quinta-feira, 27 de agosto de 2015

15 Fatos sobre Matrix que você provavelmente não conhece

Prepare-se para entrar na Matrix com estes 15 fatos pouco conhecidos sobre o alucinante filme de 1999 dos irmãos Wachowski!

1. O filme começou como uma história em quadrinhos


Os cineastas Lana (então conhecido como Larry) e Andy Wachowski originalmente conceberam o enredo de Matrix como uma história em quadrinhos. Eles tinham previamente escrito quadrinhos pra Marvel.

2. A cidade sem nome que você vê em Matrix é Sydney, Austrália

02
A produção gravou o filme inteiro – tanto as cenas de interior quanto as cenas de exterior – na Austrália por questões fiscais, reduzindo significativamente o orçamento do filme. No entanto, todas as ruas são nomeadas de acordo com as ruas de Chicago, onde os Wachowski cresceram.

3. O estúdio não queria que os irmãos Wachowski dirigissem o filme


Warner Bros achava que os Wachowski não tinham experiência como diretores e não estavam preparados pra dirigir Matrix. Pra provar seu valor, os Wachowski escreveram e dirigiram o thriller policial Ligadas pelo Desejo, que se tornou um sucesso modesto.

4. O coreógrafo marcial Yuen Woo-ping criou as acrobacias elaboradas do filme


Os Wachowski recrutaram especificamente o talentoso Yuen porque amavam seu trabalho no filme de artes marciais Lutar ou Morrer de 1994.

5. Will Smith e Nicolas Cage formalmente recusaram o papel de Neo

05
Tom Cruise, Johnny Depp e Leonardo DiCaprio também foram considerados antes dos cineastas chamarem Keanu Reeves pro papel.

6. Russell Crowe, Sean Connery e Samuel L. Jackson poderiam ter sido Morpheus

06
Quando eles recusaram, Laurence Fishburne pegou o papel.

7. Os atores tiveram que estudar filosofia antes do início da produção

07
Os Wachowski fizeram todos os atores principais lerem “Simulacros e Simulação” de Jean Baudrillard, “Fora de Controle” de Kevin Kelly e “Psicologia Evolucionista” de Dylan Evans e Oscar Zarate a fim de entenderem melhor o mundo do filme. Inclusive, no filme Neo esconde seus arquivos de computador ilegais numa cópia do livro de Baudrillard.

8. As Cores

08
Cada cena que ocorre dentro do mundo do computador da Matriz foi ganhou uma tonalidade verde, enquanto todas as cenas que acontecem no mundo real têm uma tonalidade azul. Na verdade, a única vez que a cor verde aparece nas cenas no mundo real está no código Matrix na tela do computador da nave.

9. Hugo Weaving não precisou ir muito longe em busca de inspiração pro seu personagem


Ele modelou a voz do Agent Smith em referência aos próprios Wachowski.

10. Os atores principais treinaram todos os dias durante quatro meses


Assim como nos filmes de Hong Kong de artes marciais que os influenciaram, os Wachowski queriam que os atores – e não os dublês – lutassem nas telas.

11. Keanu Reeves fez uma cirurgia na coluna cervical antes do período de treino, o que o obrigou a usar um colar cervical

11
Isso tornava impossível pra Reeves chutar de forma eficaz, de modo que Yuen Woo-ping teve que ajustar sua coreografia. No filme, Neo raramente chuta.

12. Hugo Weaving teve que passar por uma cirurgia no quadril depois se machucar durante o treinamento

12
Isso mudou completamente o cronograma de filmagens e as cenas de luta de Weaving foram concluídas no final da produção, a fim de dar tempo pra ele se curar.

13. A cena de Neo e Trinity de tiroteio no lobby de três minutos levou 10 dias para filmar


Não foram usados efeitos de computação gráfica – as explosões e tiros foram efeitos práticos.

14. Os óculos de cada personagem foram projetados pela Blinde Design

14
Eles não estavam disponíveis pra compra até as sequências do filme.

15. O efeito icônico “Bullet Time” foi concebido e criado especialmente pra Matrix


A famosa cena de tiro que desafia a gravidade foi feita utilizando um equipamento que continha 120 câmeras fotográficas digitais individuais e duas câmeras de filme. As imagens estáticas foram cuidadosamente costuradas pra criar a cena quadro por quadro. O primeiro teste do efeito Bullet Time deu uma vista de quase 360 ​​graus de uma lata de lixo explodindo.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário