terça-feira, 31 de maio de 2016

Confira 15 filmes sobre gastronomia que vale apena assistir

Certa vez, Millôr Fernandes – desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro – disse que “gastronomia é comer olhando para o céu”, eu não discordo, apenas complemento que cinema é sentir o céu assistindo a um filme.

Gastronomia é uma arte, não existe discussão. Desde os ingredientes à primeira garfada, do cheiro ao sabor, do salgado ao doce. Pensando nisso, trouxemos 15 filmes que retratam, de alguma forma, esse delicioso tema.

Confira e deixe suas opiniões nos comentários abaixo.

A Mulher do Padeiro (1938) | Marcel Pagnol

A Mulher do Padeiro 
 O padeiro, Amaible Cantanier, e a sua esposa chegam a um vilarejo onde ele passa a comandar uma padaria onde todos do local passam a frequentar, mas sua mulher foge com um pastor. Abatido com o que acontece, Castanier entra em depressão e para de fazer pães para desespero da população local. Logo então, todos acabam por se juntar a fim de encontrarem e a trazerem a mulher de volta.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) | Mel Stuart

filmes psicodelicos 12 
 Um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e tem acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves.

Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti (1985) | Jûzô Itami

Tampopo Os Brutos Tambem Comem Spaghetti 
 Uma viúva, dona de um restaurante de massas, vive em busca da receita perfeita para a sopa de macarrão, o prato mais pedido do lugar. Porém, o sucesso absoluto só acontece quando a simpática cozinheira aceita a ajuda de um forasteiro experiente em temperos e que suspira de paixão por ela.

O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989) | Peter Greenaway

filmes fotografia_0012_paletas de cores filmes 
 Um criminoso rude e violento, que visita diariamente o restaurante que ajuda a bancar de seu chef favorito, com sua mulher Georgina a qual, acostumada às grosserias e bizarrices de seu marido, arruma um sofisticado colecionador de livros como amante, e se encontram às escondidas nas idas e vindas no restaurante, com o cozinheiro acobertando o caso.

Delicatessen (1991) | Marc Caro, Jean-Pierre Jeunet

filmes franceses 8 
 Em um futuro apocalíptico, homem chega a um estranho prédio, localizado em cima de um açougue, para procurar abrigo e emprego. Após instalar-se no local, se apaixona pela filha do dono do estabelecimento, mas sua presença começa a incomodar a família da moça – que, na verdade, possui outros e estranhos planos para ele. Primeiro sucesso de Jean-Pierre Jeunet, que anos mais tarde conquistaria o mundo com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Como Água Para Chocolate (1992) | Alfonso Arau

Como agua Para Chocolate 
 Baseado em romance do mesmo nome de Laura Esquivel, conta a história de um camponês chamado Pedro (Marco Leonardi) que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por Titi (Lumi Cavazos). Podia ser apenas mais uma história de amor, mas trata-se de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos.

Comer Beber Viver (1994) | Ang Lee

Comer Beber Viver 
 Sr. Chu anda com sérios problemas familiares. Com a morte de sua esposa, ele ficou responsável por suas três filhas: Jia-Jen, Jia-Khien e Jia-Ning, três garotas com características muito diferentes. Até que surge a Sra. Liang, uma viúva que mudou-se para a casa ao lado da família. Mas, antes que a vida amorosa de Chu possa tomar algum rumo, a vida de todos sofrem mudanças: gravidez, morte e despejo.

A Grande Noite (1996) | Campbell Scott, Stanley Tucci

A Grande Noite 
 Anos 50. Dois irmãos, Primo e Secondo, emigram da Itália para os Estados Unidos. Eles pretendem abrir um restaurante italiano, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal, propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.

Chocolate (2000) | Lasse Hallström

Chocolate 
 Vianne Rocher e sua filha Anouk chegam em um pequeno e conservador vilarejo e resolvem montar uma loja de chocolates no local. Porém, por motivos como ser mãe solteira e trabalhar aos domingos, Vianne não é bem vista por alguns moradores, que planejam expulsá-la temendo que ela perturbe a moral do lugar.

Simplesmente Martha (2001) | Sandra Nettelbeck

Simplesmente Marta 
 Martha é uma chefe de cozinha perfeccionista cuja vida muda subitamente quando ela se torna a tutora da jovem sobrinha, Lina. O problema é que a mulher vive tão envolvida em sua carreira que abrir um pequeno espaço para a menina parece-lhe um grande sacrifício. Para complicar ainda mais a sua vida, o estabelecimento resolve contratar um chefe italiano, obrigando-a a conviver com pessoas com personalidades diferentes da sua.

Estômago (2007) | Marcos Jorge

Estomago 
 Na vida, há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobriu um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas, de um boteco de um restaurante italiano e de uma prisão, que Nonato vive sua intrigante história. Ele aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte. E eles sabem, mais do que ninguém, qual é a melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

Ratatouille (2007) | Brad Bird, Jan Pinkava

Ratatouille 
 Em plena França, na cozinha de um conceituado restaurante, vive um ratinho chamado Remy. Ele tem um gosto diferente dos demais, adora cozinhar e acredita que um dia poderá ser chef. Então uma oportunidade aparece e seu sonho está perto de virar realidade quando encontra um jovem cozinheiro atrapalhado que não sabe cozinhar, mas precisa do emprego. Remy resolve ajudar o rapaz, e aí começa a confusão.

Julie & Julia (2009) | Nora Ephron

Julie & Julia 
 Em 1948, Julia Child mudou-se para Paris na companhia do marido, nomeado adido cultural dos EUA. Apaixonada pela cultura francesa, ingressou em uma famosa escola de gastronomia e lançou o livro Mastering the Art of French Cooking, tornando-se extremamente popular nos EUA. Décadas mais tarde, em Nova York, Julie Powell acaba de fazer 30 anos e vive frustrada com sua vida de funcionária pública. Com o apoio do marido, resolve que testará todas as receitas do livro de Child por um ano e publicará os resultados em um blogue.

Chef (2014) | Jon Favreau

Chef 
 Um chef que perdeu o seu emprego em um restaurante começa a trabalhar em um trailer de comida para reencontrar a sua criatividade, enquanto tenta reunir a sua problemática família.

Pegando Fogo (2015) | John Wells

Pegando Fogo 
Adam Jones leva uma vida errante e isso acaba afetando a sua carreira de chefe de cozinha. Seu restaurante perdeu o prestígio entre os críticos e Adam cria um plano para voltar a brilhar. Ele, então monta uma equipe dos sonhos com os melhores cozinheiros do ramo, entre eles a culinarista Helene, por quem se apaixona.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário