quinta-feira, 19 de setembro de 2013

14 ótimos filmes dos anos 30

No Tempo das Diligências

Combates com índios e duelos são presenciados e vividos por nove pessoas, que por motivos pessoais, embarcam em uma perigosa diligência através do Arizona.

Ladrão de Alcova

Os planos de um casal de ladrões contra uma executiva saem dos eixos quando um deles se apaixona pela vítima.

A Cruz dos Anos

Quando perde sua casa, um casal de idosos é obrigado a se separar temporariamente e se dividir nas casas de seus filhos.

A Mulher Faz o Homem

Jovem interiorano e idealista é eleito para o Senado e chega à capital americana cheio de sonhos e aspirações. Mas não demora para que ele descubra os verdadeiros interesses que movimentam seus colegas de congresso. Uma das obras-primas do diretor Frank Capra, famoso por traduzir no cinema o ideal americano da decência e bom-mocismo.

A Regra do Jogo

O aviador André Jurieux bateu recordes de vôo, mas só consegue pensar em sua amada Christine, mulher do aristocrata Robert de la Cheyniest. Jurieux consegue com um amigo um convite para a casa de campo em que o casal está dando uma grande festa de caça. Os sorrisos cordiais dos convidados escondem, porém, segredos e sentimentos, e o resultado disso é um assassinato.

Levada da Breca

David Huxley (Cary Grant), um paleontólogo com casamento marcado, vai jogar golfe com o objetivo de agradar seu oponente e facilitar a doação de 1 milhão de dólares para o museu onde trabalha. Até que conhece Susan Vance (Katharine Hepburn), uma rica herdeira acostumada a ter tudo o que quer, mas completamente inconseqüente. Susan decide se casar com David, mas para mantê-lo ao seu lado ela utiliza todos os recursos possíveis, transformando a vida do pacato homem em uma sucessão interminável de problemas.

M, o Vampiro de Dusseldorf

Um misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturar o serial killer então um grupo de foras-da-lei se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é julgado por um tribunal de criminosos e é acusado de ter quebrado a ética do submundo.

O Galante Mr. Deeds

O simplório e honesto Longfellow Deeds, de Mandrake Falls, em Vermont, acaba herdando uma fortuna imensa. Ele precisará ir para a cidade grande, mas lidará com pessoas que só pensam em se aproveitar de sua fortuna e humildade. Uma delas é a repórter Babe Bennett, que fica amiga de Deeds somente por estar atrás de uma boa história para seu jornal.

Paraíso Infernal

Enquanto espera por seu embarque, mulher pára num pequeno aeroporto na América do Sul, onde os pilotos entregam encomendas de correio através de uma montanha perigosa e estranhamente cheia de neblina.

Que Papai Não Saiba

O professor universitário Peter Morgan (James Stewart) encontra seu primo Keith (James Ellison) totalmente ébrio numa boite, e lógico, tem que avisar a sua mãe. Enquanto espera a chegada da tia, Peter assiste a cantora Francey (Ginger Rogers) e, automaticamente, fica apaixonado por ela. De forma impulsiva, Peter e Francey se casam e pegam um trem para visitar o pai. Porém, Peter tem medo da reação da sua família conservadora, e convence seu primo a se passar como namorado de Francey.

Sem Novidade no Front

Sete estudantes patriotas alemães apresentam-se como voluntários para o serviço militar em plena Primeira Guerra Mundial. Baseado no conto honônimo de Erich Maria Remarque, ''Sem Novidade no Front'' é um filme pacifista, considerado o maior filme anti-guerra de todos os tempos, que mostra a loucura e futilidade da guerra. Mesmo muitos anos após o seu lançamento, continua sendo um tema atual e dominante nos países que sofreram e sofrem com a guerra. Vencedor dos Oscars de melhor filme e direção. A mesma história ganhou uma versão televisiva intitulada ''Adeus à Inocência''.

Uma Cidade Que Surge

Wade Hatton (Errol Flynn) leva um grupo de colonos para Dodge City. No caminho se apaixona por Abby (Olivia de Haviland), mas se afastam quando o irmão dela morre em um acidente. Ao chegar na cidade, percebendo que bandidos dominam o local decide ficar se tornar xerife.

Do Mundo Nada Se Leva

Alice Sycamore (Jean Arthur) deseja apresentar Tony Kirby (James Stewart), seu noivo, à sua família, mas como ele provêm de uma família rica e influente e a sua é composta de pessoas extrovertidas e um tanto lunáticas, há um choque de comportamentos. Para completar, Anthony P. Kirby (Edward Arnold), o pai do seu noivo, já comprou todos os imóveis da região onde a família de Alice vive para um importante empreendimento, com exceção da casa de Alice. Sem este imóvel o projeto não pode ir adiante e, como há uma recusa em vender, este posicionamento gera um clima desfavorável entre as duas famílias.

Imitação da Vida

A branca Beatrice e a negra Delilah são duas grandes amigas nos EUA dos anos 30, quando a discriminação racial ainda era um grave problema social. As duas enfrentam o preconceito e os problemas que têm com suas respectivas filhas, principalmente com Peola, filha de cor clara da negra Delilah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário