terça-feira, 22 de outubro de 2013

25 filmes de prisão famosos

Rota de Fuga (2013)

Dirigido por Mikael Hafstrom, o filme traz ninguém menos que dois ícones do cinema de ação: Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Na trama, o primeiro interpreta um cara que sabe tudo sobre fugir de prisões, mas não sabia que alguém estava interessado em dar um destino diferente para ele. Veja o trailer abaixo e, se quiser, pode ler a crítica também.

Um Sonho de Liberdade (1994)

Tim Robbins e Morgan Freeman, dupla de bambas no elenco, mais trama boa demais, igual a filme imperdível, com sete indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro. Precisa dizer mais? ;) Bem, é baseado na obra de Stephen King.

Alcatraz - Fuga Impossível (1979)

Filmaço de Don Siegel rodado no lendário presídio americano. Última parceria dele com Clint Eastwood, além de marcar ainda a estreia de Danny Glover no cinema.

Condenação Brutal (1989)

Tudo o que o detento vivido por Sylvester Stallone queria era cumprir seus últimos dias de prisão, mas sua transferência para um outro local o fez encontrar um diretor irritante (Donald Sutherland) disposto a fazer ele comer o pão que o diabo amassou. Enlouquecedor!

O Expresso da Meia-Noite (1978)

Clássico obrigatório. O roteiro é de Oliver Stone, a direção é de Alan Parker e o resultado é um filme vigoroso, ganhador de dois Oscar e seis Globo de Ouro, com destaque ainda para a inesquecível trilha sonora sob a batuta do mestre Giorgio Moroder.

O Profeta (2009)

Drama criminal super premiado e com outra trinta e tantas indicações, entre elas a de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Seu protagonista Tahar Rahim conquistou muitos prêmios, entre eles o César, considerado o oscar francês.

Corrida Mortal (2008)

Jason Statham interpreta um prisioneiro que precisa usar uma máscara (acima) para se manter vivo, dentro do jogo assassino de um insuportável diretora de presídio, vivida por Joan Allen. Tyrese Gibson está no elenco. Refilmagem de uma produção dos anos 70, do lendário Roger Corman. Leia a crítica Carnificina Motora.

A Última Fortaleza (2001)

Um militar de alta patente foi condenado injustamente à prisão. Uma vez lá, ele passa a enfrentar os métodos pouco convencionais do diretor da penitenciária, começando uma guerra deconsequências inimagináveis. Robert Redford encara o saudoso James Gandolfini (1961-2013), e contam ainda com o auxílio luxuoso de Mark Ruffalo e Delroy Lindo.

Papillon (1973)

Esta adaptação do livro homônimo de Henri Carrière teve uma indicação ao Oscar, Globo de Ouro, e conta com atuações brilhantes de uma dupla de peso: Steve McQueen e Dustin Hoffman. Obrigatório!

Os Últimos Passos de Um Homem (1995)

Condenado (Sean Penn) a morte pelo assassinato de dois jovens recebe o apoio de um freira (Susan Sarandon), enquanto o dia da execução vai chegando. Dirigido pelo ator Tim Robbins, o filme foi baseado em fatos reais, recebeu três indicações ao Globo de Ouro e quatro ao Oscar. Sarandon levou o Oscar de Melhor Atriz para casa.

À Espera de Um Milagre (1999)

Quatro indicações ao Oscar e uma ao Globo de Ouro são apenas alguns reflexos desse filmaço, baseado no livro de Stephen King, com Tom Hanks e o saudoso Michael Clarke Duncan (1957-2012) encabeçando o ótimo elenco.

Cela 211 (2009)

O premiado filme de Daniel Monzón conta a história de um agente penitenciário (Alberto Ammann) que precisa se passar por bandido para sobreviver a uma rebelião, liderada por um perigoso detento (Luis Tosar). Boa tensão em um filme que não foi visto por muita gente. Aproveite a dica!

A Outra História Americana (1998)

Dirigido por Tony Kaye, esse drama vigoroso traz um jovem racista, preso por assassinato, fazendo novas descobertas após uma temporada na cadeia. O elenco conta com Stacy Keach, mas são os dois xarás que dão um show de interpretação: Edward Norton e Edward Furlong. Norton foi indicado ao Oscar. Filme irado!

Plano de Fuga (2012)

Um criminoso (Mel Gibson) atravessa a fronteira dos Estados Unidos com o México, mas acaba preso pelos mexicanos, sendo enviado para um local lotado de bandidos perigosos. Agora, vai ter que se virar para sair de lá vivo.

Em Nome do Pai (1993)

Baseado em fatos reais, este drama dirigido por Jim Sheridan também faz parte dos títulos obrigatórios, com interpretações de tirar o chapéu de Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e Pete Postlethwaite. Leão de Ouro em Berlim, entre outros prêmios e indicações, como as sete ao Oscar e quatro ao Globo de Ouro. Precisa dizer mais?

Hunger (2008)

Também baseado numa história real , este drama dirigido por Steve McQueen (o mesmo de Shame) traz o ator Michael Fassbender, vivendo o prisioneiro Bobby Sands, emblemático personagem de uma famosa greve de fome. Fassbender teve acompanhamento médico, devido a perda de peso obtida para o papel neste filme, que ganhou mais de trinta prêmios, entre eles o Câmera de Ouro no Festival de Cannes.

No Corredor da Morte (2002)

Agente do FBI (Steven Seagal) se infiltra em presídio e acaba tendo que liderar uma rebelião porque o seu investigado também está na mira de um criminoso. Morris Chestnut e Ja Rule completam o elenco.

A Fortaleza (1992)

Um ex-militar (Christophe Lambert) e sua esposa são presos e enviados para um presídio de segurança máxima, por tentarem burlar o controle de natalidade imposto pelo governo. Agora, os dois precisarão de todas as forças para enfrentar as piores experiências de suas vidas.

Tango & Cash (1989)

Dois detetives da área de Narcóticos (Sylvester Stallone e Kurt Russell) estão na mira de um bandidão (Jack Palance), que forja um crime para se livrar deles e consegue que sejam enviados para um presídio cheio de criminosos presos por eles no passado. Agora, precisam lutar pela sobrevivência e ainda provar que não são culpados. O filme conta ainda com a participação da sensual Teri Hatcher, antes da fama.

Bronson (2008)

Este drama criminal, baseado em fatos reais, foi dirigido por Nicolas Winding Refn (Drive) e trouxe Tom Hardy no papel de um dos bandidos mais perigosos do Reino Unido, também famoso por sua fúria e por ter passado bom tempo de sua vida confinado na solitária. O ator foi premiado por sua atuação e se encontrou com ele mais de uma vez, tendo total apoio do cinebiografado.

O Conde de Monte Cristo (2002)

Os livros de Alexandre Dumas já foram filmados mais de uma vez. Este filme protagonizado por Jim Caviezel e Guy Pearce, é somente uma das versões dessa obra, que trata de um tema que mexe com as pessoas: vingança.

Rebeldia Indomável (1967)

Um clássico "de prisão" trazendo Paul Newman na pele de um prisioneiro sem limites, que não se cansa de contestar as regras do lugar onde foi passar um temporada. Dirigido por Stuart Rosenberg, que anos mais tarde iria pilotar outros projeto com prisão no DNA: Brubaker. O elenco conta ainda com Dennis Hopper e George Kennedy. Ganhador de um Oscar, além de outras três indicações e duas ao Globo de Ouro, entre outros prêmios.

Carandiru (2003)

Escrito, dirigido e produzido por Hector Babenco e com um elenco de astros, como Rodrigo Santoro, Caio Blat, Lázaro Ramos, Wagner Moura, entre outros. Premiado no Brasil e no exterior, chegou a ser escolhido como representante brasileiro para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas ficou de fora.

Fugindo do Inferno (1963)

Esse é um clássico dos clássicos "de escapadas", dirigido por John Sturges. Steve McQueen é o protagonista dessa história de soldados aliados aprisionados em campo nazista, bolando um plano ótimo para se livrar do confinamento. O elenco é cheio de nomes conhecidos, como James Garner, Charles Bronson, James Coburn e Donald Pleasence e Richard Attenborough. Indicação ao Oscar e Globo de Ouro, entre outros prêmios.

Brubaker (1980)

Baseado em fatos reais, esse longa foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e conta a história de um diretor de uma prisão (Robert Redford), que se infiltra no meio dos detentos para descobrir o que pode ser modificado em prol deles, mas acaba enfrentando resistência política. O ainda não famoso Morgan Freeman participa do longa, além de Yaphet Kotto.


Um comentário: