terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bat-simbolismo: 15 significados verdadeiros de vilões mais famosos

Batman tem uma das galerias mais impressionantes e icônicas de trapaceiros de toda a ficção e, possivelmente, a maior galeria de vilões nos quadrinhos. É cheio de personagens estranhos, sinistros e estranhamente maravilhosos que se tornaram tão populares – ou pelo menos quase tão populares – como o Cavaleiro das Trevas.

É fácil cometer o erro de pensar que é tão bom por causa do simples fato de que os personagens são tão variados e ricos em número, mas há muito mais para os inimigos do Cavaleiro das Trevas do que isso.

Cada um deles representa algo. Quer se trate de um aspecto da vida ou da personalidade de Batman, um desafio para a capacidade específica que ele tem, um oposto polar projetado para refletir Batman em sentido inverso, ou seja, é como se o herói estivesse olhando em um espelho torcido, todos os seus vilões são simbólicos de uma maneira particular e especial.

Neste artigo, vamos listar alguns dos vilões mais icônicos do Batman e explicar exatamente o que eles representam simbolicamente na vida de Batman. Aqui estão quinze famosos vilões do Batman e o que eles realmente querem dizer (note que alguns vilões – como Clayface e Harley Quinn – foram excluídos porque, no caso de caras como Clayface, seu simbolismo é o mesmo que muitos outros e a lista seria repetitiva com eles e, no caso de Harley Quinn, não é diretamente relacionada com a temática Batman (sua criação já foi explicada em uma lista anterior)…

15 – Era Venenosa – Seu espelho tóxico

15
Ela reflete sua obsessão com a ordem e por vingar seus pais – uma vez que foi confirmado que, em sua vida pré-Era Venenosa, Pamela Isley perdeu seus pais – mas, no seu caso, trata-se de restaurar a ordem natural do planeta e vingar a destruição do ambiente pela humanidade, ao invés de lutar contra o crime para manter a ordem.

Ela também tem duas identidades (a já mencionada Pamela Isley e Era Venenosa), como o próprio Batman e seu gênio no planejamento e preparação é espelhado por seu gênio em botânica.
Além disso, como um interesse amoroso ocasional para o Cavaleiro das Trevas, ela é “veneno” para Batman, exatamente da mesma forma que sua identidade secreta é “venenoso” a qualquer outro interesse amoroso que ele possa ter.

14 – Máscara Negra – Problemas com os pais

14
Máscara Negra, também conhecido como Roman Sionis, cresceu com pais ricos, como Batman, mas sua educação foi muito diferente do herói.

Longe de pais amorosos, como Thomas e Martha Wayne, os pais de Roman se preocupavam mais com seu status social do que seu filho. Quando Roman nasceu, o médico acidentalmente o deixou cair sobre a cabeça, mas os pais estavam menos preocupados com o bem-estar do seu filho e mais preocupado com encobrir o incidente para que seus amigos da alta sociedade não descobrissem.

Quando um guaxinim raivoso o atacou, Roman foi ordenado para não mencionar o incidente para ninguém. Além disso, a fim de aparecer bem, eles se tornaram amigos de Thomas e Martha Wayne e obrigaram Roman a ser amigo de Bruce. Eles agiriam amigáveis perto dos Wayne, mas falariam mal deles pelas costas, o que irritava Roman. O último prego no caixão foi quando ele se apaixonou por uma secretária da classe trabalhadora chamada Circe e seus pais a desaprovavam.

Ele os matou em um incêndio e, como resultado, é completamente o oposto do Batman com relação ao relacionamento pai-filho.

Ele também tem uma vingança pessoal contra o alter ego de Batman, Bruce Wayne. Isto aconteceu depois de Bruce assumiu o negócio de seu pai – Janus Cosméticos – com a condição de que Sionis abriria mão do controle e permitiria que Wayne nomeasse o seu próprio Conselho de Administração, o que lhe envergonhou. Como tal, ele também representa uma ameaça para o lado não heróico da personalidade de Batman, o que faz dele algo único.

13 – O Ventríloco – Duas identidades, mas expressadas de maneira diferente

13
O Ventríloquo (nome de pelo menos dois personagens do universo DC, um dos quais é um homem chamado Arnold Wesker e o outro é uma mulher chamada Peyton Riley) representa um enorme exagero das duas identidades inerentes ao Batman e Bruce Wayne.

Com Batman, suas identidades são a de um bilionário americano, o industrial e filantropo de dia e, um super-herói fantasiado à noite.

Com o Ventríloquo, sua segunda identidade se manifesta na forma de um boneco que ele chama de Scarface.

A persona Scarface – que carrega uma Tommy – é um estrategista criminoso altamente qualificado da mesma forma que Batman é um combatente do crime altamente qualificado e, dessa forma, eles são opostos um do outro (com a coisa da arma sendo um pólo oposto à política desarmada de Batman).

12 – Man-Bat – Uma versão exagerada do mesmo tema

12
Man-Bat é Kirk Langstrom e ele leva o tema Batman para lançar medo a seus inimigos e vai um passo além. Usando uma bat-fórmula de sua própria criação com a intenção de ter um sentido sonar – para compensar o fato de estar ficando surdo – ele é transformado em uma criatura morcego humanoide gigante.

Como resultado, se tornou a criatura temível que Batman tenta parecer, e tem sido confundido com Batman por criminosos aterrorizados em várias ocasiões – embora o soro tenha tirado sua inteligência até Batman curá-lo.

Em termos mais simples, ele é um bat-man literal, ao contrário de um homem cujo traje é temático. Ele é um morcego em forma de homem, em oposição a um homem em forma de morcego.
Simbolismo simples, neste caso.

11 – Mr. Freeze – Frieza física = frieza emocional

11
A frieza de Mr. Freeze literalmente representa o homem emocionalmente frio que Batman poderia potencialmente se tornar se permitisse que seu passado trágico vencesse.

A necessidade de Victor Fries para ser seu vilão alter ego também foi instigada por uma tragédia familiar que espelha um pouco do próprio Bruce Wayne. No caso de Wayne foi a perda de seus pais e, no caso de Fries, foi a perda do amor de sua vida – sua esposa Nora.

Nora estava doente e Fries decidiu congelá-la criogenicamente usando um dispositivo de seu próprio projeto, para que ele pudesse mantê-la viva enquanto a cura estava sendo pesquisada. Seu chefe interrompeu e adulterou o experimento, o que resultou em uma explosão que a matou. Fries sobreviveu ao acidente, mas os produtos químicos no raio congelante baixaram a temperatura do seu corpo a tal ponto que ele tinha que usar constantemente um terno criogênico, a fim de sobreviver.
Após a perda, ele jurou vingança contra os responsáveis e se tornou Mr. Freeze – um homem tão frio fisicamente como Batman poderia ser se ele permitisse que a tristeza o devorasse.

10 – Crocodilo – A selvageria interna

10
Killer Croc espelha (embora de uma forma inflada e exagerada) a monstruosidade da própria raiva do Batman.

Crocodilo é Waylon Jones – um homem que nasceu como um ser humano normal, mas tinha uma doença de pele que lembra hiperqueratose epidermolítica. Além da presença de um metagene, este o dotou com versões melhoradas de habilidades associadas aos ancestrais reptilianos da raça humana e ele se tornou um vilão como resultado.

Em certo sentido, ele é também uma representação do monstro que Batman poderia se tornar, se ele permitisse que sua raiva obtivesse o melhor dele, e ele também é uma espécie de lenda urbana ganhando vida, assim como Batman.

9 – Hugo Strange – Espelho do lado obsessivo de Batman

9
Hugo Strange espelha Batman no sentido de que ele é um gênio em áreas como psicologia, química e biologia – e no sentido de que, ocasionalmente, fica no pico de forma humana – mas isso não é o que ele representa para Batman.

Ele representa o lado obsessivo do Batman. Considerando que a obsessão de Batman é a erradicação do crime e vingar a morte de seus pais, Hugo Strange é obcecado e fascinado pelo Batman em si – tanto que ele chega ao ponto de antagonismo.

Ele se veste como Batman em privado e passa o resto de seu tempo tentando derrubar o Cavaleiro das Trevas. Ele ajudou a polícia na tentativa de capturá-lo, fez uma lavagem cerebral em um policial para se tornar um vigilante violento que ele mandou para matá-lo e acabaram descobrindo a verdadeira identidade de Batman, fazendo a vida de Bruce Wayne um inferno.

8 – Espantalho – Execução distorcida do mesmo modus operandi

8
Espantalho representa uma versão distorcida dos métodos que Batman usa – o medo como arma.
É claro que Batman usa o medo para o propósito de dissuadir os criminosos de cometer crimes, e a maneira em que ele inflige é vestindo um traje de morcego e chutando traseiros de outros criminosos.
De maneira oposta, o Espantalho usa o medo para o mal, paralisando suas vítimas com terríveis substâncias, a fim de imobilizá-los e levá-los para fora do seu caminho, e a maneira em que ele inflige é através de uma toxina de sua própria criação – algo que ele aprendeu a fazer em sua carreira como seu alter ego, o psiquiatra Dr. Jonathan Crane – que provoca alucinações aterrorizantes (ao mesmo tempo, vestindo uma máscara de espantalho aterrorizante, daí o seu nome). Só um apontamento aqui: o Espantalho do filme não tem nada de Espantalho, se comparado aos quadrinhos e à história em Animated Series.

Essencialmente, ele usa os métodos de Batman de forma mais extrema e completamente diferente, a fim de alcançar objetivos completamente diferentes e, como tal, espelha Batman de uma forma estranha.

Ele também usa uma “dança violenta” – uma técnica de luta muito mais caótica do que as disciplinas de artes marciais práticas de Batman.

7 – Ra’s Al Ghul – Mesma busca, métodos diferentes

7
Ra’s Al Ghul é alguém que está em uma missão bastante semelhante à de Batman – que visa erradicar o crime – mas ele leva a um extremo mais ideológico.

Nascido há 700 anos, em uma tribo de nômades em um dos desertos da Arábia, ganhou longevidade do Poço de Lázaro e passou sua vida estudando para aumentar as capacidades físicas e mentais.
Como resultado, ele é ao mesmo tempo um gênio e um lutador incrível, e ganhou a posição de líder da Liga dos Assassinos. Ele procura expurgar a humanidade de crime e corrupção através do método de genocídio em massa – um método completamente oposto ao de Batman – e ainda assim ele quer recrutar o herói como seu sucessor.

Ele corresponde a Batman intelectualmente ou até o ultrapassa em termos de habilidades de combate, por isso há comparações a serem feitas em ambas as frentes. E, enquanto os seus objetivos na vida são semelhantes, a forma como eles fazem isto não poderia ser mais diferente e Ra’s representa o lado oposto do espectro de combate ao crime.

6 – Pinguim – Oposto físico e organizacional

6
Oswald Chesterfield Cobblepot, também conhecido como Pinguim, é outra versão distorcida de Batman e seu alter ego Bruce Wayne, em que ele é um homem rico e um filho privilegiado de Gotham como Wayne, mas ele é tudo sobre o crime organizado, enquanto Batman tem toda a justiça organizada.

Pinguim é também o oposto físico completo de Batman. Considerando que o herói é um espécime físico nobre de boa aparência, ele é obeso e pouco atraente.

Considerando que Bruce Wayne é um empresário responsável por um monte de gente com uma organização profissional e com muitas conexões no mundo dos negócios, Oswald Copperpot é um chefão do crime no comando de um monte de capangas e com muitas conexões no submundo do crime.

Como Batman, ele também é um gênio e, surpreendentemente, também é muito capaz em uma briga física. Sua outra justaposição com Batman é que ele se voltou para o crime quando a mãe morreu, enquanto Batman combate o crime por causa da morte de seus pais.

5 – Bane – Versão extrema do guerreiro forjado

5
Bane representa um exemplo muito extremo do guerreiro que Batman se tornou e, como resultado, também representa o medo que exista alguém mais forte que ele, que ele não pode derrotar.

Suas origens também o tornam uma espécie de versão de terceiro mundo, ou mesmo primordial, do Batman. Nascido em uma prisão na fictícia República caribenha de Santa Prisca, onde seu pai estava sendo mantido, Bane tinha de cumprir a sentença de seu pai e, como tal, estava lá até sua morte.
Ele treinou e lutou na prisão enquanto cresceu em condições difíceis e cruéis, mas era forte e brutal o suficiente para se tornar “rei” da prisão. Controladores do local tomaram conhecimento de sua força e, eventualmente, o forçaram a se tornar um objeto de teste para uma droga misteriosa conhecida como “Venom”, que tinha matado todos os outros testados.

É reforçada a sua força a níveis sobre-humanos e ele escapou da prisão. Tendo ouvido histórias sobre Batman, enquanto lá dentro, ele tentou lutar com ele e se dirigiu para Gotham.

Bem como tendo habilidades físicas, ele também possui um intelecto nível gênio para rivalizar com Batman. Ele tem memória fotográfica, é um especialista tático, estrategista, combatente, mercenário e escapista, bem como um mestre do disfarce.

Essencialmente, ele é tudo que Batman é mentalmente, fisicamente e muito mais.

4 – Duas-Caras – Dupla identidade exagerada

4
Duas-Caras é o exagero final da dualidade da identidade de Batman – e a dualidade de qualquer super-herói com um alter ego.

Ele é Harvey Dent e, durante grande parte da sua vida, ele era um promotor público de boa aparência e tinha uma imagem de corte limpo, assim como Bruce Wayne. No entanto, ele é desfigurado em um ataque com ácido sulfúrico – com exatamente a metade de seu rosto sendo horrivelmente queimada e deixando cicatrizes. Este evento o leva a uma vida de crime, e o levou a desenvolver transtorno de personalidade múltipla, ficando completamente obcecado com a dualidade.

Duas-Caras faz as coisas por acaso, de acordo com sua moeda, de um modo quase obsessivo-compulsivo. Como resultado, Batman explora sua “necessidade” da moeda a seu favor, em muitas ocasiões, privando-o da moeda para atrasar sua capacidade de tomar decisões. Em uma situação, quando Duas-Caras joga a moeda para saber o que fazer, Batman joga um punhado de moedas também, fazendo com que Duas-Caras caia para sua morte (bom, pelo menos até ele aparecer em outra história).

Isto é completamente oposto à necessidade de Batman para a ordem e ter certeza que ele faz as coisas racionalmente.

Ao contrário de Batman, suas duas metades existem simultaneamente, de modo que ele não pode esconder uma metade do mundo como Bruce Wayne faz.

3 – Mulher-Gato – Equivalente feminino

3
Ela é essencialmente igual ao Batman, só que é uma mulher que usa gato como seu tema, enquanto ele é um homem que usa morcego como tema.

Cada personagem encontra-se em uma zona cinzenta moral, abrangendo cuidadosamente a linha entre o certo e o errado, com o Batman mesmo não estando além da utilização de métodos questionáveis para ter o trabalho feito e a Mulher-Gato nos surpreendendo com uma boa ação quando ela tinha estabelecido fazer algo malicioso – mas Batman se encontra mais no lado “certo” da linha e Mulher-Gato reside mais no lado “errado”.

Ambos os personagens se vestem de preto, ambos são atletas de nível de pico e combatentes altamente hábeis e ambos são excelentes no que diz respeito à discrição. Eles têm sido interesses amorosos em diversas ocasiões e não é nenhuma surpresa que eles sejam atraídos um pelo outro, uma vez que eles vão ver as melhores partes de si no outro.

2 – Charada – O equivalente intelectual

2
Charada representa oposição para o intelecto do Batman, que, é claro, é uma de suas armas mais poderosas.

Ele tenta Batman nesta área e sua rivalidade é um exercício mental para o Cavaleiro das Trevas.
Seus conhecimentos são bastante semelhantes – indutivo, abdutivo e dedutivo, lateral e pensamento crítico, reconhecimento de padrões, grande conhecimento de um número de diferentes ciências, incluindo engenharia, química e tecnologia, vasto conhecimento de filosofia, literatura e geografia e uma memória fotográfica.

A diferença entre eles é a forma como escolhem usar seus intelectos. Charada gosta de desafiar as pessoas, Batman gosta para completar os desafios. Charada gosta de colocar as pessoas em perigo, Batman gosta de salvá-las.

Ele é o idêntico e o completo oposto de Batman ao mesmo tempo.

1 – Coringa – Reação oposta

1
O Coringa é, naturalmente, o arqui-inimigo de Batman e, como tal, ele está tão longe do Cavaleiro das Trevas como é possível estar – um oposto em todos os sentidos.

Ele é a representação máxima do caos e da teatralidade que a existência de Batman trouxe para Gotham City. Enquanto o propósito de Batman é manter a ordem, o Coringa representa a noção de que toda ação tem uma reação oposta.

Batman é bom, Coringa é mau. Batman não vai matar, Coringa não poderia se importar menos com matança. Batman é organizado, Coringa está longe disso. Batman é secreto e de baixo perfil, Coringa quer audiência. Batman se veste de preto, Coringa usa cores chamativas. Batman é pensativo e mal-humorado, Coringa está constantemente sorrindo.

Além do mais, eles precisam um do outro. Eles representam as necessidades do outro e dão um ao outro um propósito – e essa é a única razão pela qual eles não destruíram um ao outro permanentemente.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário