terça-feira, 9 de setembro de 2014

6 imagens sexuais escondidas em seus filmes favoritos

Tudo é sobre sexo. Pelo menos é o que os filmes gostam de nos dizer. Embora seu trabalho não seja mais a força dominante na psicologia, as teorias de Sigmund Freud que apontam praticamente todos os aspectos de nossas vidas com sexo permanecem proeminentes na cultura popular.

Psicologia freudiana, em geral, atribuindo grande importância para o desenvolvimento da infância, tende a encaixar uma narrativa cinematográfica convencional muito melhor do que as ideias mais modernas do campo. E essa é a realidade dos elementos mais conhecidos de suas teorias; a preocupação total com a genitália masculina.

Símbolos fálicos estão por toda parte em filmes. Pode ser uma piscadela para o público, que é o equivalente subtextual a gritar “haha, é um pouco parecido com um pênis, mas é engraçado porque não é verdade” e manteve comédias alimentadas durante anos. Ou pode simplesmente ser empregado como abreviação básica para a masculinidade; toda vez que um personagem usa uma arma grande, é imediatamente chamado no símbolo fálico.

Ocasionalmente, porém, temos um filme que trabalha em algumas imagens fálicas mesmo mais abertamente para um propósito muito mais sutil. Aqui estão seis filmes clássicos que têm esse simbolismo que muitas pessoas perderam nas primeiras vezes.

6 – Clube da Luta

6
Abrindo com a trilha de Dust Brother’s a todo vapor, Clube da Luta é um filme implacável que o agarra através do cérebro do narrador e não te deixa até o reinício explosivo do final. É tão frenético em seu ritmo e edição que para ter uma esperança de ver alguma coisa é necessário rever algumas vezes; há uma xícara de café escondida em cada cena.

Um filme já transbordando de tanto bromance cheio de testosterona, não é surpreendente ver que há alguma imagem fálica jogada em boa medida. Após os créditos de abertura, diminuímos o zoom para ver o nosso suposto herói com uma arma um pouco grande e totalmente fálica forçada na boca. Ela só serve para promover o desconforto claro da situação.

A cena é devolvida no final que, além de permitir um certo “humor de flashback”, ajuda a realçar este imaginar em um filme cheio de momentos icônicos.

5 – Intriga Internacional

5
Intriga Internacional é um filme de 1959, cujo lançamento do DVD atual é classificado como PG (Acompanhamento dos Pais Sugerido), é uma maravilha.

O filme em si é Hitchcock trabalhando no seu melhor, dando um tiro sobre a ideia clássica de identidade equivocada que lança cada homem em um mistério de perseguição em todo o país, dando um toque de classe. Pode não ter a mesma profundidade como Vertigo ou Psicose, mas mais do que compensa isso com seus momentos icônicos. O filme foi tão potente que quase conseguiu Cary Grant no papel de James Bond.

Depois que a história está embrulhada, Thornhill e Eve apaixonadamente se abraçam em um trem, com o corte para longe antes das coisas ficarem muito impertinentes para a câmera. Embora cortar para um trem entrando em um túnel (bem clássica, não) não deixe muito para a imaginação.

4 – Batman

4
Como uma série, Batman sempre foi atormentado por denúncias de correntes sexuais. Seja a estreita relação entre Bruce Wayne e Dick Grayson ou as tomadas das virilhas apertadas de borracha de Batman e Robin, antes de Nolan tratar tudo isso muito a sério, a franquia era um ímã para insinuações, propositais ou não.

É uma cena do primeiro filme de Tim Burton, no entanto, que ganha o prêmio de ser inteligentemente escondida e, ao mesmo tempo, tão na sua cara. Após sua parada ser arruinada pela chegada de Batman, Coringa de Jack Nicholson tira uma arma cartoon de dentro de suas calças para abater o Morcego. É completamente dentro do modus operandi do Coringa usar uma arma, mas Burton destaca o ridículo a níveis extremos. Excesso de compensação ou exibicionismo, é outra pequena dica da sexualidade para as aventuras dos Cavaleiro Encapuzado.

E os pais pensaram que Batman Returns foi o impróprio para crianças. Rsrs

3 – Janela Indiscreta

3
Outro de Hitchcock? Parece que colocar sorrateiramente imagens freudianas em seus filmes era uma grande paixão de Hitch. Ele mesmo teve que adicionar uma cena no final de Psicose que explicitamente declarou seu final torcido como totalmente não-sexual.

Janela Indiscreta estrela o incomparável James Stewart como fotógrafo confinado a uma cadeira de rodas depois de um acidente.

Situado nos dias que antecedem a procrastinação interminável da internet, Jimmy encontra-se com um monte de tempo em suas mãos e começa a espionar seus vizinhos do outro lado do pátio.

Começando apenas olhando pela janela, as coisas lentamente se tornam mais fálicas quando binóculos e lentes de câmeras entram em jogo. Com o tamanho da lente de aumento cada vez maior (como a curiosidade/voyeurismo de Jeff aumenta) é uma boa visualização da obsessão do personagem.

2 – Dr. Fantástico

2
Stanley Kubrick teria dito aos atores sobre sua comédia de humor negro da Guerra Fria que Dr. Strangelove foi uma peça séria, alegando cenas onde ele conseguiu que os atores interpretassem as coisas um pouco bobas como cenas meramente experimentais de ensaio. Não importa que métodos que Kubrick passou para ter o filme na tela, importa que funcionou.

Os filme comenta que os homens têm obsessão com tamanho, comparando toda a guerra a um grande concurso de medição de membro, com o holocausto nuclear começando graças a um homem amargo sobre sua impotência. É claro que isso é o subtexto para os traços mais gerais da mesquinhez dos países em guerra; ele saiu apenas uns dois anos após a Crise dos Mísseis de Cuba, e para muitos, a ideia principal foi potente o suficiente.

As dicas sexuais não são todas em subtexto; no clímax, vemos o major Kong montando uma bomba atômica como um touro de rodeio. A cena entrou para a história mais por seu ridículo, mas isso não tira da imagem o que é realmente.

1 – Alien

1
Tinha que ser, não é? Alien é tão repleto de imagens sexuais e subtextos que, mesmo se você estiver bem ciente da inclinação do designer HR Giger, ainda há sempre mais para pegar em cada vez que vê.

O sci-fi de horror de Ridley Scott tomou o futuro de Star Wars e criou um universo sujo, perfeito para um filme de terror assustador.

Respondendo a um pedido de socorro no espaço profundo, um dos tripulantes da nave de mineração Nostromo é atacado e logo uma criatura ácida e mortal está solta. Já é um conceito assustador, mas é empurrado pelo método em que o terror nasce (literalmente). Mesmo que ele pudesse ser descrito como um típico assassino em perseguição, tendo o xenomorfo um ataque sexual violento (Kane é, afinal, forçosamente impregnada) faz com que seja um horror mais potente.

No plano visual, há os símbolos óbvios (tudo sobre o design do alien, o console de controle enorme do Jockey Space), entre as ideias mais criativos de Giger (as entradas para a nave abandonada e o “facehugger” ambos parecem vaginas). Se você nunca viu estes antes (como?), você nunca vai ver Alien da mesma maneira.


Fonte: 1



Um comentário:

  1. caraca o pessoal vê pênis em tudo qto é canto...será paranoia?, nem os desenhos da DISNEY escapam

    ResponderExcluir