quarta-feira, 5 de outubro de 2016

10 Filmes que inspiram o futuro da medicina

A medicina e a tecnologia sempre andaram de mãos dadas. Novos avanços tecnológicos como robôs, o sequenciamento do genoma humano e a descoberta de novas substâncias e elementos podem ser usados para curar doenças e melhorar os tratamentos de saúde, gerando mais qualidade de vida aos pacintes.

Essa ligação é tão forte que já foi parar nas telonas. Muitos sucessos de cinema usam a ficção científica para imaginar como será a medicina no futuro e quais serão as consequências destas inovações.
Confira os filmes que usam a ficção para apontar novas direções da medicina:

Elysium (2013)


O longa se passa em um mundo do futuro onde não existe mais doenças, graças a uma maquina de radiologia multifuncional. Ela é capaz de checar o corpo inteiro em segundos, diagnosticar qualquer doença e curá-la imediantamente.

Gattaca (1997)


O filme explora um futuro quando a sociedade é dividida em castas com base no código genético. A produção deixa claro os malefícios de não preparar a população para lidar com asa as oportunidades e desafios que vem com o maior entendimento da genética.

Blade Runner, o Caçador de Androides (1982)


Esta obra-prima Ridley Scott analisa a relação entre humanos e seus replicantes construidos com bioengenharia. Como vamos viver juntos? Será que vai haver uma hierarquia entre nós? Haverá diferenças entre nós?

Transcendence: A Revolução (2014)


O filme lida com a possibilidade de transferirmos a nossa mente do nosso corpo orgânico para um computador. Mas levanta as questões, continuariamos sendo a mesmo pessoa após isso?

A Ilha (2012)


O filme explora um futuro em que a humanidade dominou a tecnologia para criar clones. Neste futuro os clones vivem isolados em uma ilha e tem um único propósito em suas vidas, servirem como fonte de orgãos sobresalentes para os humanos que os criaram.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)


E se pudéssemos apagar partes das nossas memórias? Ou até mesmo adicionar novas memórias? O filme aborda essas questões e ele não é o único. O longa A Origem (2010) também explora a possibilidade de implantarmos ideias e memórias na mente de outra pessoa.

Prometheus (2012)


Com o avanço do uso de robôs em cirurgias, a expectativa é de que seremos capazes de desenvolver mecanismo que possam realizar operações sem supervisão ou intervenção humana. O longa de Ridley Scott conta com uma cena que explora exatamente isso.

Frank e o Robô (2012)


Com o aumento da expectativa de vida a idade média da população humana está ficando cada vez mais alta. Com mais idosos será cada vez mais importante e desafiador cuidar da terceira idade. O filme foca em como um robô com inteligência artificial seria capaz de fazer este trabalho de maneira quase humana.

O 5° Elemento (1997)


A impressão 3D já é uma realidade. Atualmente podemos usar essa tecnologia para imprimir objetvos, mas no futuro poderemos usar um processo similar para construir orgãos ou até mesmo reconstruir um corpo com base nas informações do DNA, como é feito no filme de Luc Beson.


Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário