segunda-feira, 11 de maio de 2015

20 melhores e piores mães do cinema

Ao longo de décadas, o cinema tem nos presenteado com mães inesquecíveis. Às vezes é pela força da personagem, outras pela interpretação da atriz e há ainda aquelas que se destacam pela maldade. Seja como for, é difícil não falar nelas quando se pensa em maternidade nas telonas! Pensando nisso, fizemos uma lista em que as piores e melhores mamães do cinema aparecem alternadas.

Confira quem são elas:

Laços de Ternura (1983) - Shirley MacLaine interpreta uma mãe lutando para se reconciliar com a filha (Debra Winger) e tentando se entender com seu vizinho alcoólatra (Jack Nicholson). Mesmo depois de três décadas, o filme que venceu cinco Oscars, ainda emociona.
Mamãezinha Querida (1981) – O fato de o filme ter sido baseado no livro escrito pela filha adotiva de Joan Crawford sobre a atriz torna assistir as maldades dessa mãe muito mais desconfortável. Faye Dunaway reviveu sua carreira ao interpretar a abusiva estrela.
Stella Dallas, Mãe Redentora (1937)  - O filme é retrata as relações familiares de toda uma época. O enredo acompanha uma mulher trabalhadora, interpretada por Barbara Stanwyck que é desdenhada pelo marido e sacrifica a própria felicidade para dar uma vida boa a sua filha.
Carrie, a Estranha (1976) – Piper Laurie ganhou um Oscar pelo retrato da mãe fanática religiosa que abusa mentalmente e fisicamente de filha até ver a adolescente usar seus poderes telecinéticos de uma maneira assassina. As cenas finais até hoje são assustadoras.
Os Incríveis (2004) – Em uma das cenas da animação, A Mulher Elástica protege seus filhos de um míssil ao segurá-lo com seus braços longuíssimos. Ela quase se parte no meio do processo, mas consegue proteger as crianças. Isso que é prova de amor!
Sob o Domínio do Mal (1962) – Na época de sua estreia no auge da Guerra Fria, a maquiavélica matriarca (Angela Lansbury) do thriller de espionagem dirigido por John Frankenheimer deve ter parecido ainda mais assustadora. Afinal, ela fez lavagem cerebral para que seu próprio filho se tornasse um assassino comunista.
Minhas mães e meu pai (2010) – Amor de mãe é maior do que qualquer antiquada convenção social. É isso que mostra o casal formado pela médica vivida por Annette Benning e a aspirante a designer interpretada por Julianne Moore nesse longa. Juntas, elas formam uma família amorosa com seus filhos e tem que lidar com o aparecimento repentino do pai dos adolescentes, que doou esperma a uma clínica de fertilização.
Esqueceram de Mim (1990) – Tudo bem, Kate McCallister (Catherine O'Hara) viajou de um lado ao outro do país para resgatar seu filho (Macaulay Culkin). Mas isso não muda o fato de que ela esqueceu seu filho em casa e foi viajar para outra cidade duas vezes, o que é no mínimo, negligência.
Um Lugar no Coração (1984) - Sally Field interpreta uma mãe em 1930 que sofre com as dificuldades que a recessão econômica dos EUA, depois da quebra da Bolsa em 1929, impôs a sua família. Viúva, ela só pode contar com a ajuda de poucos amigos para manter a fazenda que provém sustento para as crianças.
Preciosa (2009) – A atriz Mo’Nique ganhou um Oscar de melhor atriz coadjuvante como a mãe sem caráter do filme dirigido por Lee Daniels. A personagem é uma das mais detestáveis do cinema, ajudando a perpetuar o ciclo de abusos que arruinou sua vida em sua filha adolescente.
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) – Além de parar um apocalipse nuclear, a Sarah Connor, interpretada por Linda Hamilton tornou-se um ícone de personagens femininas em filmes de ação. Tudo para proteger seu único filho de um robô assassino enviado do futuro.
Mamãe é de Morte (1994) – A personagem interpretada por Kathleen Turner é uma serial killer capaz de matar qualquer um que despreze seus filhos. Mas mesmo os adolescentes, que ela pensa estar protegendo, tem medo dela.
Um Sonho Possível (2009) – Baseado em uma história real, o drama acompanha a trajetória de Michel Oher, um garoto que foi de sem-teto a sucesso no futebol americano depois de ser adotado Leigh Anne Tuohy, interpretada por Sandra Bullock. A atriz levou um Oscar para casa pelo papel.
Sexta-feira 13 (1980) – Se não quisesse estar entre as piores mães do cinema, talvez Pamela Voorhees (Betsy Palmer) devesse ter se concentrado em, desde cedo, ensinar seu filho a nadar, ao invés iniciá-lo nos caminhos de uma vingança sangrenta.
Alma em Suplício (1945) – Joan Crawford dá vida a uma mãe dedicada e durona que luta para ganhar a aprovação da sua filha depois que o marido a abandona nesse clássico do cinema noir.
Os Outros (2001) – Não tem como explicar porque a mãe interpretada por Nicole Kidman entra na lista das piores sem dar spoilers essenciais sobre o filme. Então se quiserem continuar lendo, o aviso está dado. Primeiro, ela mata seus filhos durante um surto nervoso e depois quer impedir seus fantasmas de brincarem com o médium que está tentando fazer com que encontrem a paz.
Lágrimas de Esperança (1972) – Cicely Tyson está impecável como uma mãe de uma família afrodescendente que enfrenta dificuldades durante um período de crise econômica.
Cinderela (2015) – Cate Blanchett dá vida a terrível madrasta que faz da vida de Cinderela um inferno nessa adaptação live action do clássico.
101 Dálmatas (1962) – Estamos falando de uma mãe que não só cruzou o país para resgatar seus 15 filhotinhos, como não hesitou em adotar os outros 86 sequestrados. Em coração de mãe, sempre cabe mais um!

Jogue a Mamãe do Trem (1987) – O título já é um forte indício de que essa não é uma das mães mais queridas do cinema. A senhora é tão insuportável que marido e filho disputam para ver quem consegue se livrar dela primeiro nessa comédia de humor negro.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário