quinta-feira, 9 de junho de 2016

Conheça 10 ótimos filmes sobre o Nazismo

Um dos momentos mais sombrios da humanidade, o Nazismo, deixou feridas não só naqueles que tiveram suas famílias executadas brutalmente, mas sim o mundo inteiro, que teve de assistir aquelas atrocidades comandadas por um ser que não merece o título de homem.

Hitler é conhecido como arquiteto da destruição, uma vez que sua ideologia teve bastante influência da arte (principalmente vanguardista – que trouxe formas diferente do realismo -, e tudo o que era exagerado ou surreal, foi tido como fora dos padrões da beleza alemã). Vale lembrar, também, que o líder nazista sempre sonhou em ser artista, mas não teve sorte na profissão.

Confira nossa lista especial de filmes que abordam esse tema tão estudado em diversas partes do mundo. Minha principal sugestão daqui é, sem dúvida, o documentário suéco de Peter Cohen “Arquitetura da Destruição”, conhecido como um dos principais estudos sobre o Nazismo.

Triunfo da Vontade (1935) | Leni Riefenstahl

Triunfo da Vontade 
 O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

O Grande Ditador (1940) | Charles Chaplin

O Grande Ditador 
 Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.

Arquitetura da Destruição (1989) | Peter Cohen

Arquitetura da Destruicao 
 O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.

A Lista de Schindler (1993) | Steven Spielberg

Schindlers List 
 A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.

A Vida É Bela (1997) | Roberto Benigni

A Vida e bela 
 Ambientada na dura realidade da Segunda Guerra Mundial, é uma comovente fábula Chapliniana de amor e fantasia, que conta a história de um homem que usou a imaginação e seu infatigável espírito para salvar aqueles a quem mais amava.

O Pianista (2002) | Roman Polanski

O Pianista 
 As memórias do pianista polonês Szpilman são retratadas nesse emocionante filme, contando como começaram as restrições aos judeus em Varsórvia e como conseguiu sobreviver ao Holocausto. Incrementado com cenas chocantes e belas músicas, o filme venceu 3 Oscars e a Palma de Ouro em Cannes.

O Menino do Pijama Listrado (2008) | Mark Herman

menino pijama listrado 
 Alemanha, 1940. Bruno tem oito anos e vive com sua família em Berlim. Quando seu pai, um oficial nazista, é promovido, ele é obrigado a abandonar seus amigos e se mudar para uma região deserta onde não há nada para fazer. Um dia, o menino ignora a proibição da mãe e anda até um misterioso local cercado, onde todos usam roupas listradas. Lá, ele conhece Shmuel, um garoto de sua idade que vive do outro lado da cerca. Os dois desenvolvem uma amizade proibida, que terminará por introduzir Bruno no terrível mundo dos adultos.

Operação Valquíria (2008) | Bryan Singer

Operacao Valquiria 
 Gravemente ferido em combate, o coronel Claus von Stauffenberg volta da África à Alemanha e se envolve em uma conspiração para acabar com a ditadura em seu país. A única alternativa encontrada pelos conspiradores é assassinar Adolph Hitler. Stauffenberg ajuda a criar a Operação Valquíria que, além de planejar o assassinato, ainda prevê a implantação de um governo substituto.

O Leitor (2008) | Stephen Daldry

O Leitor 
 Hanna foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre.

Bastardos Inglórios (2009) | Quentin Tarantino, Eli Roth

Bastardos Inglorios 
 Nos primeiros anos da ocupação alemã na França, Shosanna Dreyfus testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa. Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde muda de nome e assume a identidade de uma dona de um pequeno cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus americanos para colocar em prática uma vingança. Posteriormente conhecido pelos alemães como os “Os Bastardos”, o grupo de Raine junta-se à atriz alemã e agente secreta Bridget Von Hammersmark em uma missão para eliminar os líderes do Terceiro Reich. E o destino junta todos no mesmo cinema, onde Shosanna tramou um plano de vingança próprio.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário