terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Filmes que foram desqualificados do Oscar

A cerimônia do Oscar, a maior premiação do cinema, é uma caixinha de surpresas. A cada ano, algo inesperado acontece e na edição de 2014 não poderia ser diferente. A produção independente Alone, Yet Not Alone chamou a atenção de todos quando sua música tema foi indicada à categoria de Melhor Canção.

Mas ganhou o centro dos holofotes quando a indicação foi revogada depois que o compositor, Bruce Broughton, violou as regras da premiação. O músico é ex-dirigente da Academia e atual membro da seção musical do comitê executivo da organização e usou da sua influência para promover o próprio trabalho enviando e-mails aos integrantes do júri.

Conheça outros casos de concorrentes ao Oscar que foram desqualificados:

2012
Tuba Atlantic — Melhor Curta-Metragem


Após a cerimônia de entrega dos prêmios, a Academia descobriu que o filme foi exibido na televisão norueguesas em 2010, fazendo com que ele não pudesse concorrer ao prêmio apenas naquele ano. A nomeação foi rescindida.

Tuba Atlantic (Foto: .)
1992
Um Lugar no Mundo – Melhor Filme Estrangeiro


Após o anuncio dos concorrentes, veio à tona a informação de que o filme foi produzido na Argentina, mas estava concorrendo pelo Uruguai. O filme foi declarado inelegível e removido da seleção final.

Um Lugar no Mundo (Foto: .)
1972
O Poderoso Chefão – Melhor Trilha Sonora


A trilha do épico mafioso não foi incluída na seleção final da categoria, porque foi descoberto que o compositor Nino Rota usou parte do tema na comédia Fortunella, de 1958.

O Poderoso Chefão (Foto: .)
1968
Young Americans — Melhor Documentário


Na cerimônia que aconteceu em abril, o longa saiu vencedor na categoria Melhor Documentário. Mas um mês depois foi declarado inelegível após ser descoberto que a produção estreou em 1967 e não devia estar entre os nomeados de 1968. Em seu lugar, o filme Journey Into Self recebeu a estatueta.

Young Americans (Foto: .)
1931/32
Stout Hearts and Willing Hands — Melhor Curta de Comédia


Originalmente anunciado como um dos indicados, antes da votação final foi desclassificado e substituído por Scratch-As-Catch-Can. Não existe uma documentação sobre o motivo que levou à sua exclusão.

Stout Hearts and Willing Hands (Foto: .)

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário