quarta-feira, 6 de julho de 2016

10 filmes que usam a narrativa não-linear de modo incrível

Pulp Fiction é um dos filmes mais aclamados do diretor Quentin Tarantino, mas não é por menos. O longa quebrou padrões e trouxe ao cinema hollywoodiano uma nova perspectiva, mostrado que um filme não precisa ser extremamente quadrado e seguir o roteiro original com início meio e fim.

Claro que Tarantino não inventou isso, aliás, essa narrativa existe há muito tempo no cinema, só não era tão explorada. O filme francês “O Ano Passado em Marienbad” de 1961 dirigido por Alain Resnais é um exemplo disso, assim como o clássico “Cidadão Kane”, de Orson Welles da década de 40.

Pensando nessa “não-linearidade”, resolvemos criar uma lista com 10 filmes que se aproveitam dela para criar histórias envolventes do início ao fim, confira.

Cidadão Kane (1941) | Orson Welles

Orson Welles standing on stacks of newspapers in a scene from the film 'Citizen Kane', 1941. (Photo by RKO Radio Pictures/Getty Images) 
Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.

Rashomon (1950) | Akira Kurosawa

Rashomon 
Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros.

O Ano Passado em Marienbad (1961) | Alain Resnais

O Ano Passado em Marienbad 
 Num luxuoso e enorme palácio, transformado em hotel, entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugirem juntos. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram) no ano passado, em Marienbad.

O Poderoso Chefão II (1974) | Francis Ford Coppola

 Durante os anos 50, Michael Corleone está agora a frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a interessante história de Vito Corleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a contruir o seu império.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) | Woody Allen

Noivo Neurotico Noiva Nervosa 
 Uma inteligente comédia sobre um humorista judeu cheio de problemas (Woody Allen), que se apaixona por uma cantora em início de carreira (Diane Keaton). Vencedor de 4 Oscar importantes, como Melhor Filme, Diretor, Atriz (Diane Keaton) e Roteiro Original.

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994) | Quentin Tarantino

pulp fiction dance 
 Três histórias são apresentadas de forma não cronológica e se cruzam durante o filme. Em uma, conhecemos Vincent Vega e Jules Winnfield, dois mafiosos que devem fazer uma cobrança. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os boatos que rodeiam o caso. Em outra, Butch Coolidge é um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido, mas que surpreende a todos, vence e foge com o dinheiro da luta para provar o seu valor, sendo perseguido logo após. Palma de Ouro em Cannes.

Magnólia (1999) | Paul Thomas Anderson

magnolia filme 
 Um filme complexo onde nove histórias de nove diferentes pessoas por uma narrativa não-linear, aparentemente desconhecidas entre si, acabam cruzando-se em um dia qualquer no vale de San Fernando, na Califórnia.

Amnésia (2000) | Christopher Nolan

filmes filosoficos livre arbitrio 1 
 Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.

Cidade dos Sonhos (2001) | David Lynch

cidade dos sonhos espelhos 2 
 Nas avenidas de Los Angeles, verdade é mentira com ilusão. Em torno da indústria do cinema, personagens vivem suas fantasias surrealistas, desejos e esperanças frustradas, como a ingênua Betty (Naomi Watts), que chega do Canadá para se tornar atriz. Ela cruza com Rita (Laura Harring), que acaba de sofrer um acidente e sequer se lembra do seu próprio nome. Betty tenta ajudá-la a descobrir quem é. Em outra parte de Los Angeles, o diretor de cinema Adam Kesher está sendo convencido por dois estranhos irmãos, com pinta de mafiosos, a contratar uma atriz específica para seu filme.

Não Estou Lá (2007) | Todd Haynes

bob dylan 
 Bob Dylan, ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar. Interpretado por seis atores diferentes, Bob Dylan emerge de seu mundo caleidoscópico como um artista em fluxo.

Fonte: 1


Um comentário: