segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Filmes que já foram banidos em diversos países

O Lobo de Wall Street, a mais recente parceria entre o diretor Martin Scorsese e o ator Leonardo DiCaprio, estreia nesta sexta-feira, 24 de janeiro, no Brasil, mas já está chamando muita atenção mundo fora.

Além de ser um dos filmes mais comentados do Oscar 2014, o longa gerou polêmica ao ser banido e censurado em alguns países. Malásia, Nepal e Quénia não exibirão a produção devido às diversas cenas de sexo, drogas e os muitos palavrões. Na Índia e em Singapura, os cinéfilos só poderão assistir a versões censuradas e em cinemas restritos.

Este é o caso mais recente de filmes que tiveram problemas para serem exibidos em certos países.

Confira outras produções que passaram pela mesma situação:

Eu Vos Saúdo, Maria (Je Vous Salue, Marie)

O filme, uma recriação da história da Virgem Maria, foi banido na Argentina e no Brasil por ser considerado um insulto ao cristianismo. Aqui a medida não deu certo, vários intelectuais e músicos organizaram sessões clandestinas para exibir a obra.

Eu Vos Saúdo, Maria (Foto: .)
Rambo IV

O filme foi censurado em Myanmar, o motivo foi que o governo militar do país (em vigor na época) não gostou da forma como seus soldados foram retratados. Mas a oposição considerou uma representação fiel da realidade do país e distribuiu cópias ilegais.

Rambo IV  (Foto: .)
Ben-Hur

Este clássico do cinema foi banido na China por fazer apologia ao cristianismo. As autoridades do país consideraram que ele poderia influenciar as crenças religiosas da população.

 Ben-Hur  (Foto: .)
Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life)

O longa estrelado por Angelina Jolie foi impedido de ser exibido na China sob a acusação de mostrar o governo do país como desorganizado e conivente com sociedades secretas.

Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (Foto: .)
Os Infiltrados (The Departed)

Outro filme do diretor Martin Scorsese que gerou polêmica. A produção foi censurada na China por ter uma cena que sugere que o governo pretende usar armas nucleares contra Taiwan.

Os Infiltrados (Foto: .)
O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin)

Este clássico do cinema soviético foi censurado na França sob a acusação de “inspirar revoluções” e na Alemanha por fazer apologia ao Marxismo. 
Distrito 9 (District 9)

De acordo com as autoridades da Nigéria, o filme é xenófobo e preconceituoso, motivos que o levaram a ser banido no país.

Distrito 9 (Foto: .)
Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan)

Além de ser censurado no Cazaquistão (por motivos óbvios), também foi banido em todos os países árabes (com exceção do Líbano). Para as autoridades, esta é uma produção grosseira e extremamente ridícula.

Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (Foto: .)
O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain)

O filme foi censurado nos Emirados Árabes Unidos por mostrar um relacionamento homossexual. O Islamismo, religião oficial da confederação, proíbe relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O Segredo de Brokeback Mountain (Foto: .)
Terror Sem Limites (A Serbian Film)

No Brasil, Suécia, Espanha e Finlândia, o filme foi proibido em prol da “preservação da vida e da integridade da pessoa humana”. O filme costuma aparecer nas listas de produções mais perturbadoras já realizadas.

Terror Sem Limites (Foto: .)
Fonte: 1


Um comentário:

  1. Gostei.
    Esse Serbiam Film é realmente pertubador, mas faltou o Centopeia humana nessa lista.

    ResponderExcluir