sábado, 13 de setembro de 2014

10 melhores personagens de captura de movimento

Esse post está um pouco atrasado, já que queríamos lançá-los junto com o filme das Tartarugas Ninja, graças ao óbvio conteúdo em Captura de Movimentos, mas como o filme acabou não sendo nada demais, nós decidimos esperar um pouco.

Mas agora está aqui, finalmente depois de analisar diversas interpretações em captura de movimento, ou MoCap se preferir, fizemos a nossa lista com as 10 melhores performances nesse estilo de atuação.

Essa lista vale tanto para animações, games e cinema e se você já quer um spoiler bem óbvio sobre nossa lista, temos 3 posições com o Andy Serkis, e pelo menos em outras duas posições ele está envolvido de alguma forma.

Então, preparados para a lista? Vamos ver os 10 melhores personagens de captura de movimento.
10
Se antes de 2012 você preferia o Hulk do Lou Ferrino pintado de verde das séries de décadas atrás, eu até não te julgaria, visto que o Hulk de Ang Lee e mesmo o Hulk da Marvel com Edward Norton não eram exatamente perfeitos.

Mas depois da estreia de Os Vingadores é impossível não achar que aquele Hulk é o melhor Hulk já feito até agora, o trabalho de Mark Ruffalo como Bruce Banner estava impecável, mas por trás das câmeras, seu trabalho com a captura de movimento do Hulk foi ainda melhor.

O mais interessante é que em Os Vingadores 2 – A era de Ultron, que deve estrear em Maio do ano que vem, Mark Ruffalo está recebendo um suporte de ninguém menos que Andy Serkis, para criar o novo Hulk, e alias, o próprio Serkis está fazendo um personagem misterioso no filme. Vamos ver se o Hulk que já era bom, fica melhor o ano que vem.
09
Integrante de uma produção por si só marcante, o dragão Smaug, tem personalidade para lá de própria. Feito por Benedict Cumberbatch, o lendário dragão ganhou as caras e bocas do ator britânico em O Hobbit: A Desolação de Smaug. Além dos movimentos faciais Cumberbatch ainda fez as ações corporais, andando literalmente de quatro e fazendo cara de mal no chão do estúdio. A propósito, ele também é responsável pela dublagem do Necromante no filme.

“Os animadores precisaram transpor os elementos de Benedict que eram essenciais para a cena, como expressões faciais”. David Clayton, membro da equipe que criou o monstro.
Tudo bem que Benedict Cumberbatch estava muito bem supervisionados por Andy Serkis e Peter Jackson, que são mestres na arte do MoCap, mas isso não deixa o trabalho dele menos impressionante, alias, a cena em que ele elogia seus atributos físicos com “My teeths are swords, my claws are spears, my wings are a hurricane!” já é bem marcante, agora é só esperar o terceiro e último filme da franquia O Hobbit pra ver o que mais vai sair do Smaug.

Vídeo abaixo mostra como rolou o trabalho de MOCAP feito pelo ator e pela Weta Digital:
08
O primeiro game comentado nessa lista não podia ser outro que se não The Last of Us, aquele que foi considerado por nós como o melhor jogo da última geração e quem sabe o melhor jogo de todos os tempos, tem também uma das melhores capturas de movimento da história dos games.
Não conseguimos separar quem está melhor na captura de momento, se o Joel, interpretado pelo grande Troy Baker, cuja a voz é conhecida por centenas de Gamers, já que ele faz vários personagens em vários jogos, ou se a Ellie, interpretada pela bonitinha Ashley Johnson, que pode ser conhecida também como a “garçonete de Nova York” em Os Vingadores!
Tanto Troy Baker quanto Ashley Johnson fizeram um trabalho acima da média em The last of Us, por isso ficam empatados na 8° posição, mas é difícil elogiar ainda mais o jogo e suas interpretações do que eu já fiz em meu review ao game, cujo o link você vê acima.
Abaixo você vê os dois em ação com suas roupinhas de captura:
07
Lançado em 2005, King Kong, com direção de Peter Jackson “recebe” vida para o seu personagem título, através do pioneiro na captura de movimentos Andy Serkis.
Atualmente, Serkis é extremamente reconhecido por esse tipo de trabalho, o ator deu expressão em todos os sentidos ao personagem no remake, desde o facial ao corporal. Perto de completar 10 anos de lançamento a tecnologia usada naquela época, atualmente não é tão diferente da que usam hoje, especialmente porque o ponto alto do um gorila de 7,5 metros daquele filme era Andy Serkis, e ele continua trabalhando muito bem.
A qualidade de King Kong na telona rendeu ao longa-metragem um Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
06
Steven Ogg, esse é o nome do ator que performou a captura de movimento de Trevor Philips para GTA V, um dos melhores e mais bem feitos jogos lançados nos últimos anos. Ogg é conhecido por papeis pequenos em séries como Law & Order e Person of Interest, mas fez um trabalho impecável e marcante com aquele que provavelmente é o melhor personagem de toda a franquia GTA.
Trevor é tão insano que jogando com ele toda o pensamento mega destrutivo que temos contra o mundo, quando estamos em GTA, soa bem coerente.
Além de Ogg ser extremamente carismático e simpático, sua atuação como Trevor é irrepreensível, indo desde os trejeitos físicos de alguém perturbado, até o tom assustador e perturbador de sua voz.
Eu certamente queria ver Steven Ogg em mais papéis.
05
Lançado em 2009, Avatar, com direção de James Cameron, veio com inúmeras promessas de “revolução” quanto ao assunto efeitos visuais, e podemos dizer que pelo menos nesse sentido as promessas foram entregues.
Com uma mistura entre o universo real e o mundo de Pandora, a captura de movimentos e a computação gráfica foram amplamente explorados nessa que agora vai se tornar uma grandiosa franquia. Agora o destaque de tudo aquilo foi Neytiri, princesa de Pandora.
Quando estávamos vendo a alien azul tribal em tela, na verdade o que víamos era o trabalho de Zoë Saldana, que além de emprestar sua voz à personagem, ela empregou grande empenho na captura facial e corporal da mesma.
Assim como outros nessa lista, Avatar também levou o Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais, além de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
04
Uma das melhores coisas no ótimo Piratas do Caribe 2 e uma das poucas coisas legais no terrível Piratas do Caribe 3 foi o personagem Davy Jones, interpretado pelo ótimo Bill Nighty. Jones foi um desafio para a tecnologia da época, porque o personagem além de ser um mocap para atuar frente a frente com um Johnny Depp especialmente inspirado, era um personagem humanoide que tinha que aparecer em diversas cenas, com closes e durante o dia.
Por sorte, o Davy Jones, embora quando assistimos hoje em dia não esteja perfeito, ele ao menos está crível o suficiente para um filme da época e não faz feio especialmente quando pensamos que não foi a Weta que o criou, e esse tipo de tecnologia ficou na época como especialidade quase exclusiva dela.
Vale dizer que o Bill Nighty criou um Davy Jones tão bom (e com um ótimo sotaque), que o próprio Peter Jackson convidou Nighty para viver nos cinemas o dragão Smaug na trilogia O Hobbit, como podemos ver nessa própria lista, o papel acabou nas mãos do Benedict Cumberbatch, mas ainda assim Nighty era uma ótima escolha.
“Do youa feiar deatha?”
03
Elizabeth é um caso complicado para estar nessa lista, não porque ela não seja feita através de MoCap, mas porque quem fez a captura de movimentos e quem faz a voz de Elizabeth são duas mulheres diferentes, mas ela é uma personagem tão extraordinária em um jogo tão sensacional que não dá para não incluir aqui na posição em que ela merece estar.
Cortnee Draper é a responsável pela voz doce da personagem, enquanto Heather Gordon é a atriz que fez as capturas de performance, se formos pensar, ainda há uma terceira mulher na composição da personagem, que é a cosplayer Anna Moleva que emprestou os detalhes do seu rosto para ela.
O fato é que por mais que Cortnee seja extremamente carismática e tenha dado uma atuação vocal incrível para Elizabeth, ela nem sequer é uma dubladora profissional muito menos uma atriz, portanto seria difícil ela fazer a captura de movimento da personagem, enquanto Heather Gordon é uma atriz física talentosíssima, que deu o tom certo para transformar a personagem em quem ela é e a ajudar Bioshock Infinite ser o fenômeno que se tornou e um dos meu games favoritos em todos os tempos.
Elizabeth é a personagem mais bem feita de qualquer jogo de videogame e é um padrão a ser alcançado.
02
Estrela da nova versão de O Planeta dos Macacos: A Origem (2011), de Rupert Wyatt e de Planeta dos Macacos: O Confronto, que estreou em 24 de julho desse ano, de Matt Reeves, Cézar ou Caesar, é mais um personagem na lista de Andy Serkis a se utilizar da captura de movimentos.
Serkis ressaltou na época do lançamento do primeiro filme, que apesar dos efeitos especiais serem semelhantes, o trabalho para dar vida a Caesar e King Kong, foi completamente diferente, o que exigiu dele uma aplicação ainda maior ao projeto.
O ator fez um intenso treinamento para assimilar os movimentos de um chimpanzé apresentado nos filmes. Uma das novidades para o novo filme em relação a tecnologia utilizada, é que as tais roupas tecnológicas de MoCap agora tem maior resistência a água e a movimentos bruscos, o que proporciona uma qualidade ainda melhor ao trabalho de Serkis, em parceria com os efeitos visuais.
O vídeo abaixo mostra Serkis e outros atores durante o trabalho de captura:
01
Chegamos então ao primeiríssimo lugar!
Quando nós dissemos que Andy Serkis é o mestre do MoCap nós não estávamos brincando, novamente com Andy Serkis como interprete, Smeagol/Gollum é um dos mais marcantes personagens da trilogia O Senhor dos Anéis e mais recentemente foi visto ao lado de Bilbo Bolseiro na trilogia O Hobbit.
Tendo vivido o personagem pela primeira vez em 2001, sem dúvida foi aí que todo o interesse e a consequente evolução do ator nesse tipo de projeto, começaram. Não só o interesse do ator pelo MoCap, mas o interesse de todo o mundo e de todos os estúdios de cinema. Antes o MoCap ou era considerado uma espécie de evolução da rotoscopia ou era visto como uma arte menor e menos complexa, Andy Serkis e seu trabalho junto com os artistas de CGI da Weta sozinho mudaram esse conceito e trouxeram uma evolução extremamente usada pela indústria hoje em dia.

Se Benedict Cumberbatch andou de quatro para Smaug, Serkis, rastejou, gritou, fez as mais performáticas e marcantes expressões faciais de um personagem do estilo. Hoje em dia, Serkis que começou com o Smeagol, faz zilhões de personagens iguais e dá aula a atores que querem fazer o mesmo, mas de fato, nada ainda superou em qualidade e em impacto o seu trabalho em Senhor dos Anéis.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário