aos olhos dos pais, mesmo em um mundo brutal como o de Game of Thrones. Claro, você pode inserir vários adjetivos ao lado do nome Ned Stark, mas jamais poderá se esquecer de dizer “um bom pai para seus filhos”, pois isso, ninguém pode negar, ele sempre foi. É uma pena imaginar que Arya, Bran e Rickon quase não tiveram contato com esse homem maravilhoso, mas sei muito bem que Arya jamais se esquecerá de suas aulas de dança e que Bran sempre irá reverenciar a justiça, mesmo que não concorde muito com ela. Mas nem só de conselhos e advertências vivia Ned, ele também tinha seus momentos de loucura, afinal, dar lobos gigantes para os filhos pequenos criar não pode ser considerado como algo muito responsável. Imagina se o símbolo da casa Stark fosse uma cobra naja? Dá até medo.

3. Phil Dunphy (Modern Family)
Se existe um paizão legal no mundo das séries esse cara seria Phil Dunphy. Para ele, nada é mais importante do que estar ao lado de Haley, Alex e Luke, seja dando broncas (que contém mais amor do que repreensão) ou entrando em um monte de furadas. Phil é do tipo que gosta de participar da vida de cada filho e demonstrar o quanto os ama. Mas ele também adora ser reconhecido e fica magoadíssimo quando sente que não é mais tão necessário e que as crianças já não são mais tão crianças assim. O que ele quer mesmo é ter um vínculo muito forte com cada um dos filhos e ser, além de pai, um super amigo, com o qual eles podem contar e sempre confiar, seja para levar tirar da cadeia depois de uma noite muito louca com a galera da faculdade, na torcida durante a feira de ciências ou para um belo show de mágica com capa e cartola.

2. Ted Mosby (How I Met Your Mother)
A premissa de HIMYM sempre causou a impressão de que consistia em uma trajetória pessoal que explicava o amor de um homem por uma mulher. Porém, o final da saga de Carter Bays e Craig Thomas nos revelou que o tempo todo, tudo se tratava de um ato de amor e devoção de um pai a seus filhos. Diversos propósitos convergem no fato de um pai obrigar seus filhos a permanecerem sentados por nove temporadas, ouvindo absolutamente todas as minúcias, idas, vindas e reviravoltas das histórias que envolveram seu pai, seus tios Marshall, Lily, Barney e Robin e, por fim, a enigmática Tracy. Seja o propósito de manter viva a memória da mãe, seja de reavivar a nostalgia dos melhores tempos de sua juventude.  Porém, talvez o propósito que mais dignifique Ted como um Top Paizão Inesquecível seja a honestidade em compartilhar com seus filhos todos os seus fracassos e inseguranças (ainda que tivéssemos a ingênua e hilária tentativa de ocultar determinados fatos, com metáforas impagáveis!). Que maior demonstração de amor do que um pai se desnudar perante seus filhos, renunciando a qualquer imagem de autossuficiência que pudesse manter? E quão poderoso é para um filho compreender o quanto foi desejado, sonhado e idealizado por seu pai, na busca por aquela que (apesar de qualquer controvérsia que exista quanto ao seu final) foi o amor de sua vida!

1. Walter Bishop (Fringe)
O presente ideal para o papai número um da nossa lista é um copo extragrande de milkshake de morango e uma tulipa branca. Walter Bishop é o pai mais amoroso e marcante da história recente da TV e dificilmente vai ter seu cargo de “Melhor Pai do Mundo” ameaçado por alguém. Walter é o gênio da ciência que viu o filho morrer antes de encontrar uma cura e que foi incapaz de permitir que o mesmo acontecesse em outra dimensão. No arriscado processo para salvar a vida do Peter do lado B, Walter cometeu grandes erros e passou a vida sofrendo as consequências por seus atos, sempre movidos por amor, mas no fim ele conseguiu ser o pai que sempre sonhou em ser, vivendo ao lado de Peter aventuras incríveis e inesquecíveis, temperadas com boas doses de humor e carinho mútuo. A palavra que o descreve é “sacrifício”, afinal, ele teve de partir para um futuro distante e separar-se do filho pelo qual tanto lutou, para que Peter, Olivia e Etta pudessem experimentar ser uma família e ter uma vida repleta de bons momentos.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário