segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Filmes baseados em peças de Shakespeare

Séculos se passaram desde que o bardo britânico, William Shakespeare, publicou seus trabalhos pela primeira vez. E mesmo com tantos anos de existência, suas peças continuam sendo referência para o teatro e o cinema.

Comédias adolescentes, animações, ficções científicas e até mesmo filmes de ação já buscaram inspirações nos muitos trabalhos do escritor.

Conheça alguns clássicos do cinema que são inspirados em peças de Shakespeare:

Ela é o Cara (She's The Man)

Baseada em: Noite de Reis
Na comédia original, a jovem Viola é separada de seu irmão gêmeo após um naufrágio e se disfarça como o Cesário. Ela passa a atuar como intermediária para um duque, por quem acaba se apaixonado, ao mesmo tempo em que a amante deste se apaixona por sua persona masculina. A versão cinematográfica manteve a confusão amorosa, mas ambientada em um colégio americano.

Ela é o Cara (Foto: .)
O Rei Leão (The Lion King)

Baseada em: Hamlet
A maior parte da história e várias cenas-chave permanecem intactas, com a Dinamarca substituída pela savana africana e com animais no lugar de pessoas. O final é bem diferente e os números musicais também não existiam, mas o resto está tudo lá.

O Rei Leão (Foto: .)
Amor, Sublime Amor (West Side Story)

Baseada em: Romeu & Julieta
Troque a Itália por Nova York, substitua as famílias ricas por duas gangues rivais, adicione alguns números musicais e você tem a receita de um grande sucesso. É raro a adaptação de uma história com séculos de existência se tornar tão famosa quanto o material original, mas Amor, Sublime Amor chegou perto. O amor proibido de Romeu e Julieta ganhou novos elementos como questões raciais, imigração e conflito de classes, tornando este um dos grandes clássicos do cinema.

Amor, Sublime Amor (Foto: .)
Garotos de Programa (My Own Private Idaho)

Baseada em: Henrique IV e Henrique V
Estrelado por River Phoenix e Keanu Reeves, o filme do diretor Gus Van Sant acompanha a vida de dois garotos de programa na Portland dos anos 1990. As referências shakespearianas estão bem diluídas no filme, mas alguns dos diálogos são retirados diretamente das obras originais.

Garotos de Programa  (Foto: .)
Planeta Proibido (Forbidden Planet)

Baseada em: A Tempestade
Os elementos sobrenaturais da peça são substituídos por forças alienígenas nesta versão sci-fi. Em vez de uma ilha isolada, os personagens estão presos em um planeta alienígena, mas sem perder os principais temas do original. Este clássico do cinema serviu de referência para todos os outros filmes do gênero que vieram depois.

Planeta Proibido (Foto: .)
Romeu Tem Que Morrer (Romeo Must Die)

Baseada em: Romeu & Julieta
A briga familiar dá lugar a uma briga racial, enquanto as lutas de espadas dão lugar a armas e artes marciais. Jet Li vive o Romeu que se apaixona pela filha do líder de uma gangue rival.

Romeu Tem Que Morrer  (Foto: .)
Ran

Baseada em: Rei Lear
O diretor Akira Kurosawa não mediu esforços na sua versão de uma das grandes tragédias da língua inglesa. Em 1985, ano do lançamento, foi considerado o filme japonês mais caro já produzido. O longa adiciona elementos ocidentais à trama e amplia o impacto das decisões do rei, mas sem se afastar dos temas centrais da peça.

Ran (Foto: .)
Jogo de Intrigas (O)

Baseada em: Othello
A história de manipulação, ciúme e assassinato sai de Veneza e é ambientada em um colégio americano. O filme é bem fiel à peça, atualizando os nomes dos personagens para versão mais atuais – Iago vira Hugo e Othello, Odin - sem deixar de lado a questão racial e o final trágico.

Jogo de Intrigas  (Foto: .)
Volta Por Cima (Get Over It)

Baseada em: Sonho de uma Noite de Verão
Berke (Ben Foster), um popular jogador de basquete, acaba de levar um for a da sua namorada. Na tentativa de reconquistá-la, se inscreve para trabalhar na peça da escola, uma versão musical de Sonho de uma Noite de Verão, mas acaba se envolvendo com Kelly (Kirsten Dunst), a irmã de seu melhor amigo.

Volta Por Cima (Foto: .)
10 Coisas que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You)

Baseada em: A Megera Domada
A jovem Bianca (Larisa Oleynik) está procurando alguém que esteja disposto a leva-lá à festa de sua formatura, mas seu pai só permitirá que ela vá se sua irmã mais velha e rabugenta, Kat (Julia Stiles), for também. A única solução é contratar um pretendente. O filme é uma das adaptações mais fiéis ao trabalho de Shakespeare e ainda revelou dois grandes atores: Heath Ledger e Joseph Gordon-Levitt.

10 Coisas que Eu Odeio em Você (Foto: .)
E no inédito “Eyes of the Beholder” desta segunda-feira, 17 de fevereiro, às 23h, Grimm presta sua homenagem à obra do escritor. O décimo episódio da terceira temporada é inspirado na peça O Mercador de Veneza.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário