quinta-feira, 28 de maio de 2015

5 Fatos sobre o George Lucas – que você provavelmente não sabia

George Lucas, o pai de Star Wars e fundador da Lucasfilm, é um homem de gostos simples – e bizarros. Mesmo numa conversa com Stephen Colbert na Tribeca Film Festival de 2015, na frente de uma plateia de centenas de pessoas, ele vestia seus jeans velhos e tênis brancos. Ao menos a camisa xadrez era nova. Quando você tem dinheiro suficiente pra, como ele diz, fazer filmes experimentais que ninguém nunca vai ver, às vezes uma mudança de guarda-roupa é importante – mas não pra ele.

Nesse mesmo dia, ele conversou com todos os fãs que ele pôde, sorriu, acenou e contou como foi a criação de Star Wars e vários detalhes sobre a sua vida desde então. Então, enquanto a biografia de um dos maiores cineastas de todos os tempos não sai, confira aqui 5 fatos importantes da vida desse gênio da criatividade.

1. George Lucas quase morreu num acidente de carro

01
Lucas não deveria estar vivo hoje. Ele não deveria ter estado em frente a Colbert e refletido sobre sua vida como um cineasta, porque ele sofreu um acidente de carro grande que poderia facilmente ter encerrado sua vida antes mesmo dele produzir sua lendária trilogia. Lucas tinha 18 anos na época e ele estava obcecado por corridas de carros. Ele não queria se tornar um cineasta até chegar aos 20 anos, e sua vida anterior estava cheia de obsessão sobre o esporte com seus amigos. No entanto, um momento em sua vida jovem mudou o curso de sua vida pra sempre. Ele estava correndo pra casa depois de passar o dia escrevendo seu trabalho de conclusão de curso. Ele já estava atrasado uma semana e faltava semanas pra se formar. Quando ele foi entrar na garagem, um carro em alta velocidade bateu em seu carro. “Talvez este não seja o plano de carreira pra mim. Talvez houvesse uma razão pra eu ter sido salvo”, ele refletiu enquanto o seu carro girava descontroladamente. Depois de se recuperar, ele voltou pra faculdade e decidiu seguir ciências sociais. Isso, obviamente, não durou e ele logo ramificou-se no cinema, tendo estagiado em alguns estúdios importantes. Foi quando sua carreira realmente começou.

2. Loucuras de Verão não teria sido feito não fosse pel’O Poderoso Chefão

02
Loucuras de Verão foi a maior comédia de todos os tempos… Quando estreou nos anos 70. Porém, esse filme quase não aconteceu. Lucas tentou vender o roteiro pra todos os estúdios de Hollywood na época – duas vezes – e não houve compradores. Finalmente, a Universal disse que iria fazer o filme, se ele anexasse um bom nome nele. Felizmente, Francis Ford Coppola, que já era amigo e apoiava Lucas, tinha acabado de fazer O Poderoso Chefão. À luz do seu sucesso, qualquer estúdio faria o que ele quisesse. Lucas sabia disso e estendeu a mão a ele, e Coppola veio a bordo como produtor e influenciou o estúdio em começar este projeto.

3. Ele ama filmes experimentais

03
Lucas era – e ainda é – amante de filmes experimentais. Como um jovem cineasta, ele estava mais interessado nos estudos de movimento do que qualquer narrativa concreta. Isto acabou sendo um problema quando ele fez dois estágios em grandes estúdios. O primeiro foi pra Columbia. Incluindo ele, quatro estudantes foram selecionados pra vir a bordo da equipe e fazer vídeos de “por trás das câmeras”. Um colega disse que iria fazer um vídeo sobre o diretor. Outro disse que iria destacar o produtor. O outro disse que iria documentar os tratadores de animais. Sobrou Lucas. “Eu vou fazer sobre o deserto… Um pequeno poema, um filme abstrato sobre o deserto.” Naturalmente, Carl Foreman, seu supervisor, não gostou da ideia. Mas depois de um vai-e-vem estendido, ele finalmente deixou seu estagiário fazer o que quisesse. “E esse filme, mais tarde, se tornou Indiana Jones”, brincou Colbert.

4. Lucas não sabia que Star Wars era um grande sucesso até duas semanas depois do lançamento

04
Guerra nas Estrelas não era uma pílula fácil de engolir, especialmente pros executivos dos estúdios e cineastas ansiosos pra fazer o próximo grande filme “jovem”. Os executivos dos estúdios da 20th Century Fox não compraram, seus pares não compraram e, num certo ponto, aconselharam a Lucas não fazê-lo. Lucas mostrou sua ideia a cerca de 20 amigos em quem ele confiava, incluindo Martin Scorsese, Brian DePalma e Steven Spielberg. Todos eles – com exceção de Spielberg – não gostaram. “Que merda é essa de Força?” perguntou DePalma. Nessa época, a Fox estava à beira da falência, mas, felizmente pros futuros fãs de Lucas, o estúdio lhe permitiu prosseguir. As opiniões finalmente começaram a mudar quando o filme estreou como um enorme sucesso. Mesmo assim, Spielberg continuava cético. Ele sabia que as pessoas não devem julgar o sucesso de um filme pela primeira semana. Ele precisava de tempo pra atingir o seu público-alvo. Assim, Lucas fez uma viagem pro Havaí, onde ele descansou algumas semanas. Duas semanas depois da estreia, ele recebeu um telefonema mandando ele ligar a TV. Foi quando ele assistiu um relatório da CBS sobre fãs fazendo filas em quarteirões pra assistir Star Wars.

5. Ele está pronto para voltar aos filmes experimentais

05
Durante as perguntas depois do bate papo, um membro da audiência contou uma história sincera sobre um caderno que seu avô lhe deu antes de morrer. Todos esses anos, ele havia preenchido o diário com ideias de histórias, e agora ele tem 10 roteiros pra filmes em potencial. Ele terminou a história pedindo a Lucas que o ajudasse em qualquer projeto futuro, e Lucas respondeu com: “Eu estou aposentado”. Mas o que Lucas está fazendo com sua aposentadoria? Voltando ao seu primeiro amor, filmes experimentais. “Muitos dos meus amigos têm iates”, disse ele, e ele tem sido pressionado a comprar o seu próprio. No entanto, ele não está interessado em gastar seu dinheiro de Star Wars e Indiana Jones em luxos. “Eu vou desperdiçar todo o meu dinheiro fazendo filmes”, disse ele. E alguns deles – a maioria deles, na verdade – provavelmente nunca serão vistos pelo público.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário