quarta-feira, 29 de abril de 2015

13 Teorias bizarras de desenhos infantis

As capacidade dos habitantes da Internet de produzir mais teorias da conspiração é interminável. Assim, no caso de sua inocência ainda estar intacta, eu desenterrei mais algumas teorias da conspiração dos desenhos animados pra mantê-lo acordado à noite. Divirta-se.

1. O Pato Donald tem TEPT

01
Aqui está o diagnóstico pro comportamento errático do Pato Donald: ele tem Transtorno de Estresse Pós-Traumático, induzido quando ele era um paraquedista na Segunda Guerra Mundial. Ele parece ter flashbacks bastante regulares, dificuldade de responder normalmente a estímulos sociais e “sintomas persistentes de aumento da excitação” – por exemplo, dificuldade de iniciar ou manter o sono, raiva e hipervigilância. Pra não mencionar um total desinteresse em falar sobre suas experiências de guerra.

2. Os Smurfs são supremacistas / nazistas / anti-semitas

02
Muitos notaram que os Smurfs usam gorros brancos, com exceção de seu líder, que veste um gorro vermelho – bem como o KKK. Há também o fato do grande vilão, Gargamel, ser um amante do dinheiro. Seu gato tem até um nome judeu, Azrael – que é também o nome do anjo da morte na tradição judaica. E eles se cumprimentam como nazistas. Dá pra piorar?

3. Os Ursinhos Carinhosos é “Vudu disfarçado de entretenimento para crianças”

03
O nome em inglês é Care Bears, que se assemelha a Carrefours, conhecida como a capital vudu do mundo. Será que a cidade-nuvem é a idealização da “cidade santa” dos Loas – os deuses. Agora, considere algumas das terminologias. Os Ursinhos Carinhosos querem, constantemente, “compartilhar aquilo com o que você se importa “, assim como os Loas desejam compartilhar os corpos de seus adoradores. Os Ursinhos Carinhosos estão constantemente tentando ser “amigos” das crianças, assim como os Loas são muitas vezes referidos por seus seguidores como “espíritos amigos” ou apenas “amigos”.

Além disso, as insígnias fofinhas – er, “símbolos misteriosos” – nas barrigas os Ursinhos Carinhosos se alinham bem com os símbolos dos deuses do vudu. Tem um monte pra palavra de Ogum?

4. O Gênio e o Vendedor são a mesma pessoa

04 

Há algumas semelhanças preocupantes entre o vendedor, tentando penhorar o que logo descobrimos ser, na verdade, a lâmpada do Gênio – ou uma réplica -, e o próprio Gênio. Em primeiro lugar, eles são ambos dublados por Robin Williams. Em segundo lugar, ambos são azuis com uma faixa vermelha na cintura. Eles têm a mesma configuração de cabelo facial – sobrancelhas grossas e uma barba que termina numa curva pequena. Mas o principal é: eles são os dois únicos personagens do filme que têm apenas quatro dedos. Assim, o Gênio ficou livre e decidiu vender bugigangas? Ou ele está apenas contando a sua própria história?

5. Aladdin se passa no futuro

05
Aqui está outra teoria popular pros fãs de Aladdin. O Gênio diz que estava trancado na lâmpada por 10.000 anos, certo? Ele também diz a Aladdin que suas roupas são tão “terceiro século”. Sem falar nas mil referências que o Gênio faz do nosso mundo, como Las Vegas, carros e até o Jack Nickson. O que, como muitos comentadores espertinho têm apontado, levam o filme pra, pelo menos, 10.300 Depois de Cristo – num mundo semi-árabe pós-apocalíptico.

6. Dr. Garra é o verdadeiro Inspetor Bugiganga

06
A razão de nunca vermos o rosto do Dr. Garra é que ele é, na verdade, o real, ou pelo menos o original, Inspetor Bugiganga! O Inspetor Bugiganga que nós conhecemos e amamos é uma recriação robótica do homem que o Dr. Garra era, um detetive humano normal que sofreu um terrível acidente.
É aí que sua sobrinha convenientemente inteligente entra: Penny, em sua dor, recriou seu tio como um robô de combate ao crime… Ignorando que o verdadeiro homem não estava morto, apenas desfigurado e insano. Isso também explica por que nada acontece a Penny, embora os comparsas do Garra tentem capturá-la a cada episódio: ela sempre encontra uma maneira de estragar os planos do Garra, porque ela é a única coisa que ele ainda cuida. E se lembra que na abertura do desenho, quando Bugiganga encontra o Garra, mas só tinha uma bomba que explode e leva ao título do show? Talvez isso fosse simbólico. Não há Garra, só Bugiganga.

7. Tom e Jerry é propaganda nazista

07
Tom e Jerry estavam em lados opostos na 2ª Guerra Mundial: Tom representava os soldados britânicos e Jerries, os alemães… Eu acho que é seguro assumir, especialmente no contexto de uma série que começou bem na época da Batalha da Grã-Bretanha, que a escolha desses nomes não foram um acidente, especialmente desde que precede a entrada americana na Segunda Guerra Mundial. Talvez a coisa mais perturbadora sobre esta teoria é que Jerry é o mocinho, a vítima amante da paz dentro dos esquemas malignos do Tom, mas quem ganha geralmente devido a sua inteligência superior. Leia num contexto de guerra, a sugestão de que a violência não é uma solução vai além do subversivo. É certamente interessante notar que a MGM se destacou pela ausência de propagandas dos Aliados: mesmo no auge da guerra, Tom e Jerry foi uma série quase inteiramente livre de comentários políticos. Ou assim pensávamos.

8. Charlie Brown está morrendo de câncer

08
Essa dói. Minha explicação pessoal pro porque de Charlie Brown ser careca é que ele está morrendo de câncer e sonhando com tudo. Nada funciona pra ele e a sua vida é um desastre, mas ele simplesmente canaliza sua tristeza em seus sonhos.

9. Ash está em coma

09
Ele nunca envelhece. Ele nunca cumpre seu objetivo. Ele vive num mundo infantil e fantasioso, onde os vilões são inofensivos e sempre há tempo pra competições. Ash está em coma desde os seus 10 anos de idade e tudo não passa de um sonho.

10. As crianças do Ônibus Mágico crescem e se tornam as crianças do Capitão Planeta

10
Bem, basta olhar pra eles. Esse grupo aleatório de jovens é incisivamente multirracial.
Gaia sequestrou um grupo de crianças, levou-as pra uma ilha onde ela faz lavagem cerebral nelas, pra que pensem que estavam na “escola” e ela era sua professora, a Srta Frizzle. Na realidade, isso era um campo de doutrinação onde ela criou os guerreiros perfeitos contra a poluição através do amor, da ciência e da ecologia.

Nem todas as crianças foram aproveitadas. Phoebe resistiu à lavagem cerebral, incapaz de esquecer sua vida anterior num grito patético por ajuda. Ralphie caiu sob o feitiço de Janet e os dois fugiram da ilha, apenas pra ser levados à loucura por suas memórias. Eventualmente, eles entraram pro crime, se tornando o Porco Greedly e a Dra. Blight respectivamente. O atual paradeiro de Keesha é desconhecido.

Quando sua “turma/equipe” estava madura o suficiente, Frizzle/Gaia limpou suas memórias e enviou-os como uma célula adormecida até que ela precisa deles. Anos mais tarde, ela deu-lhes os anéis de poder e enviou-os a uma série de aventuras pra preservar o planeta.

11. WALL-E é um robô canibal que destruiu a Terra

11
Robô doce e fofinho do cenário pós-apocalíptico ou necrófago impiedoso moldando o novo mundo a seu gosto?

O ato de recuperação da Terra estava indo perfeitamente bem, até que uma unidade WALL-E atacou. Esta unidade em particular não era muito boa em seu trabalho, muitas vezes, recusando-se a esmagar determinados objetos. Em vez disso, queria manter essas bugigangas como tesouros. No entanto, todas as outras unidades ainda estavam indiscriminadamente compactando tudo, incluindo a bijuterias que WALL-E queria. Portanto, esta unidade começou a destruir todas as outras unidades e canibalizar suas partes. Ele continuou seu canibalismo sem sentido até que não haviam unidades suficientes pra combater os crescentes problemas da Terra. Seu canibalismo permitiu que continuasse operando por muito tempo além da sua vida útil operacional original, continuando a funcionar por mais de 700 anos. Sozinho, ele pôde proteger suas bugigangas enquanto ainda compactava todo o resto do lixo da Terra.

No filme vemos toneladas de peças canibalizadas pelo nosso protagonista. Ele se alimentou das peças de um camarada caído sem pensar duas vezes. Ele acumula as partes de seus irmãos mortos no seu trailer, juntamente com todas as suas preciosas bugigangas que ele tinha que proteger de todas as outras unidades WALL-E. A razão pela qual ainda há muito lixo na terra, apesar de 700 anos de compactação, é porque todos os outros compactadores foram mortos desde o início e, portanto, há 700 anos apenas uma unidade vem trabalhando no lixo.

12. Os Padrinhos Mágicos são metáforas para anti-depressivos

From left: Cosmo, Timmy and Wanda © Nickelodeon
As fadas de Timmy são simplesmente metáforas pra tarja preta – eles estão lá pra ajudá-lo em seus problemas, mas só até que ele não precise mais deles. Além disso, eles só começam a aparecer ao mesmo tempo que seus problemas, mas há alguns efeitos secundários graves a cada vez que ele abusa da sua “mágica”.

13. Ou talvez eles sejam imaginados por um menino abusado sexualmente

13
Aqui está outra teoria: Os Padrinhos Mágicos é sobre um garoto brincando com seus peixes. Seus padrinhos morreram num acidente de carro quando ele era mais jovem. Uma vez que eles eram os únicos adultos que o entendiam, ele encontra conforto em imaginar que eles estão lá pra vigiá-lo, já que seus pais, obviamente, não se importam. Sua babá lhe agride, mas ele não é corajoso o suficiente pra contar aos seus pais. Os desejos concedidos são todos parte da sua imaginação, por isso eles nunca têm quaisquer consequências duradouras. E Sr. Crocker molestou Timmy por anos, daí a ilusão de que ele está desesperado pra roubar suas “fadas”, a inocência, alegria, esperança e bons desejos de Timmy. Isso sim é sombrio.

Fonte: 1


2 comentários:

  1. Mais uma vez, um cara que não faz sexo, tentando explicar desenhos animados! Isso representa a falta total de ter o que falar... Isso já está ficando muito chato!

    ResponderExcluir