terça-feira, 17 de dezembro de 2013

10 Filmes polêmicos proibidos em vários países

Muitos filmes são considerados polêmicos por várias pessoas. Entretanto, somente alguns, foram proibidos em diversos países e muitos deles, também no Brasil.

Confira agora a lista dos 10 principais filmes (alguns conhecidos, outros, nem tanto) que foram banidos ou censurados e fazem nos questionar: “Qual é o limite dos filmes?”

10 – Último Tango em Paris ou Ultimo Tango a Parigi (1972)

Ultimo_tango_brando_schneider

O filme de Bernardo Bertolucci, conta a história de um casal desconhecido, (Marlon Brando e Maria Schneider) que se encontram em um apartamento vazio.Os dois brigam, transam e refletem sobre as suas vidas sem sentido.A obra é repleta de cenas sexuais (inclusive sexo anal) que fez o filme ser proibido em 6 países:Nova Zelândia, Itália, Espanha, Portugal, Coreia do Sul e Cingapura.

9 – Terror sem Limites ou A Serbian Film (2010)

Serbian_film_015

Primeiro filme do diretor sérvio, Srdjan Spasojevic foi proibido no Brasil após a Constituição de 1988 ser promulgada. A trama, narra a vida de um ator pornô, que está prestes a se aposentar, porém ele deseja encerrar com “chave de ouro”.Para isso, ele grava cenas de estupro infantil, incesto e até necrofilia.

8 – O Exorcista’ ou The Exorcist (1973)

O Exorcista - Big

O terror, conhecido por muitos hoje em dia, foi proibido em TODO o Reino Unido, até o ano de 1994, por ser considerado muito assustador para a época. No filme de William Friedkin, temos uma menina de 12 anos que é possuída pelo demônio Pazuzu.Quem nunca viu o filme, já se assustou com ela tentando jogar um joguinho na internet.

7 – Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América ou Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan (2006)

Borat

O filme é tão polêmico, que chamou atenção de milhões de pessoas e foi atingido por vários críticos ativistas. O diretor Larry Charles, nos trouxe a história de Borat, que deixa o país, Cazaquistão, rumo aos EUA, afim de fazer um documentário. Em sua jornada, ele conhece pessoas que, por causa de suas manias, o recebem com espanto, racismo e hipocrisia. Obviamente, o longa foi proibido no Cazaquistão e também em todo o mundo árabe (com exceção do Líbano). O mais curioso, é que recentemente o Cazaquistão, agradeceu ao humorista Sacha Baron, que interpreta o protagonista, por ter despertado o interesse de inúmeros turistas no país.

6 – Distrito 9 ou District 9 (2009)

Distrito 9

Indicado a quatro Oscar em 2010, o longa de Neill Blomkamp, conta a história de alienígenas que são confinados na Terra.Durante este processo Wikus Van De Merwe, foi contaminado por um ser extraterrestre, e acaba tentando comprar armas de uma quadrilha de nigerianos.O filme foi banido pelo governo da Nigéria, por ser considerado xenófobo e preconceituoso.

5 – O segredo de Brokeback montain ou Brokeback Mountain (2005)

Brokeback Mountain

Por se tratar de um complexo relacionamento romântico de um casal gay nos EUA, o filme foi censurado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos por motivos claros.Segundo o Ministério da Cultura, a população poderia se revoltar, afinal o Islamismo, religião predominante na região, impede o afeto entre pessoas do mesmo sexo.O diretor Ang Lee, entrou com vários processos, mas não conseguiu liberar o filme na confederação.

4 – Holocausto Canibal ou Cannibal Holocaust (1980)

Canibal Holocaust

Um grupo de documentaristas viaja para a Amazônia para filmar a vida dos índios canibais.A missão é fracassada, e uma equipe de resgate, em sua procura, só conseguem achar latas de filmes perdidas.A obra condenou o diretor Ruggero Deodato para prisão, por conter cenas de canibalismo, escatologia, desmembramentos, tortura, estupro e matança de animais.O filme foi proibido em: Nova Zelândia, Itália, Reino Unido, Austrália, Malásia, Noruega, África do Sul, Finlândia, Burma,Turquia, Cingapura, Alemanha, Marrocos e Irã.

3 – O Sonho Azul ou Lan feng zheng (1993)

Lan feng zheng

O diretor do longa, Tian Zhuangzhuang, foi proibido de produzir filmes durante 10 anos, pois sua criação, exibia os abusos e imposições cometidas pelo regime comunista da China na década de 1950. O drama narra a história de um menino chamado Tietou, que observa o dia a dia de sua família em uma época de repressões.

2 – Eu Vos Saúdo Maria ou Je vous salue, Marie (1985)

Eu Vos Saudo Maria

É basicamente um remake da história da Virgem Maria, que por algum motivo é uma estudante jogadora de basquete que trabalha como frentista, namorando um taxista.O diretor Jean – Luc Godard, foi banido da Argentina juntamente com seu filme, pela acusação de seu longa ser um insulto ao cristianismo. O curioso, é que o nosso antigo presidente José Sarney, tentou uma censura aqui no Brasil, porém foi falha, devido a protestos de vários músicos como Caetano Veloso.

1 – Laranja Mecânica ou A Clockwork Orange (1971)

Laranja mecanica 3

Considerado por muitos, uma obra-prima de Stanley Kubrick, (e por outros, ultra violento e cruel.) o filme futurista, mostra uma gangue de delinquentes que passa as noites promovendo o espancamento à pessoas inocentes. Por conta disso, o longa foi expulso de vários países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Malásia, Cingapura e Irlanda. O próprio diretor sofreu ameaças de morte, o que o levou a censurar seu próprio filme na Inglaterra.


Um comentário: