quinta-feira, 9 de outubro de 2014

10 razões para O Poderoso Chefão ser o filme mais icônico de todos os tempos

O Poderoso Chefão é um verdadeiro épico… é o filme que você não pode esperar para assistir e vai rezar para não acabar. Ele deixa você com fome e desejo por mais, apesar de ser uma criação dos anos setenta.

O Poderoso Chefão é baseado no romance de mesmo nome, de 1969, por Mario Puzo. Ele segue a vida de Michael Corleone enquanto ele se transforma no implacável Don. Apesar de mais de 40 anos desde que foi lançado, em 1972, O Poderoso Chefão ainda mantém grande popularidade e influência até hoje.

O filme é um daqueles que você deve prestar atenção e se você ainda não viu, veja o melhor de tudo que um filme vencedor do Oscar poderia oferecer.
Aqui estão as 10 razões pelas quais “O Poderoso Chefão” é o mais icônico filme de todos os tempos.

10 – Pesquisas provam tudo

10
Pesquisas trouxeram números gritantes de O Poderoso Chefão como certamente o mais apreciado filme quando, em 1998, a “Time Out” realizou uma pesquisa e seus leitores classificaram o filme em primeiro lugar. Ele também foi eleito o melhor filme pela “Entertainment Weekly”.

Em setembro de 2008, em uma pesquisa da “Empire Magazine”, mais de dez mil pessoas consideraram o filme como “o maior filme de todos os tempos”. Cerca de 50 dessas pessoas eram críticos de cinema. Ele ganhou um cem por cento no Rotten Tomatoes e ainda mantém o primeiro lugar nas pesquisas e na memória das pessoas.

9 – Elenco

9
Muitos dos atores que estrelam este filme não eram famosos até que seu destino levou uma rotação de 180 graus e, com um único filme, se tornaram famosos para o resto de suas vidas.

Um deles era Al Pacino. Ele não era um nome conhecido na indústria antes de ser escalado para o filme e não tinha feito qualquer atribuição importante até então. Os produtores estavam relutantes em lançar Brando por causa das demoras que ele causou anteriormente na produção de seus outros filmes, então foi autorizado a fazer o papel com um salário menor do que os outros. Mesmo o absolutamente não-famoso Robert De Niro fez testes para os papéis neste filme e foi chamado para a segunda parte, o que lhe rendeu o Best Supporting Actor Award na cerimônia do Oscar.

Hoje, todos esses nomes se destacam como os nomes gravados em ouro na história de Hollywood.

8 – Coleções

8
O Poderoso Chefão tornou-se o filme de maior arrecadação da história, depois de superar e conquistar a posição de “E o Vento Levou”.

Ele criou a história ao se tornar o primeiro filme a cruzar a marca de cem milhões de dólares nas coleções brutas de bilheteira. Foi em 1972, e o filme não só conseguiu manter este título, mas também conseguiu ser a alma salvadora para a Paramount Studios, que estava quase à beira da falência.

Mais tarde, a promissora Paramount Studios nos deu centenas de filmes inesquecíveis como Indiana Jones, Star Trek e Top Gun. E tudo isso graças ao sucesso de O Poderoso Chefão.

7 – Aplausos generalizados

7
O Poderoso Chefão provou ser a combinação certa dos melhores atores, melhores cineastas, melhor diretor e melhor linha da história, juntamente com o melhor roteiro. Tinha todos os ingredientes certos para torná-lo o clássico que é. Os críticos adoraram o filme, não apenas por todas essas combinações, mas também pela excelente interpretação das economias do mundo no século XXI.

O Don que é uma vez mais poderoso, mas lentamente perde o brilho de sua supremacia muito apropriadamente justapõe contra a superpotência Estados Unidos. Além disso, o filme lindamente traz o dilema dos personagens entre servir aos desejos da família ou fazer o que eles acham que é certo.

O National Film Registry selecionou O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão Parte II para preservação. O filme mostrava com sucesso a perspectiva de um gangster no surgimento de uma máfia como consequência da corrupção generalizada na sociedade.
Palavras não podem descrever completamente esse filme e a importância que detém na história de Hollywood.

6 – Trilha sonora inesquecível

6
À luz das estrelas de Hollywood e da linha de captura da história, a música de fundo quase age como um catalisador, essencial e integral, mas quase despercebido. Assim é a trilha sonora de O Poderoso Chefão, mas felizmente foi muito bem avaliada e apreciada pelo júri, quando foi nomeada para o prêmio Best Original Score.

A canção famosa por Nino Rota, é a única canção em todo o filme. Todo o resto são jazz e outras formas de música clássica. Mas, em 1973, esta entrada foi removida da nomeação ao Oscar por ter sido objetado em ser a mesma melodia tocada em Fortunella, em 1958, e ainda assim, o destino reservou a mesma pontuação e o filme foi premiado com o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original em 1974, com a Parte II.

5 – Prêmios e felicitações

5
A lista de prêmios sem fim é apenas o começo das evidências de que O Poderoso Chefão é o melhor filme de todos os tempos! O filme foi indicado a onze categorias e ganhou três Oscars – Melhor Filme, Melhor Ator (concedido a Brando) e Melhor Roteiro Adaptado (por Mario Puzo e Ford Coppola). Levou para casa cinco dos sete Globos de Ouro e ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora Original, concedido a Nino Rota, que também venceu os prêmios BAFTA.

4 – O melhor filme de gangster

4
Houve inúmeros filmes sobre máfia e gangues em Hollywood, mas este filme abriu as portas de todos os tipos de ideias inovadoras para o esboço do personagem de um Don ou um líder de gangue.

O Poderoso Chefão emprestou uma nova dimensão para os bandidos – a profundidade psicológica e a importância. Este filme é o ápice de expressão artística que pode trazer quase qualquer personagem mundano ou negativo à luz, provando que mesmo o mais escuro dos personagens pode ter uma perspectiva única e importante sobre a sociedade e como ela deve ser executada.

3 – A Saga

3
É uma observação bastante comum que sequências para muitos filmes de sucesso ou não funcionam com a mesma magia, ou não conseguem entreter o público, só ganhar o suficiente com a boa vontade da parcela anterior ou, pior ainda, as sequências não funcionam em nada! Mas, a trilogia O Poderoso Chefão – O Poderoso Chefão (1972), O Poderoso Chefão Parte II (1974) e O Poderoso Chefão Parte III (1990) – conseguiu não só ganhar o suficiente para elevar uma pessoa dos trapos à riquezas, mas também um nicho para si por meio de todas as três partes do filme. Cada uma das três é uma obra-prima em si.

2 – Adaptações posteriores

2
Este filme não só foi imortalizado por DVDs que ainda vendem, mas encontrou formas mais inovadoras para chegar em sua casa e fincar diretamente na memória. A série de televisão, The Godfather Trilogy, gerou cerca de nove horas e meia! Além de quatro curtas-metragens, o desenvolvimento mais recente (2006) foi O Poderoso Chefão: O Jogo, um jogo de vídeo como um deleite para os fãs, ganhando assim um ainda maior grupo de fãs do que antes e criando um lugar no coração de uma geração mais jovem.

1 – Diálogos para apreciar

1
Este filme tem ainda mais para oferecer do que já citado. O filme é um imenso galpão de excelentes diálogos. Há diálogos no filme que criaram a história. Ainda são muito populares e têm sido repetidos em muitos outros filmes em homenagem a O Poderoso Chefão.

Quase todos esses famosos diálogos têm um gosto de sátira e ironia e ajudam a quebrar a representação clichê da máfia e gangsters. É um forte desvio da forma como os bandidos se comportam e são apresentados falando linhas famosas como – “Eu vou fazer uma oferta que ele não pode recusar.”

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário