quarta-feira, 22 de junho de 2016

Conheça 10 filmes que quebram a linha entre ficção e realidade

Muito do cinema (ou a maioria), são histórias ficcionais, criadas para emocionar, impressionar, cativar, amedrontar ou divertir os espectadores. Por outro lado, algumas obras se destinam a retratar fatos reais, histórias verídicas que aconteceram em alguma região ou então biografias, que falam sobre a vida de alguma pessoa. Entretanto, algumas vezes, essa linha entre ficção e realidade ficam bastante embaçadas.

Pensando nesse fato, resolvemos trazer exemplos extremamente clássicos – e necessários para todo bom cinéfilo – de filmes que trabalham com essa dualidade. Confira e deixe suas opiniões nos comentários.

Araya (1959) | Margot Benacerraf

Araya 
 Araya é uma península no nordeste da Venezuela, onde fica localizada uma antiga mina natural de sal que foi descoberta pelos espanhos há cerca de 500 anos. No ano de 1959, a mina continuava a ser explorada de forma arcaica, com o sal sendo empilhado manualmente em grandes pirâmides brancas. O filme revela o cotidiano de três famílias da região antes da chegada da exploração industrial, o trabalho dos salineiros, pescadores e de outros habitantes da área.

India: Matri Bhumi (1959) | Roberto Rossellini

india Matri Bhumi 
 Primeiro de uma dezena de documentários rodados por Rossellini. Jean-Luc Godard diz que o filme é o ápice do gênero, comparando com “Que viva México”, de Sergei Eisenstein, “Tabu”, de F.W. Murnau, e com o famoso “É Tudo Verdade”, de Orson Welles. O filme fala sobre a integração entre o homem e a natureza, que, a partir de uma realidade documental, propõe vários modelos de ficção.

Os Exilados (1961) | Kent Mackenzie

Os Exilados 
 Considerado um dos mais originais do cinema independente americano, o filme acompanha por 12 horas a vida de alguns descendentes de índios nativos americanos na cidade de Los Angeles.

Os Anões Também Começaram Pequenos (1970) | Werner Herzog

Os Anoes Tambem Comecaram Pequenos 
 Num mundo onde todos são anões, um grupo de jovens que moram num orfanato estavam cansados das regras, e resolvem se rebelar. Enquanto um deles é pego pelo diretor na fuga, os outros transformam a instituição em completa anarquia.

Verdades e Mentiras (1973) | Orson Welles

Verdades e Mentiras 
 Nesse último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70. Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipos de arte.

Um Dia de Cão (1975) | Sidney Lumet

filmes al pacino 20 
 O filme é baseado em eventos reais: um homem (Al Pacino) e um cúmplice estão cercados em um banco, com os funcionários como reféns, ao tentarem assaltá-lo. Em torno do acontecimento, que deveria durar apenas dez minutos, mas acabou durando horas, a mídia torna tudo um evento que tende a não acabar bem.

Todos os Homens do Presidente (1976) | Alan J. Pakula

Todos os Homens do Presidente 
 Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford), jornalistas do Washington Post, investigam a invasão da sede do Partido Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial dos EUA, em 1972. O trabalho acabou sendo um dos principais motivos da renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, em 1974. Foi o famoso escândalo de Watergate.

Close-up (1990) | Abbas Kiarostami

Close-up 
 A história de Hossain Sabzian, um jovem e modesto empregado de uma tipografia que é também um cinéfilo apaixonado pela obra do realizador Mohsen Makhmalbaf. Hossain Sabzian se faz passar pelo diretor junto a uma família. Quando a sua farsa é descoberta, ele é preso e julgado por tentativa de fraude. Kiarostami visitou Sabzian na prisão e obteve permissão para filmar o seu julgamento.

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995) | Ron Howard

Apollo 13 Do Desastre ao Triunfo 
 Em 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas, na missão Apollo 13. Já no espaço, um tanque de oxigênio explode. Com o acidente, os astronautas Jim, Jack e Fred não conseguem seguir para Lua. E correm o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltar à Terra. A equipe a bordo e os monitores em Terra correm contra o tempo para consertar a nave. E ainda precisam contornar o risco da nave ficar seriamente danificada com o imenso calor na reentrada da órbita terrestre. Os astronautas e toda a equipe responsável pela missão terão de lutar para que não aconteça nenhuma tragédia.

Juventude Em Marcha (2006) | Pedro Costa

Juventude Em Marcha 
 Ventura, um operário cabo-verdiano que mora no subúrbio de Lisboa, é subitamente abandonado pela sua esposa Clotilde. Ele sente-se perdido entre o velho quarteirão no qual passou seus últimos 34 anos e seu novo endereço num prédio de baixo custo, recentemente construído num conjunto habitacional. Todas as pobres almas que ele ali encontra parecem se tornar seus próprios filhos. Os cenários são as ruínas do bairro cabo-verdiano de Fontainhas, no noroeste de Lisboa, e o novo bairro Casal da Boba, construído pelo governo nos terrenos da maior lixeira do país. O elenco é formado por atores não-profissionais, que desempenham os seus próprios papéis.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário