quarta-feira, 8 de junho de 2016

Conheça 10 filmes que abordam a infância

A infância é um momento muito especial das nossas vidas, é lá que aprendemos grande parte das coisas e criamos, literalmente, nossa personalidade. É para lá que muitos querem voltar, para esquecer dos problemas e simplesmente viver a vida de uma forma leve e alegre. Acontece que nem todas as infâncias são felizes.

Separamos 10 filmes que retratam a infância de diversos personagens, uns felizes, outros tristes, mas todos especiais para a sétima arte. Qual é o seu preferido?

O Garoto (1921) | Charles Chaplin

o garoto chaplin 
 O Vagabundo (Charles Chaplin) acaba encontrando um bebê em uma lata de lixo deixado por uma mãe desesperada e decide levá-lo para sua pobre casa, adotando-o. Cinco anos depois descobre que a mãe virou alguém famosa, e tentará devolver a criança a ela, não sem antes muitos encontros e desencontros se realizarem.

Ladrões de Bicicletas (1948) | Vittorio De Sica

Ladroes de Bicicletas 
 A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci (Lamberto Maggiorani) consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria (Lianella Carell) conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno (Enzo Staiola), filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia.

Os Incompreendidos (1959) | François Truffaut

nouvelle-vague-1 
 Antoine Doinel é um garoto de 14 anos. Seus pais não lhe dão muita atenção, então ele mata aula para ir ao cinema e sair com seus amigos. Certo dia, ele descobre que sua mãe tem um amante. Este é o primeiro longa de Truffaut, considerado um dos diretores europeus mais importantes de todos os tempos.

O Sol É Para Todos (1962) | Robert Mulligan

o sol e para todos filme 
 Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

O Espírito da Colméia (1973) | Víctor Erice

El espiritu de la colmena 
 As duas pequenas irmãs Anna e Isabel moram em terras rurais da Espanha, na década de 40. Após uma exibição de Frankenstein, passam a acreditar que o monstro pode passar pelo local em que vivem.

Lua de Papel (1973) | Peter Bogdanovich

lua de papel filme 
 Addie Loggins (Tatum O’Neal) é uma jovem de apenas nove anos que se torna órfã. Ela então passa aos cuidados de Moses Pray (Ryan O’Neal), um vigarista disfarçado de vendedor de bíblias que a levará a uma aventura inesquecível. Tatum O’Neal é a atriz mais jovem a ganhar um Oscar até hoje.

Alice nas Cidades (1974) | Wim Wenders

Alice nas Cidades 
 Baseado nas primeiras viagens de Wenders às Américas, conhecemos o personagem Philip Winter, que vai para os Estados Unidos para fazer algumas reportagens. Ele não consegue, tendo que voltar para a Alemanha. Só que o aeroporto está fechado, e ele só consegue passagem para o dia seguinte. Ele conhece uma mãe e uma filha na mesma situação, com quem divide seu quarto em um hotel. Quando acorda na manhã seguinte, a mãe da menina foi embora e ele assume de vez o papel paterno da jovem Alice.

Fanny & Alexander (1982) | Ingmar Bergman

Fanny & Alexander 
 Suécia, início do século XX. Fanny e Alexander, duas crianças de uma família burguesa, têm suas vidas alteradas radicalmente quando o pai morre e, pouco tempo depois, a mãe se casa com o bispo da cidade, um homem rigoroso e cruel.

Conta Comigo (1986) | Rob Reiner

stand by me filme conta comigo 1986 
 Quatro amigos de infância, inseparáveis, descobrem, através do irmão mais velho de um deles, que há um corpo de um menino jogado perto dos trilhos do trem na região, e partem em uma aventura para conseguirem vê-lo. Adaptação de novela do mestre do suspense Stephen King.

Cinema Paradiso (1988) | Giuseppe Tornatore

cinema paradiso 
 Conheça a emocionante história do garoto Totó, que vive num vilarejo no interior da Itália, durante a Segunda Guerra. Sua principal diversão é passar as tardes no Cinema Paradiso, fazendo companhia ao projecionista Alfredo, que o ensina a amar a Sétima Arte, mudando assim a sua vida para sempre.

Fonte: 1


Um comentário: