quinta-feira, 15 de outubro de 2015

7 Episódios banidos dos seus seriados favoritos

The Big Bang Theory, The Good Wife, The Practice e NCIS foram todos proibidos na China depois que eles dispararam em popularidade com uma mudança bem-vinda na programação da televisão controlada pelo governo do país. Visto principalmente como um movimento pelo regime “amigável”, estas proibições tiveram tudo a ver com poder e nada a ver com o conteúdo. Por outro lado, outras séries ao longo dos anos empurraram os limites do conteúdo chocante ou controverso. Aqui estão alguns episódios de populares programas de TV que foram vetados.

“Soldado Elétrico Porygon” – Pokémon (1997)

01
“Soldado Elétrico Porygon” é, provavelmente, o título mais conhecido nesta lista, uma vez que realmente causou uma crise médica, enviando mais de 600 crianças pro hospital. Depois de uma cena que mostrava um efeito estroboscópico com luzes multicoloridas, as crianças começaram a ter problemas de visão, dores de cabeça e náuseas, com algumas realmente tendo crises convulsivas. O incidente chamou a atenção da mídia mundial, porque não é todos os dias que um programa de TV choca as pessoas numa emergência de saúde. A única outra vez que lembro que isso aconteceu foi provavelmente no final da série Os Sopranos.

“Patterns of Force” – Jornada nas Estrelas (1968)

02
O Star Trek original era ambicioso em suas tentativas de comentários sociais, a mais famosa destacada pelo beijo interracial do episódio “Plato’s Stepchildren”. Mas mesmo antes de Kirk e Uhura se beijarem, Star Trek dedicou um episódio inteiro pra um planeta alienígena que adota as políticas do socialismo, indo tão longe a ponto de usar uniformes e simbologias nazistas. A raça alienígena sofre o mesmo destino que a Alemanha sofreu quando um líder carismático manipula as massas na sua vontade genocida até Kirk e Spock intervir e restabelecer um governo pacífico. Estranhamente, este episódio não foi ao ar na Alemanha, que se recusou a transmitir o episódio até 1996. Apesar de tudo, uma coisa é usar referência a um evento histórico trágico, mas outra bem diferente é sugerir que o homem responsável por uma das maiores atrocidades de todos os tempos pode realmente ter sido um bode expiatório.

Horário Nobre na China – Bob Esponja Calça Quadrada (1999)

03
Enquanto uma comissão dedicada à proteção da moralidade na Ucrânia tentou proibir Bob Esponja Calça Quadrada por causa do seu “relacionamento questionável” com Patrick, a China conseguiu arrancar o adorável bloco amarelo do seu horário nobre. Procurando reforçar os seus próprios valores culturais através da programação nacional, o regime queria o menor número de pessoas possível assistindo Bob Esponja. Eles poderiam facilmente ter proibido o show completamente, mas provavelmente sabiam que o tumulto seria tão feroz que teriam outra revolução em suas mãos. E se a imagem mental de milhões de estrelas do mar cor de rosa protestando nas ruas não traz até mesmo um ligeiro sorriso a sua cara, então você está morto por dentro e precisa ir abraçar um filhote de cachorro até seus sentimentos voltarem.

“Disque M para Macaco” – Laboratório de Dexter (1996)

04
De acordo com o Dexter’s Laboratory Wiki – que é um testamento pra quantidade abundante de tempo livre que realmente existe na sociedade moderna – dois personagens, Silver Spooner e Krunk, fizeram o episódio “Disque M para Macaco” ser proibido no Canadá, EUA e América Latina. Silver Spooner foi tido como um “estereótipo homossexual” e Krunk fica bêbado e de ressaca, por isso o segmento foi finalmente substituído por outra cena. Nela, Dexter essencialmente rouba o cão de alguém, apenas pra tentar encontrar seu legítimo proprietário após ficar irritado com a responsabilidade do dono do cão. Então, pra resumir, um homem teoricamente gay voando numa colher e um monstro bêbado são ruins, mas raptar um animal é bom, desde que você acabe fazendo a coisa certa, mesmo que seja por um motivo terrível. Entendi.

“A Família Cartucho” – Os Simpsons (1997)

05
A Família Cartucho tentou abordar a questão da posse de armas – num estilo meio South Park -, o que muitas vezes é vaiado pelos portadores de armas antes do episódio terminar sua primeira exibição. Na realidade, o Reino Unido foi o único país a proibir o episódio definitivamente, o que não é surpreendente, dado as suas políticas rígidas de controle de armas, mas eles podem ter feito uma reação instintiva ao conceito geral sem realmente assistir ao show. Supostamente eles não gostaram do Homer e do Bart brincando com uma arma de uma maneira divertida e pateta, que, ironicamente, era o ponto de todo o episódio, que pode ser resumido como “alerta aos retardados: não faça isso com armas”. Assim, em vez de permitir uma mensagem razoável na forma de comentário social cômico, eles apenas criaram uma mística negativa em torno de algo que realmente concordam. D’oh!

“201” – South Park (2010)

06
Não só banido em vários países europeus, mas também nos EUA, o último episódio da temporada 14 de South Park tentou abordar satiricamente a indignação extremista com a representação do profeta Maomé. De acordo com o que veio a ser quase uma fórmula pra South Park, este episódio incluiu uma representação direta do profeta, assim como o diálogo incendiário a partir de películas óbvias destinadas a provocar uma reação de choque antes de finalmente ser refutado com uma lição de moral. A Comedy Central não estava disposta a assumir o risco – a rede estava recebendo ameaças de morte de grupos extremistas muçulmanos -, por isso censurou fortemente o diálogo, bem como qualquer imagem de Maomé. Eles até mesmo censuraram os comentários de Matt Stone e Trey Parker no DVD, e o caso foi tão longe que eles não venderam os DVDs em certas partes do mundo, especialmente no Oriente Médio. Foi uma derrota particularmente ruim pra série, mas, pelo lado bom, ninguém não foi assassinado por blasfêmia.

“Home” – Arquivo X (1996)

07
Outra interessante proibição autoimposta aconteceu com o Arquivo X No episódio, “Home”, que tratou do tema controverso do incesto. Localizado na pequena cidade da Pensilvânia, “Home” também dispõe de violência horrível e o garantiu a classificação TV-MA pela primeira vez na emissora. O público amou o episódio e os comentários foram principalmente favoráveis, mas a classificação madura foi o suficiente pra assustar a emissora pra nunca mais exibir “Home”. Agora considerado um clássico cult, e alguns diriam o melhor episódio da série, foi agridoce pros fãs que reclamaram por não ter ligação com a teoria conspiração paranormal do Arquivo X. Acontece que as pessoas preferem assistir monstros matando pessoas em vez de descobrir se a verdade realmente está lá fora.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário