quarta-feira, 25 de maio de 2016

Confira 10 filmes influenciados pela filosofia de Karl Marx

Karl Marx é uma das figuras mais influentes da história. Foi um filósofo, sociólogo, jornalista e, claro, um grande revolucionário socialista. Para a economia, Marx foi – e é ainda – uma grande influência, o seu entendimento sobre trabalho e capital é deveras utilizado e adaptado em todo o mundo.

Entre as diversas obras publicadas, os livros O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) são os que mais se destacaram. O primeiro serve para compreender a história dos homens na virada do século, assim como a mentalidade perversa do comunismo. Já o segundo – que no caso é um conjunto de livros – é considerado por muitos como um marco do pensamento socialista marxista. Conceitos economicos complexos como a mais valia, capital constante e capital variável estão presentes na obra.

Pensando na enorme história desse homem, separamos 10 filmes que, de uma forma ou de outra, retratam um pouco a filosofia de Marx. Se lembrar de mais algum, comente abaixo.

O Encouraçado Potemkin (1925) | Sergei M. Eisenstein

potemkin 
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

Outubro (1928) | Sergei M. Eisenstein

October-1 
Filme de comemoração ao 10º Aniversário da Revolução Soviética de 1917, na qual os Bolchevistas derrubaram o governo de Kerensky. Também conhecido como ‘Os Dez dias que Abalaram o Mundo’, foi realizado com recursos imensos, utilizando gente do povo que havia realmente participado da Revolução nas ruas.

Um Homem com uma Câmera (1929) | Dziga Vertov

Man-With-a-Movie-Camera 
Um experimento cinematográfico que foi considerado inovador para a sua época por utilizar várias técnicas até então pouco ou nada vistas. É um documentário que mostra um dia normal, totalmente típico, na cidade de Moscou.

Os Tempos Modernos (1936) | Charles Chaplin

Modern-Times 
Um operário fica louco com o ritmo intenso do trabalho braçal onde consegue o seu ganha pão. Demitido, acaba parando em um hospital. Quando sai, é confundido durante um protesto comunista e acaba preso. Em meio a toda essa confusão, ainda arruma tempo para ajudar uma jovem órfã.

Teorema (1968) | Pier Paolo Pasolini

teorema filme 
Um jovem chega misteriosamente e se hospeda na casa de uma família burguesa. Aos poucos, ele vai seduzindo a empregada, a mãe, o filho, a filha, e por ultimo o pai. Assim como veio, ele parte sem dar mais explicações, deixando um vazio de existência na casa. O que teria mudado com a passagem deste rapaz?

Z (1969) | Costa-Gavras

Z-Costa-Gavras 
Conheça o caso Lambrakis, onde a morte de um político foi encoberta vergonhosamente por políticos e policiais, na Grécia dos anos 60. Vencedor dos Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Edição, foi o primeiro filme a ser indicado também na categoria Melhor Filme.

Barry Lyndon (1975) | Stanley Kubrick

Barry-Lyndon-17 
Vencedor de quatro Oscar técnicos, o filme conta as aventuras de um irlandês que, expulso de seu país, tem por objetivo alcançar a aristocracia e conquistar a felicidade, jogando, duelando e utilizando a arma da sedução.

1900 (1976) | Bernardo Bertolucci

Novecento-1976 
O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século 20 até o fim da Segunda Guerra Mundial, focando na vida de duas pessoas: Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em pólos política e ideologicamente antagônicos. O plano de fundo é o intenso cenário político da época, com o fortalecimento do fascismo e, em oposição, as lutas trabalhistas ligadas ao socialismo.

Vida de Inseto (1998) | John Lasseter, Andrew Stanton

vida de inseto 
No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

Adeus, Lenin! (2003) | Wolfgang Becker

adeus lenin 
A mãe de Alexander, fiel devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, tem um ataque cardíaco ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha a Alexander que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo seria fatal. Com o peso na consciência pelo estado atual de sua mãe, Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia-a-dia do recente capitalismo no país.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário