quinta-feira, 11 de junho de 2015

10 Filmes de heróis antes da era do CGI

Filmes sobre os heróis dos quadrinhos dominam as bilheterias dos dias modernos. Filmes estrelados por heróis da Marvel, como Homem-Aranha, Capitão América, Thor, e, é claro, o Homem de Ferro, aparecem com regularidade no topo das paradas de bilheteria, assim como fazem os filmes da DC com os heróis favoritos como Batman e Superman.

Esses filmes modernos sobre heróis apresentam alguns dos maiores orçamentos de Hollywood, com a maioria custando mais de US$ 150 milhões pra serem feitos. Mas as coisas nem sempre foram assim. Antes do lançamento do X-Men de Brian Singer em 2000, os filmes de quadrinhos tinham orçamentos modestos, com efeitos especiais brutos e atores vestindo fantasias baratas.

1. O Quarteto Fantástico (1994)


A indústria de quadrinhos estava em apuros no início dos anos 90. As vendas de quadrinhos estavam num nível mais baixo e Marvel e DC estavam lutando pra se manter à tona. A Marvel, num momento de fraqueza, decidiu vender algumas das suas propriedades intelectuais e os direitos de filmes pra levantar algum dinheiro. Uma das propriedades vendidas foi O Quarteto Fantástico. Infelizmente, a New Horizons, a empresa de produção que comprou os direitos d’O Quarteto Fantástico, fez um trabalho incrivelmente ruim com o os personagens. Atores relativamente desconhecidos Alex Hyde-White e Joseph Culp foram trazidos pra interpretar os dois personagens principais e o filme foi rodado com um absurdamente baixo orçamento de apenas US$ 1 milhão.

O filme foi um desastre de proporções épicas. Ele apresentava uma história terrível, roteiro e atuação horríveis e direção pobre. Os executivos cancelaram o filme depois de ver isso e ele nunca foi lançado no cinema. O filme tem atualmente uma classificação de 3.9/10 no imdb.com.

2. O Justiceiro (1989)


O Justiceiro é sem dúvida o herói mais brutal dos quadrinhos no universo Marvel, ao contrário dos heróis como Superman, Batman e Homem-Aranha, todos que se recusam a tirar vidas humanas. Frank Castle, O Justiceiro, não tem nenhum problema em proferir sentenças de morte pra criminosos e outros patifes.

Dirigido por Mark Goldblatt, o filme estrelado pelo herói de ação Dolph Lundgren como O Justiceiro, lutando contra a Yakuza japonesa, o filme, infelizmente, recebeu críticas mistas de cinéfilos e críticos. Ele está atualmente classificado no 5.6/10 no imdb.com.

3. Nick Fury: Agent of S.H.I.E.L.D. (1998)


Samuel L Jackson faz o papel de Nick Fury nos filmes modernos da Marvel, mas por volta do final dos anos 90, a lenda de SOS Malibu, David Hasselhoff, entrou em cena pra interpretar Fury. Escrito por David S. Goyer, que, eventualmente, escreveu a Trilogia Blade, a Trilogia Dark Knight, e Homem de Aço, o filme põe Nick Fury numa batalha contra uma célula terrorista chamada HYDRA que estava ameaçando infectar Manhattan com um vírus mortal.

O filme recebeu uma recepção mista, particularmente ruim por parte dos fãs de quadrinhos, que sentiram que Hasselhoff foi mal escolhido pro papel de Nick Fury. O filme atualmente se encontra com uma classificação no 3,6/10 no imdb.com.

4. O Retorno Incrível Hulk (1988)


Antes de Edward Norton, Mark Ruffalo e Eric Bana interpretarem Hulk no cinema, o personagem foi interpretado por dois atores: Bill Bixby, que interpretou o alterego do Hulk, Bruce Banner, e a lenda da musculação Lou Ferrigno, que interpretou o Hulk como ele mesmo. Houve a sequência: O Retorno do Incrível Hulk seguido de uma série de TV, um hit dos anos 80. Dois anos após a conclusão do programa de TV, mais um filme viu Hulk fazer parceria com o deus nórdico Thor na batalha contra uma organização criminosa infernal determinado a dominar o mundo.

O filme recebeu críticas mistas em geral. Atualmente, tem uma classificação de 5.6/10 no imdb.com.

5. Capitão América (1990)


Antes de Chris Evans entrar em cena pra interpretar o Capitão América em 2011, o ator americano Matt Salinger assumiu o Capitão América no filme de 1990.

O filme, uma história de origem, seguiu a vida do Capitão América em um período de 40 anos. Ele mostrou seu tempo lutando contra os nazistas na década de 40 e seu tempo batalhando contra o Caveira Vermelha na década de 80.

O filme foi criticado por seu roteiro ruim, atuação terrível e trajes baratos. Ele está atualmente classificado com uma pontuação de 3.2/10 no imdb.com.

6. Aço (1997)


Em 1992, a DC Comics matou o seu herói mais emblemático – Superman. Em seu lugar, quatro heróis entraram em cena. Aço foi um desses heróis, um personagem menor no mundo dos quadrinhos. Depois, Superman ressuscitou dos mortos e retomou as suas funções em 1993. E Aço fez sua estreia no cinema em 1997.

Apresentando o ex-astro do basquete Shaquille O’Neal no papel principal, Aço mostrou o herói lutando contra Nathaniel Burke, um ex-soldado com um rancor contra os militares que quer destruir Los Angeles.

Aço foi uma bomba pro público em todos os lugares. O filme teve um orçamento de U$ 17 milhões, mas só teve retorno de 1,5 milhões de dólares na bilheteria mundial. Atualmente, tem uma classificação de 2.7/10 no imdb.com.

7. Supergirl (1984)


Em 1978, o diretor Richard Donner convenceu o mundo que um homem poderia voar, quando ele lançou Superman nos cinemas. Estrelado por Christopher Reeve como Superman, o filme encantou o público de todo o mundo e passou a gerar uma série de sequências de sucesso.

Supergirl, lançado em 1984, foi uma tentativa de criar um spin off da série de filme de Donner. Situado no mesmo universo de Superman, o filme estrelado por Helen Slater como Supergirl, a prima perdida do Superman.

Enquanto o Superman de 1984 foi bem dirigido, bem escrito e divertido de se assistir, Supergirl é constrangedor na melhor das hipóteses.O filme tem atualmente uma classificação de 4.3/10 no imdb.com

8. Dr. Estranho (1978)


Um ex-neurocirurgião e atual feiticeiro, Dr. Estranho é o Mago Supremo do Universo Marvel, um homem encarregado da tarefa de proteger a Terra de todos os tipos de criaturas mágicas que desejam fazer o mal. Peter Hooten interpreta o Dr. Estranho quando ele aprendeu a controlar seus poderes, enquanto luta contra Morgana Le Fay, uma feiticeira do mal do passado.

Dr. Strange recebeu avaliações negativas dos críticos globais. Ele também não conseguiu obter um lançamento no cinema e acabou por ser lançado diretamente em VHS. O filme tem atualmente uma classificação de 5.5/10 no imdb.com.

9. O Espetacular Homem-Aranha (1977)


Hoje, o Homem-Aranha é um dos heróis mais populares dos quadrinhos e um dos mais amados do mundo. A Trilogia Homem-Aranha de Sam Raimi foi um enorme sucesso e impulsionou o personagem aos corações e mentes do público em todos os lugares e Marc Webb foi amado e odiado com igual força pelo público. Em 1977, a Marvel tentou trazer o Homem-Aranha pra telona. Estrelado por Nicholas Hammond, o filme mostra o Homem-Aranha protegendo Nova Iorque de uma gangue do mal.

O filme não conseguiu atrair o público que, em geral ignorou o filme. Os críticos também foram severos, especialmente com a sua atuação de má qualidade e o orçamento pobre da produção. O filme tem atualmente uma classificação de 5.7/10 no imdb.com.

10. Capitão América e Santo vs. Homem-Aranha (1973)


Capitão América e Santo vs. Homem-Aranha é um filme estranho, muito estranho.

Feito pelo diretor de cinema turco T. Fikret Uçak, o filme viu o Capitão América e o lutador Santo, um super-herói turco local, se unindo pra lutar contra o psicopata Homem-Aranha. O filme não foi oficialmente sancionado pela Marvel e nunca foi dada autorização a Turquia. O filme tornou-se infame ao longo dos anos, no entanto, a notícia da sua existência se espalhou por toda a internet.

Hoje, Capitão América e Santo vs Homem-Aranha é um clássico cult e um grande lembrete do quão longe os filmes de quadrinhos foram ao longo dos anos.

E você achando que Bollywood tinha pérolas.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário