quarta-feira, 1 de março de 2017

Os primeiros papéis dos astros e estrelas indicados ao Oscar de 2017

Todo mundo começa de algum lugar. E com os grandes astros de Hollywood não é diferente. Enquanto muitos começaram ainda crianças em filmes e séries para a televisão, outros resolveram tentar a sorte depois de adultos e encantaram o mundo com seus talentos escondidos.  

De Meryl Streep a Natalie Portman, confira quais foram os primeiros papéis no cinema e na televisão dos astros e das estrelas indicadas ao Oscar 2017:

Melhor Atriz

Isabelle Huppert, ‘Elle’
Isabelle Huppert em ‘Le prussien’ (1971) e ‘Elle’ (2016) (Foto: Divulgação)
Apesar de muitos prêmios franceses, ‘Elle’ marca a primeira indicação de Isabelle Huppert ao Oscar. Mon Dieu! ‘Elle’ acompanha uma mulher de negócios, muito bem sucedida, que se envolve em um jogo de gato e rato enquanto rastreia o desconhecido que a estuprou. O filme feito para a televisão chamado ‘Le prussien’ (1971) foi o primeiro de muitos de seus projetos, em que fez a personagem Elizabeth no drama dirigido por Jean L'Hôte.

Ruth Negga, ‘Loving’
Ruth Negga em 'Capital Letters' (2004) e em ‘Loving’ (2016) (Foto: Divulgação)
Muitos artistas tiveram seu início em novelas. Basta perguntar à indicada ao Oscar pela primeira vez, Ruth Negga, que começou sua carreira como uma médica na novela britânica ‘Doctors’, em 2004, em um participação de um episódio. Logo depois, fez o filme que a lançou para as telonas, ‘Capital Letters’ (2004), drama irlandês sobre o submundo criminoso de Dublin. Ruth Negga estrela como Taiwo, uma imigrante ilegal que foi levada para a Irlanda por traficantes humanos.
Nascida na Etiópia, a atriz chega ao Oscar como protagonista em ‘Loving’, que conta a história de Richard e Mildred Loving, um casal interrracial que enfrata as Leis anti-miscigenação dos Estados Unidos em 1967.

Natalie Portman, ‘Jackie’
Natalie Portman em 'O Profissional' (2004) e ‘Jackie’ (2016) (Foto: Divulgação)
De todos os indicados nesta lista, Natalie Portman teve talvez a estreia no cinema mais promissora. Aos 12 anos, sua performance como uma assassina em treinamento no thriller policial de Luc Besson, ‘O Profissional’ (1994), era um vislumbre da grande atriz que ela se tornaria. Vencedora do Oscar pelo filme ‘Cisne Negro’ (2010), ela agora concorre na categoria pelo seu retrato da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy durante o trauma da morte do marido.

Emma Stone, ‘La La Land: Cantando Estações’
Emma Stone em ‘The New Partridge Family’ (2005) e ‘La La Land: Cantando Estações’ (2016) (Foto: Divulgação)
Embora ‘Superbad: É Hoje’ (2007) tenha marcado o início de sua carreira no cinema, a estreia da dessa estrela foi no filme feito para a televisão em 2005, 'The New Partridge Family’, em que ela interpretou Laurie Partridge com um nome artístico um pouco diferente, “Emily Stone”. Agora, ela encara o papel no musical ‘La La Landa: Cantando Estações’, em que faz uma aspirante a atriz apaixonada por um músico de jazz falido (papel de Ryan Gosling).

Meryl Streep, ‘Florence: Quem é Essa Mulher?’
Meryl Streep em 'Temporada Mortal' (1977) e ‘Florence: Quem é Essa Mulher?’ (2016) (Foto: Divulgação)
Esta é a 20ª indicação ao Oscar para a rainha de Hollywood, que já tem três estatuetas no currículo. Será este o ano em que Streep empata com Katharine Hepburn com quatro Oscars? Sua estréia como atriz de cinema ocorreu em 1977 com o filme para a TV ‘Temporada Mortal’, embora ela também esteja listada como uma das dubladoras da animação ‘Everybody Rides the Carousel’. Meryl está na categoria por sua performance como Florence Foster Jenkins, uma herdeira de Nova York que sonhava em se tornar uma cantora de ópera, apesar de ter uma voz terrível.

Melhor Ator

Casey Affleck, ‘Manchester À Beira-Mar’
Casey Affleck em 'Lemon Sky' (1988) e ‘Manchester À Beira-Mar’ (2016) (Foto: Divulgação)
A adaptação para a televisão de ‘Lemon Sky’, de Lanford Wilson, transmitida em 1988, trouxe Affleck fazendo sua estréia no cinema interpretando o meio-irmão do personagem de Kevin Bacon. O ator percorreu um longo caminho desde então. Hoje, é indicado pelo filme ‘Manchester À Beira-Mar’, no papel de um tio que é convidado a cuidar de seu sobrinho adolescente depois que o pai do menino morre.

Andrew Garfield, ‘Até o Último Homem’
Andrew Garfield em 'Mumbo Jumbo' (2005) e ‘Até o Último Homem’ (2016) (Foto: Divulgação)
Andrew Garfield passou a maior parte de sua infância na Inglaterra. estudando teatro em uma universidade de Londres. Mas sua primeira tentativa de entrar no show business aconteceu no filme britânico de 2005, ‘Mumbo Jumbo’. O curta-metragem de comédia traz os auto-denominados guerreiros suburbanos Gool, Rube e Simmo (este último, papel de Garfield) em uma operação arriscada contra a guerra ao terror. No filme ‘Até o Último Homem’, ele é o médico americano Desmond T. Doss do exército durante a 2ª Guerra Mundial.

Ryan Gosling, ‘La La Land: Cantando Estações’
Ryan Gosling em 'The Mickey Mouse Club' (1993) e ‘La La Land: Cantando Estações’ (2016) (Foto: Divulgação)
Poucos atores podem dizer que tiveram uma estréia sensacional como Ryan Gosling, que se uniu ao famoso programa de variedades do Disney Channel, ‘The Mickey Mouse Club’, em 1993, mostrando suas habilidades de canto, dança e comédia diante de uma enorme audiência televisiva - ao lado de Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake. Agora ele é indicado ao Oscar como o músico de jazz falido que se apaixona pela personagem de Emma Stone em ‘La La Land: Cantando Estações’.

Viggo Mortensen, ‘Capitão Fantástico’
Viggo Mortensen em 'A Testemunha' (1985) e ‘Capitão Fantástico’ (2016) (Foto: Divulgação)
Embora seu primeiro crédito oficial nas telonas tenha sido o filme ‘A Testemunha’ (1985), o ator nascido em Nova York tecnicamente apareceu pela primeira vez em ‘A Rosa Púrpura do Cairo’, de Woody Allen, mas a sua cena foi cortada! Em ‘Capitão Fantástico’, vemos a história de um pai dedicado a criar seus seis filhos com uma educação rigorosa, mas é forçado a deixar seu paraíso e entrar em um mundo completamente diferente.

Denzel Washington, ‘Um Limite Entre Nós’
Denzel Washington em 'Wilma' (1977) e ‘Um Limite Entre Nós’ (2016) (Foto: Divulgação)
Ele já se tornou ator do time A de Hollywood. Mas começou a carreira no telefilme ‘Wilma’ (1977), sobre a história da atleta olímpica Wilma Rudolph. Denzel Washington interpretou Robert Eldridge, seu futuro marido aos 18 anos. Em ‘Um Limite Entre Nós’, que atua com Viola Davis, ele faz um pai afro-americano da classe trabalhadora que tenta criar sua família na complicada década de 1950.

Melhor Atriz Coadjuvante

Viola Davis, ‘Um Limite Entre Nós’
Viola Davis em 'The Substance of Fire' (1996) e ‘Um Limite Entre Nós’ (2016) (Foto: Divulgação)
Ela fez uma participação como enfermeira na adaptação de Jon Robin Baitz de sua peça ‘The Substance of Fire’ (1996). Hoje é uma das maiores atrizes da televisão, na série ‘How to Get Away With Murder’, e também do cinema, agora ao lado de Denzel Washington em ‘Um Limite Entre Nós’, pelo qual é a favorita a receber o Oscar.

Naomie Harris, ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar'
Naomie Harris em 'Simon and the Witch' (1987) e ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar' (2016) (Foto: Divulgação)
Em 1987, muito antes de sua atuação em ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’, essa talentosa estrela britânica interpretou uma personagem chamada Joyce em 12 episódios da série infantil da BBC ‘Simon and the Witch’. E não, ela não era a bruxa!

Nicole Kidman, ‘Lion: Uma Jornada Para Casa’
Nicole Kidman em 'Skin Deep' (1983) e ‘Lion: Uma Jornada Para Casa’ (2016) (Foto: Divulgação)
Muitos dos artistas indicados para os Oscars deste ano começaram suas carreiras em filmes para a TV, e Kidman não é exceção. Ela começou a atuar na Austrália no filme ‘Skin Deep’ (1983), um drama que acompanha o glamouroso, mas mal-intencionado mundo da indústria da moda. Em 'Lion: Uma Jornada Para Casa’, ela faz a mãe adotiva do personagem de Dev Patel, que vai em busca de seu passado tortuoso em Calcutá, na Índia.

Octavia Spencer, ‘Estrelas Além do Tempo’
Octavia Spencer em 'Ugly Betty' (2007) e ‘Estrelas Além do Tempo’ (2016) (Foto: Divulgação)
Spencer trabalhou por anos em pequenas participações em séries e filmes antes que seu papel em ‘Histórias Cruzadas’ (2011) tenha transformado a atriz em uma estrela (papel que lhe rendeu um Oscar). Ela apareceu pela primeira vez como enfermeira no filme ‘Tempo de Matar’ (1996), de John Grisham, no qual estrelaram outros eventuais vencedores do Oscar: Sandra Bullock, Matthew McConaughey e Kevin Spacey. Aliás, enfermeira é o papel mais recorrente de Octavia Spencer. Ela vestiu o jaleco em ‘The Sky Is Falling’, ‘Brimstone’, ‘Chicago Hope’, ‘Arquivo X’, ‘Just Shoot Me!’, ‘Gritos na Noite’, ‘Grounded for Life’, ‘City of Angels’, ‘The Spleenectomy’, ‘Sete Vidas’, ‘Worst Week’, ‘H2: Halloween 2’, ‘Red Band Society’. Agora, ela é aclamada pelo papel em ‘Estrelas Além do Tempo’, em que faz uma das profissionais que desafiaram a NASA e ganharam o respeito do mundo. Suas participações eram tão pequenas, que não há registros em fotos de seus personagens até ela fazer a série ‘Ugly Betty’, em 2007.

Michelle Williams, ‘Manchester À Beira-Mar’
Michelle Williams em 'Baywatch' (1993) e ‘Manchester À Beira-Mar’ (2016) (Foto: Divulgação)
Indicada pela quarta vez ao Oscar por ‘Manchester À Beira-Mar’, a atriz coincidentemente também fez sua estréia no mar, só que em ‘Baywatch’, em poucos episódios entre 1993 e 1994, como Bridget Bowers. Quem diria, não é? Muito tempo depois, o sucesso de 'Dawson’s Creek’ e sua versão aclamada de ‘Marilyn Monroe’, ela está agora ao lado de Casey Affleck na disputa pelo Oscar.

Melhor Ator Coadjuvante

Mahershala Ali, ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’
Mahershala Ali em 'Crossing Jordan' (2001) e ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ (2016) (Foto: Divulgação)
Antes deste ano de descoberta colocar Ali no mapa, o ator teve que ralar muito em programas de TV, filmes e peças de teatro, e teve seu início na série de sucesso ‘Crossing Jordan’. Ele viveu o Dr. Trey Sanders em 19 episódios de 2001 a 2002, incluindo o piloto, creditado com seu nome completo: Mahershalalhashbaz. Agora, é o que empresta seu talento ao filme ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ como Juan.

Jeff Bridges, ‘A Qualquer Custo’
Jeff Bridges em 'Aventura Submarina' (1958) e ‘A Qualquer Custo’ (2016) (Foto: Divulgação)
Depois de ser indicado a sete Oscars - tendo apenas uma vitória -, parece haver pouco que esse membro da realeza de Hollywood não possa fazer. Não há muitas outras estrelas que podem dizer que lançaram suas carreiras tão cedo e que apareceram no filme ‘A Carne e a Alma’ (1951) com apenas um ano de idade (em uma cena no trem)! Não admira que ele seja tão bom. Mas foi em 1958 que começou mesmo a moldar a carreira, em ‘Aventura Submarina’, com o pai, o grande astro de cinema Lloyd Bridges. No filme ‘A Qualquer Custo’, ele faz um delegado que vai dificultar a vida de um pai divorciado junto com o irmão que estão em um esquema desesperado para salvar o rancho de sua família no oeste do Texas.

Lucas Hedges, ‘Manchester À Beira-Mar’
Lucas Hedges em 'Moonrise Kingdom' (2012) e ‘Manchester À Beira-Mar’ (2016) (Foto: Divulgação)
Conhecido pelo papel em ‘Moonrise Kingdom’ (2012), Lucas Hedges tem apenas 21 anos e já está indicado ao Oscar por ‘Manchester À Beira-Mar’. Ele iniciou a carreira aos 10 anos, em ‘Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada’ (2007), filme de comédia com Steve Carell, em uma pequena participação com apenas uma fala - que foi cortada da edição final do filme! Em ‘Manchester À Beira-mar’, ele é o garoto que precisa da atenção do tio vivido por Casey Affleck, também indicado ao Oscar.

Dev Patel, ‘Lion: Uma Jornada Para Casa’
Dev Patel em 'Skins' (2007) e ‘Lion: Uma Jornada Para Casa’ (2016) (Foto: Divulgação)
Essa é a primeira indicação ao Oscar do ator Dev Patel, que ganhou destaque com o premiado ‘Quem Quer Ser Um Milionário’ (2008), apesar de sua estreia na tela ter sido como Anwar Kharral na série britânica ‘Skins’ de 2007 a 2008. Patel, que tinha zero experiência profissional, admitiu que não tinha idéia do que fazer no set. Hoje, ele está indicado por seu papel como Saroo Brierley, que vai em busca de sua história na Índia em ‘Lion: Uma Jornada Para Casa’.

Michael Shannon, ‘Animais Noturnos’
Michael Shannon em 'Angel Street' (2012) e ‘Animais Noturnos’ (2016) (Foto: Divulgação)
Duas vezes indicado ao Oscar, Michael Shannon tem uma prolífica carreira cinematográfica, mas considerando seu talento, ele está apenas começando. O início do ator nas telas aconteceu em filmes feitos para a televisão. Ele fez uma ponta no thriller ‘Overexposed’ (1992), e apareceu com uma cabeleira bem diferente no mesmo ano no telefilme dramático ‘Angel Street’. Hoje, está indicado pela atuação em ‘Animais Noturnos’, ao lado de Amy Adams.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário