Às vezes o sucesso de um filme ou
personagem é tão grande que os diretores decidem fazer uma continuação,
achando que a fórmula irá se repetir, o que nem sempre acontece e
ficamos desejando que nunca tivesse sido feita uma continuação.
Em pesquisa alguns leitores citaram
os seguintes: Velozes e furiosos, Esqueceram de mim, Olha quem está
falando, A múmia, Hanibal, Karate Kid, Jurassic Park, Jogos Mortais,
Premonição.
Vou citar a minha lista pessoal de filmes que foram estrondos de sucesso, e deveriam ter parado no primeiro.
10º Segundas intenções (Cruel Intentions), de Roger Kumble – 1999
O
primeiro filme é tão bem feito e com um elenco de primeira, que não sei
por qual motivo tentaram investir no fracasso que é o segundo
lançamento, fiquei com tanta raiva que nem me animei para ver o terceiro
que saiu.
09º Miss simpatia (Miss Congeniality), de Donald Petrie – 2000
Lembro
que quando assisti esse filme pela primeira vez quase morri de rir na
cena final de coroação no concurso de Miss EUA, Sandra Bullock estava
ótima no papel, já “Miss simpatia 2-armada e poderosa” não tem o mesmo
efeito, perdendo um pouco da graça.
08º Instinto selvagem (Basic Instinct), de Paul Verhoeven – 1992
Quem não lembra da famosa cruzada de pernas sem calcinha de Catherine Tramell (Sharon Stone) nesse primeiro filme?
Eles aproveitam a
mesma personagem para”Instinto selvagem 2”, apesar de ela estar cada
vez mais sensual a história é confusa e meio sem pé nem cabeça, o que
acaba desagradando um pouco.
07º Se eu fosse você, de Daniel Filho – 2006
Como
citei no começo, fica previsível quando usam a mesma história para se
fazerem um segundo filme, por mais que eu goste desse primeiro e o
segundo não me desagrade tanto, porque tem Gloria Pires e Tony Ramos
sempre bem nos seus papéis, a fórmula é repetida e já sei as situações
que isso vai gerar, fica previsível ao meu ver.
06º Matrix (The Matrix) de Andy Wachowski e Lana Wachowski – 1999
Esse
filme se tornou uma sensação quando foi lançado o primeiro, seus
recursos técnicos acabaram sendo copiados em vários outros filmes, como
“As panteras”, “O tigre e o dragão” e o besteirol “Todo mundo em pânico”
por exemplo.
No
entanto “Matrix Reloaded” acho totalmente dispensável, o roteiro é
confuso e se perde, se torna uma passagem para fecharem com chave de
ouro o último “Matrix Revolutions”.
05º Antes do amanhecer (Before Sunrise), de Richard Linklater – 1995
A
primeira versão do filme até consigo gostar, mas o reencontro desse
casal em “Antes do por do sol”, gera algumas DRS que minha paciência
esgotou ao ver, Ethan Hawke está velho nesse filme e Julie Delpy deu uma
boa emagrecida para essa continuação.
04º 8mm – Oito Milímetros (8MM), de Joel Schumacher – 1999
A
história é muito boa desse primeiro filme e entra nos universo dos
“Movie Snuff”, pena que para a continuação nem um roteiro decente eles
tinham e o universo desses filmes nem citado é.
03º Efeito borboleta (The Butterfly Effect), de Eric Bress e J. Mackye Gruber – 2004
Não
esperava muito desse filme por ter Ashton Kutcher (que não acho tão bom
ator) no papel principal, mas foi uma grata surpresa ver que o filme é
muito bom.
Agora
nem sei o que falar do segundo filme, erraram feio em tudo, um amigo
meu de cinema sempre diz: “Não há bom ator que salve um péssimo
roteiro”, esse é um exemplo clássico.
Por esse motivo não tive curiosidade de ver o terceiro filme.
02º O diário de Bridget Jones (Bridget Jones’s Diary), de Sharon Maguire – 2001
Renée
Zellweger se tornou uma sensação entre as estrelas por seu desempenho
nesse filme, já “O diário de Bridget Jones 2 – no limite da razão”,
tirando poucos momentos engraçados o filme peca por um roteiro fraco e
piadas prontas e sem nexo.
Detalhe:
já está em fase de produção o terceiro volume em que a atriz afirmou
que não vai engordar de novo para fazer o papel, esperamos que dessa vez
não errem no roteiro.
01º O talentoso Ripley (The Talented Mr. Ripley), de Anthony Minghella – 1999
Foi
um nos primeiros filmes que vi com Matt Damon que me surpreendeu com
sua atuação, na verdade esse filme é uma refilmagem de um clássico de
1960 estrelado por Alain Delon “O sol por testemunha” dirigido por René
Clément.
Nem
mesmo colocar John Malkovich no papel título de “O retorno do talentoso
Ripley”, segura a vontade de você desligar seu DVD e amaldiçoar o
roteirista.
Fonte: 1
Matrix sem continua??? tipo ler o livro pela metade???
ResponderExcluir