Poucos foram os movimentos da sétima
arte que influenciaram tanto as gerações seguintes quanto a Nouvelle
Vague. Tudo começou devido a presença de duas únicas pessoas: um
arquivista cinematográfico chamado Henri Langlois, cofundador da Cinémathèque Française (um arquivo cinematográfico que fazia exibições em Paris) e um crítico chamado André Bazin, um dos fundadores da revista Cahiers du cinéma.
Os futuros e principais diretores do
movimento frequentavam a Cinémathèque e conheciam Langlois. Geralmente
passavam madrugadas discutindo os filmes que assistiam. Dentre os
cineastas que iriam escrever mais tarde para a revista citada estavam
nada menos do que François Truffaut, Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e Jacques Rivette.
O cinema conservador da época não estava
mais agradando, pelo contrário, era até desprezado pelo jornal, o qual
defendia o desenvolvimento de algo mais original e autoral. Sendo assim,
os críticos da revista Cahiers se juntaram com outros frequentadores da
Cinémathéque para justamente realizarem seus próprios filmes, e assim
começou a surgir uma mudança na estética e linguagem. Tudo isso foi
possível graças aos avanços tecnológicos que possibilitaram a transição
dos estúdios para locais reais: câmeras portáteis de alta qualidade mais
baratas, películas mais rápidas que permitiam filmagens sem iluminação.
Os Incompreendidos (1959) | François Truffaut
Antoine
Doinel é um garoto de 14 anos. Seus pais não lhe dão muita atenção,
então ele mata aula para ir ao cinema e sair com seus amigos. Certo dia,
ele descobre que sua mãe tem um amante. Este é o primeiro longa de
Truffaut, considerado um dos diretores europeus mais importantes de
todos os tempos.
Hiroshima Meu Amor (1959) | Alain Resnais
Durante
sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz
francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela
lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de
guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este
encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.
Acossado (1960) | Jean-Luc Godard
Homem
rouba um carro e mata um policial antes de seguir para Paris. Lá, ele
se esconde na casa de uma mulher, que tem o desejo de ser engravidada
por ele. Quando ele perde a consciência e comete alguns pequenos
delitos, dá também a brecha para os policiais o acharem e darem início a
sua perseguição final.
Entre Amigas (1960) | Claude Chabrol
Les
Bonnes Femmes é um filme sobre muitas coisas, entretanto, não conta uma
história linear. O filme enfoca principalmente um grupo de mulheres
jovens, de boas famílias que estão à procura de um amor.
Atirem No Pianista (1960) | François Truffaut
Após
perder a esposa, o célebre pianista Edouard Saroyan abandona a carreira
e passa a tocar em um bar, onde acaba reencontrando um de seus irmãos,
que está envolvido com a máfia.
Uma Mulher É Uma Mulher (1961) | Jean-Luc Godard
Ângela
é uma stripper que deseja ter um filho com seu marido, Émile, que não
aceita sua decisão. Ela, então, procura Alfred, um homem da noite, amigo
do casal, que atende seu desejo. O que Angela não sabe é que ele sempre
foi apaixonado por ela e este convite desencadeia uma série de
confusões.
Viver a Vida (1962) | Jean-Luc Godard
Filme
dividido em 12 quadros, com episódios desconexos. A jovem Nana (Anna
Karina) abandona marido e filho para buscar uma carreira como atriz.
Durante um período ela tenta ganhar dinheiro vendendo discos em uma
loja, mas como não consegue o suficiente para sua sobrevivência, acaba
recorrendo à prostituição. Após se apaixonar outra vez, Nana começa a
repensar sua vida.
Cléo das 5 às 7 (1962) | Agnès Varda
Cléo
(Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de
angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar
se ela tem ou não um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo
perambula pela cidade de Paris. Ela passa uma hora e meia fazendo coisas
banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está
prestes a ir para a guerra na Argélia.
Jules e Jim – Uma Mulher para Dois (1962) | François Truffaut
Na
virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam
pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da
Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha,
Catherine começa a amar Jim.
Trinta Anos Esta Noite (1963) | Louis Malle
O
filme narra as últimas 48 horas de Alain Leroy, um homem angustiado e
perdido, que deixava um hospital, onde fazia um tratamento contra o
alcoolismo. Sua amante Lydia tenta ajudá-lo quando ele volta a Paris.
Alain percorre bares e procura velhos amigos, em uma busca de si mesmo
na reconstituição do passado. Mas o que Alain encontra em suas andanças é
um vazio existencial, que o fará tomar uma decisão definitiva.
O Desprezo (1963) | Jean-Luc Godard
Paul
Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da
obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz
Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua
relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão,
ciúmes e desprezo.
Bando à Parte (1964) | Jean-Luc Godard
Arthur
(Claude Brasseur), Odile (Anna Karina) e Franz (Sami Frey) formam o
triângulo do filme. Franz é um rapaz boa pinta que conhece Odile em uma
aula de inglês. Ela vive em Joinville e conta para o jovem que o seu
patrão guarda uma fortuna no quarto. Interessado pela grana, Franz
resolve falar com seu amigo Arthur, que está devendo dinheiro para o
tio. Os dois rapazes vão seduzir a moça e tentar convencê-la a auxiliar
no roubo.
Alphaville (1965) | Jean-Luc Godard
O
detetive particular Lemmy Caution é uma espécie de espião americano e
chega à cidade futurista de Alphaville, situada em outro planeta. A
população do lugar é dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os
sentimentos e qualquer tipo de expressão individual. Lemmy tem a missão
de encontrar o inventor da máquina, o professor Von Braun, e convencê-lo
a destruir sua criação. No entanto, durante a aventura, ele se apaixona
por Natacha, filha do diabólico cientista.
Beijos Proibidos (1968) | François Truffaut
Terceiro
capítulo da série Antoine Doinel, o alter-ego do diretor François
Truffaut. Neste episódio, Doinel (Jean-Pierre Leaud) é afastado do
exército por insubordinação. Ele arruma um emprego de vigia noturno num
hotel e, depois, de investigador particular. Enquanto isso, Antoine
apaixona-se pela charmosa Sra. Fabienne Tabard (Delphine Seyrig).
L’amour fou (1969) | Jacques Rivette
A
encenação e os ensaios da Andrómaca de Racine vão a par da crise que se
instala entre o encenador e sua mulher, uma das intérpretes da peça,
que passa por violentos confrontos e uma tentativa de suicídio.
Fonte: 1
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