quarta-feira, 30 de março de 2016

Como esses 10 personagens históricos eram de verdade

Você certamente já deve ter assistido ou pelo menos ouvido falar sobre filmes que retratam os pontos importantes da história.

Mas será que os diretores escolheram atores e atrizes que realmente lembram os verdadeiros personagens importantes que marcaram o percurso da humanidade? E os roteiros dos filmes, correspondem aos registros históricos?

1 – Xerxes I em 300 – Representado por Rodrigo Santoro

O retrato histórico do Rei Persa Xerxes I é bem ambíguo. Alguns historiadores dizem que ele era conhecido por ter mente fechada e fraca, por ser arrogante e ditador, enquanto outros o consideravam um guerreiro sábio e experiente. Parece que no filme, o diretor optou por misturar esses dois conceitos tão adversos no mesmo personagem. E como se não bastasse, ainda garantiram ao Rei um figurino bem questionável.
como-se-parecem-figuras-historicas-1

2 –  Alexandre III da Macedônia (Alexandre o Grande) em Alexander ­– Representado por Colin Farrell

Críticos identificaram alguns erros históricos bem sérios nesse filme. Além do mais, a aparência do protagonista não fez muita referência ao verdadeiro Alexandre.
como-se-parecem-figuras-historicas-2

3 – O Jovem Salvador Dali em Poucas Cinzas – Representado por Robert Pattinson

Ainda que ator não se parecesse nem um pouco com o jovem Dali, ele realmente se empenhou para criar a imagem do grande, excêntrico e genioso artista, e conseguiu compensar a falta do icônico bigodinho.
como-se-parecem-figuras-historicas-3

4 – Rei Leônidas I em 300 – Representado por Gerard Butler

Historiadores dizem que o Rei de Esparta, Leônidas I, não fez nada de realmente memorável durante os 10 anos de seu reinado e só morreu heroicamente na batalha de Thermopylae. Então, retratar o Rei Leônidas tão bravo e épico no filme, o diretor cometeu um pequeno erro histórico.
como-se-parecem-figuras-historicas-4

5 – Imperador Commodus em Gladiador – Representado por Joaquin Phoenix

O Imperador do filme não se parece nem um pouco com o histórico busto do verdadeiro Imperador. Além do mais, o filme apresenta alguns deslizes no que diz respeito a biografia de Joaquin. O verdadeiro Imperador governou Roma por quase 13 anos, enquanto no filme ele reina por aproximadamente 2 anos. O Imperador também participava das batalhas, mas sempre sem qualquer risco para sua saúde ou vida, ao contrário do que é representado no filme.
como-se-parecem-figuras-historicas-5

6 – William Wallace em Coração Valente ­– Representado por Mel Gibson

Embora o filme tenha conquistado várias premiações, historiadores têm identificado alguns deslizes bem dramáticos em relação aos registros históricos. Diferente do personagem de Gibson, o verdadeiro William Wallace era um cavaleiro escocês e veio de uma família nobre. Além do mais, eles não são nada parecidos fisicamente.
como-se-parecem-figuras-historicas-6

7 – Joana D’Arc em Joana d’Arc de Luc Besson – Representada por Milla Jovovich

Apesar dedicação de Luc Besson aos detalhes, a aparência de Joana no filme foi bastante controversa.
como-se-parecem-figuras-historicas-7

8 – Rei Artur em  Rei Artur – Representado por Clive Owen

O personagem principal do filme parece muito diferente do lendário líder britânico. Além disso, de acordo com os críticos, o filme em si é cheio de imprecisões históricas.
como-se-parecem-figuras-historicas-8

9 – Rei Henry VIII na série The Tudors – Representado por Jonathan Rhys Meyers

Da para perceber nitidamente que o ator precisaria ganhar uns quilinhos para representar de fato o Rei da Inglaterra.
como-se-parecem-figuras-historicas-9

10 – Cleópatra em Asterix e Obelix – Missão Cleópatra – Representada por Monica Bellucci

Famosa pela história de ter ganhado o coração de Júlio César e Marco Antônio, Cleópatra não era tão atraente quanto representada nos filmes.
como-se-parecem-figuras-historicas-10

Fonte: 1


3 comentários:

  1. Pelos questionamentos,não deves ir ao cinema, mas assistir O History Channel.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao Rei Leônidas ele ele no filme tb não faz nem um grade feito alem de ir para guerra , quando a só morrer heroicamente na batalha de Thermopylae á controvérsias pois parece que ele morreu heroicamente e outras 5 batalhas anteriores a essa ...

    ResponderExcluir
  3. O filme 300 não fala da história, é como o sobrevivente contou a história ao longo dos anos. A aparência dos personagens é como o ouvinte imagina. No filme ele está contando para crianças. O Xerxes é um gigante, os guerreiros são como monstros.

    ResponderExcluir