quarta-feira, 20 de agosto de 2014

12 fatos rápidos que você talvez não saiba sobre Os Cavaleiros do Zodíaco

Quem é da mesma geração que eu, com toda certeza passava todas as tardes ansioso para ver essa turma unida na falecida TV Manchete. A história de 5 órfãos destinados a proteger a Deusa Athena e, consequentemente, enfrentar todos os perigos pelo caminho (e olha que são muitos).

Falar mais sobre CDZ é desnecessário, não é? A história todos sabem, mas alguns desses fatos abaixo provavelmente é desconhecido por você, então vamos lá.

12 – O Início

12
A saga começou com a publicação do mangá Saint Seya no Japão em 1986. O anime, adaptado pela Toei Animation, foi transmitido de 1986 a 1989, no Japão, e em diversos outros países nos anos seguintes. Entre os países onde o anime teve maior popularidade e aceitação estão França e os países da América Latina, especialmente no Brasil.

11 – Masami Kurumada

11
Nascido em Tóquio, em 1953, escritor e ilustrador que criou dezenas de mangás. Apesar de vários trabalhos, sua fama mundial se deve exclusivamente ao sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya).

10 – Megamito

10
Ao contrário do que é pensado por muitos, Cavaleiros do Zodíaco não é baseado puramente na mitologia grega. Também pega aspectos da mitologia nórdica e entradas específicas que se tornam mais claras em um livro escrito pelo próprio Kurumada, chamado “Megamito” – boa sorte para encontrar esta relíquia…

9 – Estante cheia

9
Você pode guardar tudo em uma única pasta no seu computador, mas se você escolher comprar os episódios em DVD para sua coleção nada humilde, se prepare… Saint Seiya rendeu um total de 28 volumes (mangá). Os 18 primeiros foram adaptados em 114 episódios do anime (conhecidos como saga clássica). Os 10 finais foram adaptados em 31 OVAs.

8 – Público-alvo

8
“Coisa de criança, com certeza.” Aí que você se engana… Devido às histórias com muita mitologia, o público-alvo de CDZ são adolescentes.

7 – Fama em casa, nem pensar

7
Apesar da popularidade mundial, tanto para o anime como para seu criador, no Japão, berço das histórias – e do criador – Kurumada não é muito famoso.

6 – Coleção completa

6
Além dos mangás e anime citados em ponto anterior aqui nessa lista, CDZ também conta com o mangá Os Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G, Saint Seiya: Next Dimension, Saint Seiya: The Lost Canvas e Saint Seiya Omega, com a história da geração seguinte à de Seiya. Ainda existem cinco filmes da saga, um livro e um musical. (Isso sem contar o filme que ainda está para ser lançado).

5 – Mapa

5
A história se passa na Terra, nas Doze Casas que precedem o Santuário – em área não identificada da Grécia. Mas também há momentos em que a história se estende para outros lugares, como a Sibéria e até mesmo Asgard.

4 – E o vencedor é…

4
Os Cavaleiros do Zodíaco foi considerada a melhor série no Anime Grand Prix de 1987.

3 – Produtos

3
Apesar de não ser tão extremamente popular nas prateleiras das lojas hoje em dia, a década de 1990 foi forrada com produtos dos Cavaleiros, sendo os bonecos os principais. Hoje ainda é possível encontrar figuras de ação, especialmente devido às continuações do anime e novos públicos atingidos. Também houve um álbum de figurinhas – que o meu está completo e plastificado – e ainda há jogos para o PS2, PS3, além de zilhões de jogos online criados por fãs.

2 – Filhotes

2
Kurumada não parou nos santos guerreiros… Os Cavaleiros do Zodíaco serviram como uma mega inspiração para o escritor e ilustrador para B‘Tx, além de vários outros animes e mangás por outros criadores que declararam abertamente ter se inspirado na famosa obra de Kurumada.

1 – Algo não se encaixa…

1
A saga de Asgard não foi criada diretamente por Kurumada. Como a produção do anime já estava praticamente acompanhando a do mangá, Kurumada não quis começar as animações de uma história que nem tinha terminado de escrever (Posseidon), por isso, a Toei Animation, baseada no filme do CDZ, A Grande Batalha dos Deuses, criou a saga para Kurumada ter tempo de terminar a saga de Poseidon.


Fonte: 1


Um comentário: