Os japoneses começaram
cedo na indústria do cinema. Logo depois da primeira projeção de filmes
da Vitascope, em 1897, empresa americana formada por Thomas Armat e
Thomas Alva Edson, os orientais já estavam criando seus próprios filmes.
Inicialmente mudos, eles retratavam aventuras da época e do cotidiano,
geralmente mostrando samurais injustiçados.
Tempos se passaram e aconteceu, em 1923,
um grande desastre natural – o terremoto de Tokyo que acabou por
destruir os estúdios que estavam crescendo na cidade. Isso obrigou os
empresários e criadores a reconstruírem a nascente indústria
cinematográfica do país.
Atualmente, existem muitos e muitos
clássicos japoneses que são verdadeiros ícones da sétima arte. Trouxemos
25 filmes essenciais para você que quer conhecer um pouco mais esse
cinema estrangeiro.
Rashomon (1950) | Akira Kurosawa
Japão,
século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um
camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O
sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o
estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai.
Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde
acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um
médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros.
Era uma Vez em Tóquio (1953) | Yasujirô Ozu
Casal
de idosos viaja a Tóquio, onde pretende visitar os filhos que há anos
não vêem. Porém, todos são muito atarefados e não têm tempo para
dar-lhes atenção. Quando sua mãe fica doente, os filhos vão visitá-la
junto com a nora de seu falecido filho mais novo, e complexos
sentimentos são revelados entre eles.
Contos da Lua Vaga (1953) | Kenji Mizoguchi
No
século XVI, em um Japão feudal violento, um fazendeiro quer ser samurai
e outro quer enriquecer através do comércio. Filme ganhou o Leão de
Prata no Festival de Veneza de 1953.
Os Sete Samurais (1954) | Akira Kurosawa
Durante
o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi
Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é
constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros
seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo
ataque, que deve acontecer muito em breve.
Godzilla (1954) | Ishirô Honda
Um
gigantesco réptil mutante surge em virtude de testes nucleares. A
monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até
Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o dinossauro
não for detido.
Intendente Sansho (1954) | Kenji Mizoguchi
No
Japão medieval, um governador compassivo é enviado para o exílio. Sua
esposa e as crianças tentam se juntar a ele, mas são separados e as
crianças crescem em meio ao sofrimento e opressão.
Guerra e Humanidade – Trilogia (1959 – 1961) | Masaki Kobayashi
Kaji,
um administrador civil pacifista, foi nomeado supervisor de um campo de
prisioneiros na Manchúria durante a 2ª Grande Guerra. Seus problemas
começam quando o tratamento humanitário com os trabalhadores das minas e
os prisioneiros de guerra que Kaji supervisiona irrita seus superiores.
Fogo na Planície (1959) | Kon Ichikawa
O
soldado raso Tamura, uma vez saído do hospital para tratar da
tuberculose, retorna ao batalhão de origem, mas é mandado de volta pelo
comandante porque não havia mais comida para as tropas. Assim, Tamura
caminha sem rumo pela Filipinas, um país desconhecido da qual não falava
a língua, em busca de algo que, sinceramente, ele não sabia.
Harakiri (1962) | Masaki Kobayashi
Por
meio de ”flashbacks”, o filme narra a trágica história de um samurai
forçado a vender sua espada real para sustentar sua esposa doente e seu
filho. É incitado à vingança quando descobre que seu genro cometeu
harakiri – forma honrosa para um samurai cometer suicídio – com uma
espada de bambu também por falta de dinheiro.
A Mulher da Areia (1964) | Hiroshi Teshigahara
Um
homem na praia perde o ônibus que o levaria à cidade. Ao buscar um
lugar para passar a noite, é levado por alguns moradores da região a uma
escada de corda que o leva até uma casa, na base de um penhasco. Uma
mulher solitária o recebe para passar a noite. De manhã, as escadas não
estão mais lá, e o povo do vilarejo dança e comemora no alto do
penhasco. A armadilha dá início a uma série de desesperadas tentativas
de fuga.
Akai satsui (1964) | Shôhei Imamura
Na
ausência do marido, uma dona de casa entediada é violentada. No dia
seguinte, além da incapacidade de contar o fato ao marido, ela sente uma
estranha ânsia pela retorno do agressor.
O Rosto da Maldade (1966) | Hiroshi Teshigahara
Homem
com rosto deformado é rejeitado pela esposa e submete-se à experiência
de usar uma máscara feita de tecido natural. Porém, seu caráter será
afetado pela máscara. Em uma pequena estória paralela à trama, uma
garota com a metade do rosto deformado pelos efeitos da bomba de
Nagasaki, tenta superar seus traumas ao lado de seu irmão em uma viagem.
A Espada da Maldição (1966) | Kihachi Okamoto
Ryunosuke
é um samurai sociopata, sem compaixão ou escrúpulos. Quando uma luta de
exibição com esgrima é agendada, a esposa de um de seus oponentes
implora a Ryunosuke para desistir, oferecendo-se a ele e prometendo
lealdade. Ryunosuke aceita a proposta, mas mesmo assim mata o marido
dela na competição. Depois disso, Ryunosuke passa a ser perseguido pelo
irmão do homem assassinado. O jovem irado vai treinar com Shimada, um
mestre em esgrimas. A questão agora é quem irá vencer o próximo combate.
O Funeral das Rosas (1969) | Toshio Matsumoto
Uma
fervilhante colisão da estética vanguardista com o impacto do grotesco,
Bara Soretsu nos leva por uma eletrizante jornada às profundezas do
submundo da Tóquio de fins dos anos 1960. Na controversa estreia de
Toshio Matsumoto, nada parece ser tabu: nem a incorporação do floreado
visual do mundo do design da época, nem a destemida captura da nudez,
sexo, uso de drogas e banheiros públicos. Mas de todas as
“transgressões” expostas, há um destaque especial: o inovador e
incontrito retrato da subcultura gay japonesa proporcionados por este
filme.
O Império dos Sentidos (1976) | Nagisa Ôshima
É
a história de uma ex-prostituta que envolve-se em um caso de amor
obsessivo com o senhorio de uma propriedade onde ela é contratada como
criada. O que começa como uma diversão inconsequente transfora-se em uma
paixão que ultrapassa quaisquer limites. Baseado em um dos mais
conhecidos escândalos do Japão.
Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos (1985) | Paul Schrader
Um
relato ficcional da vida do celebrado autor japonês Yukio Mishima,
cruzando dados biográficos com trechos narrativos extraídos dos seus
próprios romances e contos.
Túmulo dos Vagalumes (1988) | Isao Takahata
Uma
trágica história sobre dois irmãos – Setsuko e Seita – que vivem no
Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa
do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na
casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em
um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece
gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina,
mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil
encontrar.
Meu Amigo Totoro (1988) | Hayao Miyazaki
Mei
é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a
leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe
está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e
cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta
própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a
menina a achar o caminho de volta para casa.
O Chamado (1998) | Hideo Nakata
Ringu
deu origem, no Ocidente, a uma febre de refilmagens de filmes de terror
orientais, sobretudo japoneses. Versão original de “O Chamado”, que
obteve grande sucesso no mundo todo. Fala sobre a maldição que se
origina quando uma pessoa assiste a um vídeo maldito.
Ichi – O Assassino (2001) | Takashi Miike
No
Japão, Anjo, um chefe da máfia Yakuza, desaparece com três milhões de
yens. Os membros de sua gangue, liderados pelo masoquista Kakihara,
iniciam uma busca, mas a agressividade de seus métodos sangrentos
aborrece os membros de outra gangue. Para complicar ainda mais, Kakihara
contrata o misterioso matador Ichi, um assassino psicopata com uma
infância obscura e secreta, que é controlado por um policial aposentado.
Agora será provado para todos que o inferno realmente existe.
A Viagem de Chihiro (2001) | Hayao Miyazaki
Chihiro,
uma garota de 10 anos, acompanhada pelos pais numa viagem de mudança
vê-se subitamente encurralada numa situação desesperadora: seus pais,
após comerem da comida de um restaurante desconhecido, transformam-se em
porcos. A garota, então, deve fazer de tudo para reverter o acontecido,
em um mundo bizarro e fantasioso. Oscar de Melhor Animação.
O Samurai do Entardecer (2002) | Yôji Yamada
Em
pleno Japão feudal, Seibei Iguchi é um escudeiro viúvo de um clã,
responsável pela comida do castelo. Iguchi passa por dificuldades para
criar sua mãe doente e suas duas filhas pequenas, perdendo, assim, o
espírito guerreiro de um samurai. Apesar dos problemas, Iguchi carrega
consigo todos os códigos de honra de samurai, tendo um sonho de ser um
agricultor bem sucedido; mas o reencontro com a jovem Tomoe fará
ressuscitar o espírito guerreiro da espada.
Ninguém Pode Saber (2004) | Hirokazu Koreeda
Quatro
crianças vivem contentes com sua mãe em um pequeno apartamento em
Tóquio. Cada uma delas possui um pai diferente e nunca foram à escola. A
existência de três delas sempre foi escondida, até que um dia a mãe os
abandona deixando um bilhete encarregando a maior delas a tomar conta
das três outras. É aí que começa a jornada das crianças e sua luta pela
sobrevivência.
A Partida (2008) | Yôjirô Takita
Violoncelista
volta à cidade natal com a esposa depois que a orquestra onde toca é
dissolvida. Lá, começa a trabalhar como funcionário funerário e fica
extremamente orgulhoso de sua nova profissão, apesar das críticas dos
que o rodeiam.
Pais e Filhos (2013) | Hirokazu Koreeda
Ryota
Nomomiya, um grande homem de negócios, obcecado pelo dinheiro e pelo
sucesso, um dia descobre que seu filho biológico foi trocado por outro
após o nascimento. Ele deve tomar uma difícil decisão, entre seu filho
biológico ou o filho que ele criou.
Fonte: 1
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