quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

6 Fatos e curiosidades sobre a franquia Alien que você provavelmente não sabia

Fato indiscutível: “Alien é um ícone da cultura pop/nerd/geek.” A franquia que aterrorizou as telas do cinema de 1979 pra cá, ficou tão famosa que acabou ganhando até uma linha de produtos inspirados nos Aliens do filme, e são tantos produtos que até criamos uma tag aqui no blog com o tema Alien, são aparelhos eletrônicos, fantasias, brinquedos entre outras coisas, tudo para alimentar a paixão dos amantes da franquia. Como sempre acontece em todos os filmes, muitos segredos, curiosidades e coincidências sobre a franquia, ou sobre os próprios filmes em si, só são revelados mais tarde. Encontramos 6 segredos e curiosidades sobre Alien e montamos uma lista. Olha só:

1 – Um script de Alien 3 revela que o filme quase aconteceu em um planeta de madeira habitado por uma seita tecnofóbica

curiosidades-sobre-a-franquia-alien_1

Muitos já sabem disso, a franquia Alien teve sérios problemas de produção, mas o filme Alien 3 passou nas mãos de três diretores diferentes antes de ser lançado, eles achavam que o orçamento seria o dobro do valor de Alien e Alien 2. Entre as ideias para o terceiro filme, a mais estranha é que os Aliens estariam dominando a Terra e uma seita formada por rebeldes seria criada. Eles então passariam a fugir e viver no espaço em um enorme satélite, mesmo sabendo que poderiam morrer. Este satélite seria totalmente feito de madeira, de um quilômetro de diâmetro e com 16 andares. Toda ideia parte de um princípio, então esta ideia (esquisita) era um script inicial para o filme Alien 3.


2 – A fantasia do primeiro Alien era feita por vértebras de verdade, peças de Rolls-Royce, látex e K-Y gel

curiosidades-sobre-a-franquia-alien_2

É difícil imaginar um ícone espacial que seja mais xenomórfico do que o Alien do filme de Ridley Scott de 1979. O design da criatura foi criado para inspirar sentimentos de terror e ao mesmo tempo de sexualidade. A Fox contratou um artista e designer surrealista chamado H.R. Giger para desempenhar a missão.

A fantasia foi criada a partir de materiais incomuns, como plasticina, peças do motor de um Rolls-Royce, vértebras reais de cobras mortas. Ironicamente eles usaram também latex e K-Y gel, para um acabamento mais sexy à fantasia. O K-Y gel foi usado para deixar a fantasia mais brilhante, e também para criar a saliva da criatura.


3 – É desapontador, mas há um humano embaixo do uniforme. Quem é ele?


curiosidades-sobre-a-franquia-alien_3

Se você tinha a esperança de descobrir que o Alien ainda poderia ser um “alienígena” de verdade, desculpe desapontá-lo, mas há um humano atrás da máscara. O diretor de casting observou um estudante de design nigeriano chamado Bolaji Badejo enquanto bebia com os amigos em um bar, e percebeu que o rapaz seria perfeito para o papel. Badejo tem 2,6 m de altura, a altura perfeita que eles queriam que o alienígena tivesse. O uniforme foi criado especialmente para o seu corpo. Badejo ainda teve aulas de t’ai chi e mímica para interpretar o Alien com perfeição.


4 – Ficção x Realidade: O nascimento do Alien foi inspirado em embriões de vespas

curiosidades-sobre-a-franquia-alien_4

A cena do nascimento do filme Alien de 1979 foi inspirada em algo daqui mesmo da terra, no nascimento das vespas. Embriões parasitas de vespa são injetados em lagartas por suas mães, que injetam um vírus em seu DNA para paralisar o hospedeiro. Durante 14 dias eles se desenvolvem de forma pacífica. Então, eles abrem caminho para saírem para fora da lagarta, só que ao invés de saírem de lá o mais rápido que podem, as lagartas ainda os protegem contra predadores até que as pequenas vespas saiam de lá totalmente formadas, prontas para a próxima cria.


5 – Assim como o Alien, as Moreias também têm uma segunda mandíbula

curiosidades-sobre-a-franquia-alien_5

As Moreias têm um forte senso de olfato e o usam para caçar. Elas têm uma grande mandíbula, mas têm também uma segunda “boca” que é camuflada no interior de sua mandíbula. A segunda mandíbula está localizada em sua garganta, porque a sua cabeça é estreita demais para conseguir engolir sua presa. Sua segunda mandíbula tem dentes, assim, quando ela pega sua presa é ela quem se encarrega de puxá-la garganta abaixo até e o sistema digestivo. Ugh!


6 – O tema central e original da franquia Alien é polêmico: Estupro


Em um documentário de 2002 chamado The Alien Saga, o criador da franquia Dan O’Bannon disse:
“Uma das coisas que mais incomoda as pessoas é o sexo… Então eu pensei: ‘É assim que vou atacar a audiência; Vou atacá-la sexualmente. E eu não vou fazer isso com as mulheres, vou atacar os homens. Eu vou colocar isso em cada cena que puder para fazer os homens da platéia cruzarem as pernas. Vou criar um estupro oral, homossexual, e envolver até o nascimento. O alienígena deposita seus ovos em sua garganta, algo do tipo.’”
Foi o próprio O’Bannon que convenceu o diretor Ridley Scott a permitir que o artista suíço H.R. Giger criasse a fantasia do Alien. O resultado é um uniforme que ao mesmo tempo é sexy e aterrorizante, tanto é que a própria cabeça do Alien remete ao órgão genital masculino. Uma frase do próprio criador O’Bannon resume o filme: “Este filme é sobre estupro entre seres de diferentes espécies. É assustador porque atinge o nosso ponto fraco.”

Apesar de todo este apelo sexual, o time de produção não permitiu que a tal mensagem subliminar fosse transmitida de forma descarada e, assim como em outros filmes com temas alienígenas, procuraram centralizar a história no tema “luta pela sobrevivência humana.”

Fonte: 1


Um comentário: