quinta-feira, 30 de abril de 2015

5 Sagas fantásticas que seriam melhores séries do que Game of Thrones

Quando eu comprei A Guerra dos Tronos cerca de cinco anos atrás, eu não esperava que ele iria me transportar numa viagem de imaginação abrangendo continentes e dinastias. Eu só esperava uma companhia nas minhas viagens diárias de metrô.

Então eu percebi que tinha começado essa viagem na fantasia muito antes, mais do que uma década antes. Ao 13 anos, eu já jogava videogame e RPG. A paixão por Literatura Fantástica foi inevitável.
E As Crônicas de Gelo e Fogo estão longe de ser baluartes solitários neste meio. Senhor dos Anéis, Nárnia e Crônicas de Artur já são clássicos entre os amantes da fantasia.

Considerando que estamos na Era de Ouro da Televisão e estamos vendo produções literalmente épicas por todos os lados, já está na hora de mais sagas clássicas irem pras telinhas, aumentando nossas opções de entretenimento e mostrando ao grande público que a fantasia vai muito além de Game of Thrones – e que pode até ser muito melhor do que a aclamada série.

1. As Crônicas de Dragonlance

Margaret Weis e Tracy Hickman. Estreou em 1984 com Dragões do Crepúsculo de Outono
01
Uma reunião de aventureiros experientes dá errado quando eles são atacados por asseclas dos Senhores dos Dragões. O primeiro de três romances trata sobre este conjunto memorável de personagens, desde a sacerdotisa Lua Dourada da tribo Que-Shu, até Raistlin Majere, o mago que é secretamente atraído pelo mal e pelo poder, enquanto seu irmão gêmeo Caramon luta pra salvar a sua alma. Suas personalidades conflitantes eclodem durante uma guerra em todo o continente, que inclui dragões e deuses. Caso os produtores temam que três livros não sejam suficientes, há uma segunda trilogia enfocando os gêmeos Majere, dois romances finais dedicados à segunda geração dos companheiros originais e, pelo menos, uma outra trilogia escrita depois do final da série.

2. The Dragon Prince Trilogy

Melanie Rawn. Estreou em 1988 com The Dragon Prince.
02
Confesso que fui atraído pela capa do primeiro volume mais do que qualquer outra coisa. Além disso eu fiquei fascinado pelos “sunrunners”, uma espécie de magos que extraem sua energia a partir da luz solar pra manipular fogo e comungar com os dragões – que têm temperamento e expectativa de vida semelhante ao dos pastores alemães. Fãs de intrigas palacianas vão encontrar um enredo tão satisfatório e legível quanto as guerras de GoT. A primeira série se estende por duas décadas e três gerações e é seguida por uma segunda trilogia, que expande o mundo da feitiçaria e introduz uma nova ameaça de invasão do outro lado do mundo. Soa familiar?

3. The Immortals

Tamara Pierce. Estreou em 1992 com Wild Magic.
03
The Immortals é, na verdade, o segundo quarteto de romances ambientado no mundo de Tortall. O primeiro, The Song of the Lioness, contou a história de uma garota chamada Alanna, que encontra um menino a fim de treinar pra se tornar uma cavaleira. Essa série é destinada a um público um pouco mais jovem. O mundo de Wild Magic, no qual a Alanna – já mais velha – desempenha um papel pequeno, gira em torno de um órfão chamado Daine, que pode falar com os animais e mudar de forma. Há um grupo particularmente original e horripilante de monstros aqui, incluindo abutres metálicos com cabeças humanas que comem os mortos. Tal qual The Dragon Prince, há uma série de livros em épocas e ambientes diferentes a serem explorados aqui.

4. The Tribe of One Trilogy

Simon Hawke. Estreou em 1993 com The Outcast
04
The Tribe of One se passa no árido planeta Athas, um mundo repleto de imaginação que originalmente serviu de cenário pro jogo de Dungeons & Dragons, Dark Sun. Um romance baseado num jogo de mesa não soa como uma receita pra entretenimento, mas o gênero inteiro deve essencialmente a sua origem ao jogo de interpretação – as Crônicas de Dragonlance também, diga-se de passagem. A trilogia se concentra em Sorak, que sofre de uma espécie de distúrbio de múltipla personalidade, que lhe dá o poderoso ESP. Suas viagens levam-no a Tyr, o lar de uma ordem clandestina conhecida como Veiled Alliance – a Aliança Velada -, que opõe aos reis-feiticeiros parasitas que estão minando a vida do planeta. Os fãs de alta magia têm um prato cheio com The Tribe of One.

5. The Wheel of Time

Robert Jordan. Estreou em 1990 com The Eye of the World.
05
Esta saga é o épico mais popular no catálogo “teen-fantasia”. Um episódio piloto foi ao ar recentemente, embora possivelmente apenas como um meio de prolongar os direitos da história. Uma tentativa séria certamente encontraria um público amplo.

Fonte: 1


3 comentários:

  1. Vai se fuder mala.

    Att: Revoltz.

    ResponderExcluir
  2. Boa lista, seria uma boa ver a Torre Negra tb na HBO, se n me engano me parecem que estão em negociação, mas não tenho ctz.

    ResponderExcluir
  3. Tantos livros seriam bons virando série ou filme. Mas a verdade é que é melhor que isso não aconteça, pois a maioria esmagadora acaba com a história. Só pra citar, Eragon e Fronteiras do Universo.

    ResponderExcluir