terça-feira, 19 de agosto de 2014

8 mensagens escondidas em filmes famosos

Moviemaking é um processo extremamente colaborativo – onde centenas de pessoas contribuem para um filme enquanto ele viaja do script para a tela. Mesmo que o sucesso ou o fracasso de um projeto seja muitas vezes atribuído aos pontos fortes e fracos do escritor, diretor e elenco principal, inúmeros profissionais deixam sua marca em cada filme. No entanto, ao longo do tempo, essas marcas são um pouco mais literais.

Para ser claro, os filmes da nossa lista são mais do que Easter Eggs simples (como a gravura egípcia de R2-D2 e C-3PO em Os Caçadores da Arca Perdida). Para nossos propósitos, estamos focando em quadros, texto e áudio literalmente escondidos em cada filme.

Dito isto, a lista não é exaustiva, então, uma vez que você teve a oportunidade de ler nossas escolhas, compartilhe suas mensagens ocultas favoritas nos comentários.

8 – SFX

8
Filme: O Rei Leão (1994)
Mensagem: S-F-X (ou, possivelmente, S-E-X)
História: Quando Simba se solta sobre um penhasco, uma nuvem de poeira é empurrada no ar – quando, por um breve segundo, uma série de três letras controversas aparecem. Durante anos, a estrutura foi analisada como uma mensagem subliminar (SEX), destinada a promover a sexualidade para as crianças. No entanto, os animadores do filme alegaram que as letras foram destinadas para soletrar SFX – um aceno para o departamento de efeitos especiais do filme.

Não há nenhuma maneira de saber se a intenção inicial era soletrar sexo ou SFX. A Disney poderia ter concebido a explicação SFX após o fato, a fim de acabar com a indignação de pais preocupados.

7 – Romenos em reverso

7
Filme: De Olhos Bem Fechados (1999)
Mensagem: Música “Masked Ball”
História: Depois de chegar a uma mansão rural, Bill (Tom Cruise) é testemunha de um ritual satânico. Para a cena, Stanley Kubrick recorreu à obra do compositor Jocelyn Pook, após sua canção “Backwards Priests” ter sido utilizada em pré-produção para projetar a cena de orgia.

Como resultado, uma faixa de Pook, “Masked Ball”, desempenha durante o ritual satânico, e inclui uma liturgia ortodoxa romena ao avesso.

6 – Não fale sobre o Clube da Luta

6
Filme: Clube da Luta (1999)
Mensagem: Frames de Tyler Durden (e um pênis)
História: Tyler Durden (Brad Pitt) revela que, enquanto trabalhava como projecionista de cinema, ele intencionalmente emenda imagens de órgãos genitais masculinos em filmes – que eram quase imperceptíveis para os espectadores. Para o filme Clube da Luta, o diretor David Fincher utilizou uma abordagem semelhante, mas, além de uma imagem autônoma, ele também incluiu quatro breves lampejos de Durden em cenas antes da apresentação oficial do personagem.

De acordo com Fincher, o propósito dos quadros subliminares era mostrar que “o nosso herói é a criação de Tyler Durden em sua própria mente, por isso neste momento ele só existe na periferia da consciência do narrador.” Além dos flashes de Durden, Fincher também prenunciou uma reviravolta da história com uma etiqueta sutil em um telefone público que o narrador usa depois de seu apartamento ser destruído – “Não é permitido receber chamadas”. Momentos depois, Tyler Durden liga para o telefone público.

5 – Cuspindo na tradução

5
Filme: A Lenda de Ron Burgundy (2004)
Mensagem: Restaurante “Escupimos en su Alimento”
História: Após as tensões aumentarem na estação, Veronica Corningstone (Christina Applegate) visita um restaurante mexicano com outras mulheres da KVWN. O restaurante que as senhoras visitam é o “Escupimos en su Alimento” – que, traduzido em espanhol, significa “cuspimos na sua comida.”

Dado o talento por trás das cenas, incluindo o produtor Judd Apatow, roteirista / diretor Adam McKay, e escritor / estrela Will Farell, não deve vir como uma surpresa completa que uma das piadas mais engraçadas (em um filme já altamente citável) é também aquela que a maioria dos espectadores americanos vão perder inteiramente.

4 – Placas personalizadas

4
Filme: Matrix Reloades (2003)
Mensagem: Placas dos carros
História: Normalmente nos filmes, placas são projetadas para se misturar com a paisagem sem pensar duas vezes. No entanto, na trilogia Matrix, muitas das placas de veículos são referências de taquigrafia para as escrituras religiosas. No início de Reloaded, a placa do Agente Smith lê “IS5416,” o que corresponde a Isaías 54:16: “Eis que eu criei o ferreiro, que sopra o fogo de brasas, e produz uma arma para a sua finalidade… Além disso, criei o devastador para destruir.” Da mesma forma, durante a sequência de perseguição na rodovia, a placa de Cadillac de Trinity é “DA203″, o que corresponde a Daniel 2:03: “Ele disse-lhes: “Eu tive um sonho que me perturba e Eu quero saber o que significa.”
Claro, placas não são as únicas referências a textos religiosos da série Matrix, uma vez que, entre outros, Nabucodonosor (o nome da nave de Morpheus) também foi um rei babilônico.

3 – Morse e Macaco

3
Filme: King Kong (2005)
Mensagem: Tradução de Código Morse
História: Inúmeros filmes dependem de diálogo ou legendas para explicar informação não-verbal e não-visual para os espectadores. Como resultado, o público raramente pensa duas vezes quando vê um ator receber (ou enviar) uma mensagem por meio de código morse – aceitando que qualquer som irá corresponder ao que os personagens estão relatando na tela.
No entanto, no caso do remake de Peter Jackson para King Kong, o diretor incluiu uma mensagem para cinéfilos experientes que realmente tiveram tempo para fazer um trabalho de tradução. Pouco antes de chegar a Ilha da Caveira, o capitão do SS Venture, Englehorn, intercepta uma mensagem codificada pedindo a prisão de Carl Denham (Jack Black). No entanto, o código sonoro não diz nada sobre a prisão e lê: “Mostre-me o macaco!” – uma mensagem escondida exagerada em honra ao macaco titular do filme que provavelmente fará com que os leitores pensem duas vezes da próxima vez que virem o código morse representado na tela.

2 – Fantasmas no flash

2
Filme: Sunshine (2007)
Mensagem: Um membro falecido da Icarus I
História: Enquanto em sua missão para o Sol, a tripulação da Icarus II recebe um sinal de socorro da sumida Icarus I e decide encontrar a nave. Quando Capa (Cillian Murphy), Searle (Cliff Curtis), Harvey (Troy Garity), e Mace (Chris Evans) estão a bordo do Icarus I, as lanternas brilham periodicamente diretamente para a câmera (e para a platéia). Em cada fase, cerca de 49 minutos de filme, o diretor Danny Boyle emendou em quadros ocultos de (já falecidos) tripulantes da Icarus I.

A justaposição é especialmente assustadora – uma vez que as fotos são de uma festa com tema havaiano feliz que ocorreu antes dos acontecimentos infelizes que levaram ao fim da Icarus I. Searle encontra a foto do grupo completo (a partir da qual cada flash é tirado) mais tarde no filme. Boyle não discutiu os quadros ocultos oficialmente, mas os flashes certamente funcionam como uma forma subliminar de definir os membros da audiência.

1 – Evila Lits S’ti

1
Filme: Cloverfield (2008)
Mensagem: “It’s Still Alive” (Ainda Está Vivo)
História: Nos momentos finais de Cloverfield, Rob e Beth procuram refúgio da criatura debaixo do Central Park Greyshot Arch. Momentos depois, um ataque aéreo enterra o casal (e a câmera) em escombros da ponte – presumivelmente matando o monstro de Cloverfield. No entanto, após os créditos do filme, o diretor Matt Reeves incluiu uma breve peça de áudio distorcido que leva a um resultado diferente. Quando invertida, a gravação de áudio (que soa como um relatório de missão militar) afirma claramente: “It’s Still Alive” – indicando que a criatura não foi morta no ataque aéreo (ao mesmo tempo, preparando o palco para um possível, embora ainda a ser lançado, Cloverfield 2).

Além disso, a mensagem de áudio não é o único segredo em Cloverfield – o filme também contém três quadros ocultos de filmes de monstros clássicos: Them!, The Beast from 20,000 Fathoms, e King Kong.


Fonte:1


Nenhum comentário:

Postar um comentário