sexta-feira, 7 de março de 2014

12 Segredos e curiosidades sobre Futurama que você provavelmente não sabia

Nascida em 1999, a série Futurama de Matt Groening atingiu rapidamente o topo do sucesso no mundo inteiro. As pessoas já gostavam de Os Simpsons na época, era uma questão de tempo até que muitos passassem a gostar de Futurama também, afinal a nova série tinha elementos de ficção científica em sua essência, além de seu teor bizarro e ao mesmo tempo hilário. Por mais fã que você seja da série, tem sempre algum segredo sobre a série que você talvez nunca soube ou nunca tenha percebido. Encontramos 12 deles e montamos uma lista. Confira!

1. A origem do nome Futurama
segredos-curiosidades-futurama_1
O nome da série foi inspirado em uma feira internacional de 1939 da General Motors, que tinha o mesmo nome. Outros nomes que foram cogitados para a série foram “Doomsville” e “Aloha, Mars!”.

2. A origem do nome dos personagens principais
segredos-curiosidades-futurama_2
O nome do Professor Farnsworth foi inspirado no nome do inventor Philo Farnsworth, um dos inventores pioneiros da Televisão e que inclusive se apresentou na feira “Futurama” de 1939. O primeiro nome de Fry, Philip, foi batizado em homenagem à Phillip Edward Hartmann após sua morte em 1998. O nome do Bender foi inspirado no personagem John Bender, do filme Clube dos Cinco (1985). O nome da Turanga Leela foi inspirado na personagem Leela da série Doctor Who (1963), interpretada pela atriz Louise Jameson.

3. Alguns personagens apareceram em episódios muito antes de serem introduzidos na série

segredos-curiosidades-futurama_3
Parece que os criadores de Futurama levam o termo “prenúncio” um pouco a sério na série. Pelo menos umas duas vezes eles inseriram sombras de personagens que ainda seriam introduzidos na série no futuro. No primeiro episódio, por exemplo, é possível ver a sombra de Nibbler sob a mesa quando Fry cai no congelador, mesmo quando ainda nem sonhávamos em conhecer Nibbler, pois ele só apareceria em episódios futuros. Um outro exemplo aconteceu com os pais de Leela. Eles apareceram no fundo de uma cena no esgoto duas temporadas antes de conhecermos eles. Pelo visto não é só pelo fato da série se passar no futuro que eles resolveram batizá-la de “Futurama”.

4. O Dr. Zoidberg tinha dentes, mas só nos primeiros episódios
segredos-curiosidades-futurama_4

5. Como surgiu a ideia do formato do Bender
segredos-curiosidades-futurama_5
Matt Groening modelou o formato do Bender após se inspirar no personagem robô Necron 99/Peace do filme pós-apocalíptico animado Wizards (1977), de Ralph Bakshi.


6. A inspiração do uniforme de Leela
segredos-curiosidades-futurama_6
O uniforme que Leela usa na maioria dos episódios da série foi inspirado no uniforme de personagens femininos famosos de filmes de ficção científica. No episódio piloto da série, Leela tira sua jaqueta para revelar sua regata branca. Os criadores não revelaram, mas acredita-se fortemente que sua roupa tenha sido inspirada na roupa que Sigourney Weaver usou em Alien, o Oitavo Passageiro (1979), que inclusive acabou sendo copiada por Linda Hamilton em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) e por Carrie-Anne Moss em Planeta Vermelho (2000).

7. A inspiração do uniforme de Fry
segredos-curiosidades-futurama_7
O estilão meio antiquado de Fry, jaqueta vermelha e calça jeans azul, foi inspirado na roupa do personagem Jim Stark, interpretado por James Dean em Juventude Transviada (1955).

8. A história do cachorro de Fry foi parcialmente baseada em uma história real
segredos-curiosidades-futurama_8
Seymour, o leal cachorro de Fry que ficou esperando por ele após ele ter desaparecido no congelador e que acabou morrendo do lado de fora da pizzaria, foi parcialmente inspirada em uma história verdadeira. Existiu um cachorro chamado Hachiko, que esperou por nove anos seu proprietário retornar do trabalho, mas ele não voltava porque havia falecido. A história real de Hachiko foi contada no filme Sempre ao Seu Lado (2009), que aliás eu recomendo!

9. A antena de Bender foi muito bem usada por ele
segredos-curiosidades-futurama_9
A antena de Bender já teve quase que incontáveis ​funções ao longo da série, incluindo: uma alavanca para uma bomba de cerveja (claro), um botão para o temporizador de sua câmera digital interna, uma alavanca para o dispenser de manteiga pipoca, acionador de descarga de banheiro, um botão snooze, uma luz de alerta para seu correio de voz, um botão “apagar tudo” do correio de voz, um botão eject para fita de áudio, e outras funções que não convém mencionarmos aqui.

10. Os criadores tiveram que mudar o idioma alienígena que aparece em alguns episódios
segredos-curiosidades-futurama_10
De acordo com Matt Groening, o idioma alienígena que aparecem em alguns episódios da série foi substituída para que os fãs da série não pudessem decifrar. O primeiro idioma que eles criaram foi decifrado rapidamente, então tiveram que criar um novo para os episódios posteriores.

11. Os criadores “kibaram” alguns sons de outros desenhos famosos
segredos-curiosidades-futurama_11
Alguns efeitos sonoros que foram ao ar na série são os mesmos de outros desenhos de ficção científica, como Os Jetsons (1962) e Jornada nas Estrelas (1966). E não foram só os efeitos sonoros que eles copiaram não, o tubo usado como transporte de pessoas, que aparece na introdução do desenho, também já era usado em Os Jetsons (1962).

12. A fórmula matemática sobre a “troca de corpos” é real
segredos-curiosidades-futurama_12
No episódio em que os personagens trocam de corpos (episódio 10 – 6ª temporada), a fórmula matemática mostrada em uma das cenas que revela como eles poderiam voltar para os corpos originais, não foi aleatória. O escritor do episódio, Ken Keeler, que também é PhD em Matemática, escreveu uma fórmula de verdade sobre como as pessoas poderiam trocar de corpo. Doidera!

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário