terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

10 Filmes do Studio Ghibli que todos deveriam assistir

O que é o Studio Ghibli, você me pergunta?
Oh, eu não sei… apenas um dos estúdios de animação mais bem sucedidos de todos os tempos. Responsável por vários filmes premiados que quebraram barreiras culturais com seu apelo universal. Ah sim, e um cara nada importante ai, chamado John Lasseter é muito fã do estúdio. Algumas pessoas até se referem ao Studio Ghibli como a “Disney do Japão“.

Cada Disney deve ter seu ‘Walt’ e no caso de Ghibli, o principal em questão é Hayao Miyazaki, um renomado diretor, animador e roteirista que co-fundou o estúdio em 1985 com o cineasta Isao Takahata. Juntos, os dois são responsáveis ​​por alguns dos filmes mais financeiramente e criticamente bem-sucedidos já feitos no Japão. Dá pro gasto, não?

O último filme de Hayao Miyazaki, The Wind Rises, é o terceiro filme do Studio Ghibli a receber uma indicação ao Oscars de Melhor Filme de Animação. E os fãs do Ghibli em todo o mundo, na época, esperaram que o estúdio ganhasse o seu segundo Oscars.

Agora que você está atualizado, leia para descobrir quais os 10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveria Assistir. E se você já assistiu a maioria deles, veja se você concorda com a minha escolha para o primeiro lugar.

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir

10. Only Yesterday (1991)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
Only Yesterday (1991) é um drama adulto que conta a história de Taeko Okajima, uma mulher de 27 anos e ainda solteira, com um trabalho burocrático num escritório em Tokyo, cidade na qual nasceu e cresceu. Quando criança, Taeko morria de inveja das amigas que podiam ir para o campo e visitar os parentes, no período de férias. Por não possuir parentes no interior, Taeko tinha de permanecer em Tokyo o tempo todo, sonhando com o dia em que, finalmente, poderia realizar seu desejo de conhecer o campo.

Por quê você deveria assistir: O segundo filme de Isao Takahata para o Studio Ghibli, se tornou um filme de referência, que provou que a animação não precisa ser simplista ou dirigida exclusivamente para crianças. O foco em uma protagonista feminina era incomum, até o momento, para a animação. Mas o filme provou ser popular entre ambos os sexos nas bilheterias, tornando-se um dos maiores sucessos do ano, no Japão.

Certamente, o enredo pode soar tão fascinante quanto Kristen Stewart recitando Shakespeare, mas “Only Yesterday” é um drama nostálgico e reconfortante que explora questões universais de amor e perda, tudo ao mesmo tempo, que suavemente persuade o espectador a lembrar momentos fundamentais de sua própria infância.

9. Whisper Of The Heart (1995)


10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG

Whisper Of The Heart conta a história de Shizuku, uma adolescente que está tentando descobrir quem é e o que será no futuro. O desenho mostra seu dia-a-dia e sua imaginação fértil que sempre a leva a mundos de fantasia, onde ela poderá enfim, encontrar quem ela é e descobrir um verdadeiro amor de onde ela menos imaginava.

Yoshifumi Kondo estreou como diretor com este filme bonito mas infelizmente, ele faleceu pouco depois de que o filme foi concluído.

Eu sei que você pode estar pensando que o enredo parece ser muito sonhador, mas na realidade, o roteiro de Miyazaki é muito mais do que apenas um típico romance adolescente. O filme foi outro enorme sucesso para o estúdio e ainda é o único filme Ghibli até hoje que tem seu próprio spin-off. É chamado The Cat Returns e sim, ele possui um gato que em algum momento retorna.

Por quê você deve assistir: Como o primeiro filme Ghibli a ser dirigido por alguém que não seja Miyazaki ou Takahata, Whisper Of The Heart mostrou ser uma grande promessa que, infelizmente, nunca foi realizado após a morte prematura de Kondo. Extraordinária fantasia, com impressionantes sonhos-sequências, mas grande parte do filme filme acontece no mundo real. – e é aqui, que o doce e compassivo tom é trazido à tona. Por isso, assista ao filme produzido por Kondo.

8. Princesa Mononoke (1997)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
Princesa Mononoke conta a história de um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.

A fábula ecológica de Miyazaki foi o filme de maior bilheteria de todos os tempos após sua estréia no Japão. Além de ter sido o primeiro filme da Ghibli a receber atenção no mundo todos, tornando-se um dos lançamentos mais importantes do estúdio na época. Quando a distribuidora americana, Miramax, decidiu editar o filme para o público americano, Studio Ghibli enviou-lhes uma katana com uma nota dizendo simplesmente: “sem cortes”.
Então é bom dizer, não mexa com as obras de Miyazaki.

Por quê você deve assistir: Apesar de sua classificação PG-13, grande parte do sucesso da Princesa Mononoke pode ser atribuída aos seus temas invulgarmente maduro, que exploram as consequências da destruição do ambiente, através de personagens que não são nem inteiramente bom ou mau.
Qualquer um que pensa que a animação não tem nada importante a dizer, precisa calar a boca e assistir Princesa Mononoke. E claro, apreciem a qualidade da animação e toda parte estética da coisa.

7. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
Miyazaki pode ser mais conhecido por seus épicos de fantasia, mas uma das melhores animações que ele dirigiu para o Studio Ghibli, foi O Serviço de Entregas da Kiki (Kiki’s Delivery Service).
Kiki é uma jovem bruxa de treze anos, ainda um pouco imatura e teimosa. Ela vai para a costa europeia para aprimorar seus poderes, porém, sua insegurança fará com que ela perca sua mágica. Agora, Kiki terá que vencer seus medos para poder recuperar os poderes.

Baseado em um romance infantil de Eiko Kadono, Kiki tem uma ótima narrativa e ganha o público por sua simplicidade – um dos principais fatores de conquistar públicos de todas as idades.
Por quê você deve assistir: Kiki é realista, mostra sua força de caráter, torna uma alternativa louvável, para a típica princesa da Disney – que não pode deixar o seu palácio sem um grande homem forte do seu lado. Kiki vai se aventurar em uma nova cidade de forma independente, aos 13 anos de idades.

Além disso, seu gato, Jiji,  será o gato mais legal de todos. Você nunca vai verá em nenhum outro filme, animado ou não, um gato tão maneiro quanto ele.

6. O Castelo Animado (2004)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
Para O Castelo Animado (2004),  Miyazaki foi inspirado mais uma vez pela literatura infantil e como resultados, ganharam para o estúdio, sua segunda nomeação ao Oscar para Melhor Personagem Animada.

O Castelo Animado conta a história de uma bruxa que lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.
Além de um final ligeiramente complicado, O Castelo Animado é um dos filmes mais emocionantes e visualmente impressionante já produzido pelo Studio Ghibli, alternando habilmente entre emocionantes set e cheios de trocas humorísticas.

Por quê você deve assistir: Um anime sobre uma senhora de 90 anos de idade não pode, instantaneamente, gritar “VEM ME ASSISTIR!”. Mas, O Castelo Animado apresenta um dos conjuntos mais bizarramente adorável de personagens que você nunca vai ver em um anime.

5. Meu vizinho Totoro (1988)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
O conto de Miyazaki conta a história das irmãs Satsuki e Mei que se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo.

Apesar de ter sido originalmente lançado junto do deprimente conto, A Sepultura dos Vagalumes, as criaturas da floresta, Totoro, desde então se tornou um personagem muito amado pelas crianças japonesas em todos os lugares. E agora é o mascote oficial do estúdio.

Por quê você deve assistir: Simplesmente pelo fato de terem os Totoros no filme. Além, claro, de ser ser um filme visualmente bonito/agradável de assistir e pela sua história.

4. Nausicaä do Vale do Vento (1984)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
Apesar de ter sido criado antes da fundação oficial do Studio Ghibli, Nausicaä é de muitas formas, o filme mais importante de Miyazaki até o momento. Dentro de seu cenário de fantasia e com o modelo de character design que se tornou o estilo para quase todos os épicos de fantasia subseqüentes de Miyazaki e até mesmo o universo do anime como um todo.

No futuro, depois da Terra ser varrida pela Guerra do Sete Dias de Fogo, a Princesa Nausicaä tenta de todas as formas impedir que duas nações entrem em guerra e se destruam em um planeta agonizante.

Este conto, cauteloso, mas finalmente otimista, compartilha uma mensagem ambiental vital que foi massacrada, com a liberação original do filme na América. Depois de cortar mais de 20 minutos da edição final, os distribuidores americanos renomearam o filme para “Warriors of the Wind” e aparentemente saíram de seu caminho para torná-lo tão terrível quanto fisicamente possível. Hoje em dia, chamamos esse processo de ‘Michael Baying it’.

Por quê você deve assistir: Nausicaä foi a princesa mais badass e inspiradora que apareceu na época 1984. Mas é só agora que os estúdios ocidentais estão, mesmo remotamente, começando a recuperar o atraso de terem um cuidado com a animação oriental.

3. Cemitério dos Vagalumes (1988)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
Embora esta lista tenha sido dominada, principalmente, pelo trabalho de Miyazaki, o seu companheiro Ghibli e também fundador, Isao Takahata, é um grande talento. Em seu próprio direito e seu melhor momento é claramente, Túmulo dos Vagalumes, o primeiro filme que ele dirigiu para o estúdio. A história segue um menino e sua irmã que cuidam um do outro depois que sua mãe morre, durante a Segunda Guerra Mundial.

Originalmente lançado junto com “O Meu Vizinho Totoro”. O Túmulo dos Vagalumes é um dos mais poderosos filmes de guerra já feitos, devido à sua exploração realista de lutas pessoais e tragédias que ocorreram durante a Guerra. Dois remakes em live-action já foram feitos nas última década, mas a animação de Takahata é a versão definitiva do romance original de Akiyuki Nosaka.
Por quê você deve assistir: Os cientistas finalmente encontraram uma maneira de determinar se as pessoas têm uma alma. Se você assistir “O Túmulo dos Vagalumes” sem derramar uma única lágrima, então você é um sem alma, mais perverso do que mil performances Keanu Reeves.
Fim de Papo.

2. A Viagem de Chihiro (2001)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
O que!? A Viagem de Chihiro não é o número 1 !? Eu sei, eu sei. Acalmem os fanboys. Vamos nos concentrar nos aspectos positivos.

A Viagem de Chihiro, é uma das animações mais importantes já criadas até os dias de hoje, além de ter sido um fator essencial para levar o Studio Ghibli e o anime para o grande público internacional.
O filme conta a história de Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.

O filme fala sobre problemas ambientais? Verifica. Conflito entre tradição e modernidade na sociedade japonesa? Verifica. Assustador por mostrar espíritos inspirados pela mitologia japonesa? Dupla verificação. Este é um conto de fadas moderno, na sua melhor representação. Basta rezar para que eles não tentem fazer um remake live-action um dia. Aposto que o pessoal do Ghibli vai enviar aos produtores mais do que apenas uma katana na próxima vez.

Por quê você deve assistir: Porque ele ganhou um Oscar, meu caro leitor!

1. Laputa: O Castelo no Céu (1986)

10 Filmes do Studio Ghibli que Todos Deveriam Assistir | CaféCG
Então por quê A Viagem de Chihiro não é o número um da lista? Então quem leva?
Como o primeiro filme oficial do Studio Ghibli, Laputa: O Castelo no Céu, pelo fato de encarnar tudo o que nós amamos sobre a empresa.

A jovem órfã Sheeta e seu sequestrador, Coronel Muska, estão voando para uma prisão militar quando sua aeronave é atacada por uma gangue de piratas aéreos liderados por Dola. Escapando da colisão no ar através de um cristal mágico em seu pescoço, Sheeta conhece o também órfao Pazu. Juntos, tentam descobrir a cidade mística flutuante de Laputa, enquanto são perseguidos por Muska e os piratas, que cobiçam o tesouro da cidade.

Alguns descreveram Laputa como o “Star Wars japonês”, mas eu sinto que é ainda mais acessível do que isso, particularmente para aqueles que não são geralmente um fã do gênero. Os efeitos visuais e design deslumbrantes se fundem perfeitamente para criar algumas das ações mais excitantes que eu já vi em qualquer mídia.

Ghibli e Miyazaki, em particular, são verdadeiros mestres de contar histórias. E enquanto A Viagem de Chihiro é icônico em todos os níveis, Laputa: O Castelo no Céu, apenas me atingiu de uma forma tão rara que só os melhores filmes podem. Você sabe o sentimento, é o tipo de filme que eu queria forçar todos que eu conheço, imediatamente, a assistem após os créditos terem rodado.

Por quê você deve assistir: Sério? Você ainda precisa ser convencido? Tudo bem. Bom, eu estou atualmente no porão trabalhando em uma máquina do tempo, apenas para que eu possa voltar e estar com o meu eu mais jovem, para assistir a este filme anos antes de eu finalmente chegar a minha idade atual. Estou disposto a dedicar minha vida de alguma forma a mudar as leis da física apenas para explicar um motivo para você assistir esse filme, embora eu sei que é obviamente impossível. É por isso que você deve assistir.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário