sexta-feira, 10 de outubro de 2014

10 Filmes modernos em Preto e Branco

Antes da invenção do processo Technicolor os filmes eram, em sua grande maioria, em preto e branco. Hoje a situação é bem diferente. As grandes produções Hollywodianas são sempre exibidas em cores, mas de vez em quando algum cineasta decide ousar e faz um filme no formato antigo.

Dramas, comédias, filmes de ação, todos os gêneros já exploraram o uso do preto e branco. Listamos abaixo 10 filmes modernos que fizeram sucesso, mesmo sem cores.

A Lista de Schindler (1993)

Um dos filmes mais importantes do icônico diretor Steven Spielberg, A Lista de Schindler usa o preto e branco para intensificar a atmosfera trágica desta história.



O Balconista (1994)

A estreia de Kevin Smith como diretor usa o preto e branco para se assemelhar às filmagens das câmeras de segurança da loja de conveniência onde o filme se passa.



Sin City (2005)

O filme, cuja continuação chegou aos cinemas nesta semana, revolucionou o cinema com uma estética super estilizada que reproduz o estilo da história em quadrinhos em que é baseado.

Persepolis (2007)

A adaptação da graphic novel de Marjane Sarapi manteve a mesma paleta de cores da obra original para contar a infância e adolescência da autora.



Boa Noite e Boa Sorte (2005)

Em seu segundo trabalho como diretor George Clooney usou o preto e branco para ressaltar os conflitos no coração desta história.



Ed Wood (1994)

A decisão de Tim Burton de gravar este filme em preto e branco quase condenou o projeto, mas tudo deu certo e o visual combinou perfeitamente com a história do consagrado diretor de filmes b.



Homem Morto (1995)

A falta de cores contribuiu para ampliar a aura surreal deste faroeste estrelado por Johnny Deep.



Frances Ha (2012)

O diretor e roteirista Noah Baumbach usou o preto e branco para dar um ar atemporal nesta história sobre uma jovem em busca de um propósito em sua vida.



O Artista (2011)

Este vencedor do Oscar presta uma homenagem a era do cinema mudo com direito a todas as peculiaridades que marcaram os filmes desta época.



A Fita Branca (2009)

O premiado diretor Michael Haneke abdicou das cores para contar esta história sobre violência em uma pequena vila alemã.



Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário