terça-feira, 21 de junho de 2016

10 filmes sobre a Guerra do Vietnã que merecem ser assistido

Guerra do Vietnã é considerada um dos conflitos mais violentos da humanidade. Ela ocorreu entre 1959 e 1975, deixando um terrível legado para a civilização. Essa tragédia ocorreu no Sudeste Asiático e teve de um lado a República do Vietnã e os Estados Unidos, mas vale lembrar que a Coreia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia tiveram participação secundária e, do outro lado, assumiram a frente a República Democrática do Vietnã e a Frente Nacional para a libertação do Vietname.

Um dos principais motivos dessa guerra era a relação dos dois Vietnãs, as divergências políticas e ideológicas estavam no ápice na década de 50. Em 1959, vietcongues com apoio de Ho Chi Minh atacaram as bases norte-americanas no Vietnã do Sul, dando início ao conflito.
É claro que o cinema não poderia ficar de fora, sendo assim, diversos filmes foram realizados retratando esse desastre.

Confira 10 exemplos que merecem a sua atenção – principalmente se você for um amante de história.

Corações e Mentes (1974) | Peter Davis

Coracoes e Mentes 
 Uma investigação sobre a Guerra do Vietnã, através de imagens da guerra e entrevistas com ex-combatentes americanos e sobreviventes vietnamitas, analisando assuntos como a duração do conflito, o militarismo e o racismo entranhado na cultura dos Estados Unidos.

Amargo Regresso (1978) | Hal Ashby

Amargo Regresso 
 Bob Hyde (Bruce Dern) faz parte do exército americano que vai à guerra do Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua esposa, é um enfermeira que trabalha em um hospital de veteranos. A situação para Sally piora quando seu marido descobre que ela está envolvida com Luke Martin (Jon Voight), ums soldado paraplégico.

O Franco Atirador (1978) | Michael Cimino

O Franco Atirador 
 Três amigos de uma pequena cidade vão para o Vietnã, onde logo as coisas ficam complicadas. Caindo nas mãos dos vietnamitas, são obrigados a jogarem roleta-russa. Eles conseguem fugir, mas suas vidas nunca mais serão as mesmas depois de terem experimentado os horrores da guerra.

Apocalypse Now (1979) | Francis Ford Coppola

Apocalypse Now 
 O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe uma missão: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos.

Platoon (1986) | Oliver Stone

Platoon 
 Na selvageria da Guerra do Vietnã, dois sargentos veteranos precipitam-se um contra o outro quando um deles perde a cabeça e realiza um massacre em cima das pessoas de um pobre vilarejo. A guerra é vista através de um jovem soldado. Considerado por muitos como o melhor filme do diretor Oliver Stone.

Bom Dia, Vietnã (1987) | Barry Levinson

Bom Dia Vietna 
 O DJ do exército norte-americano no Vietnã Adrian Cronauer (Robin Williams) chega para mexer com a programação da rádio com seu humor forte e irônico. Ele acaba agradando a todos os soldados, com exceção de alguns superiores, que vêem nele uma ameaça à organização das tropas. Enquanto isso ele se apaixona perdidamente por uma vietnamita, trazendo mais problemas para si.

Nascido Para Matar (1987) | Stanley Kubrick

Nascido Para Matar 
 Nascido para Matar é um dos mais interessantes filmes sobre a Guerra do Vietnã já lançados. Dividido em dois segmentos distintos – o treinamento dos soldados e a guerra em si – este penúltimo trabalho de Kubrick como diretor explora as loucuras da guerra (principalmente através da figura do Sargento Hartman) e o que ela provoca na mente das pessoas. Um relato frio e quase desumano.

Nascido em 4 de Julho (1989) | Oliver Stone

Nascido em 4 de Julho 
 Após ficar paraplégico na Guerra do Vietnã, o idealista Ron Kovic retorna aos EUA como herói, mas logo se depara com a dura realidade que os deficientes físicos enfrentam em seu país. Agora ele quer lutar por seus direitos vergonhosamente renegados por aqueles que tanto admirava.

Alucinações do Passado (1990) | Adrian Lyne

Alucinacoes do Passado 
 Jacob (Tim Robbins) está tendo alucinações que misturam seu passado com a família e imagens da Guerra do Vietnã, onde teve cicatrizes emocionais profundas. Ele tenta descobrir junto de sua namorada Jezebel (Elizabeth Peña) e seu amigo Louis (Danny Aiello) o porquê desses delírios estarem vindo à tona.

O Sobrevivente (2006) | Werner Herzog

O Sobrevivente 
 Dieter Dengler é um piloto alemão que integra a marinha americana durante a Guerra do Vietnã. Em uma de suas missões seu avião cai no Laos, o que o torna um prisioneiro de guerra. Brutalmente torturado, Dengler tenta planejar com outros prisioneiros, americanos e vietnamitas, um plano de fuga.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário