quinta-feira, 25 de junho de 2015

Top 5 momentos em que a 5ª temporada de Game of Thrones “quebrou a Internet”

A 5ª temporada de Game of Thrones acabou domingo passado 14, mas os mortos e feridos ainda estão sendo contabilizados no campo de batalha da internet. A influência das redes sociais foi um capitulo à parte na aclamada série de fantasia da HBO. Se nos primeiros episódios a série parecia um carro sem potência subindo uma ladeira, da metade para o final foi descendo a ladeira sem freio e sem direção, nos brindando com momentos marcantes em uma sucessão frenética. Listamos a seguir os 5 momentos em que GOT “quebrou a internet”, não pelo fato em si, mas pelo burburinho gerado após a exibição.

5º – “Joga bosta na Cersei! Joga pedra na Cersei!” – Episódio 5×10: Mother’s Mercy
A Caminhada da Vergonha de Cersei na finale foi um daqueles momentos em que quem tinha lido o livro aguardava com ansiedade e quem não tinha a mínima noção do que vinha foi pego de surpresa (um de muitos momentos assim na finale). A construção da forte cena foi impecável, passando toda a emoção da rainha enquanto era humilhada, chamada de impropérios (que corariam o septão mais próximo) e atingida por uma miríade de detritos no caminho para a Fortaleza Vermelha. Mas logo após a cena ir ao ar e lá estavam as timelines fervilhando de comentários. Foi merecido? Não foi merecido? Rolou ou não rolou dublê de corpo? Foi mais um momento machista de Benioff e Weiss? E o Montanha Frankenstein, vai servir pra que? Porém, não acendeu tantos sentimentos controversos quanto nosso quarto lugar…

4º – “Querida queimei nossa filha.” – Episódio 5×09: The Dance of Dragons
Stannis Baratheon até que vinha conquistando fãs desde que apareceu (olha a ironia!) queimando pessoas para o Senhor da Luz lá na segunda temporada. O modo justo, às vezes por demais do Baratheon, foi com o tempo nos amolecendo e fazendo torcer para que ele conquistasse os Sete Reinos. Mas Melisandre tanto fez que conseguiu… Na falta de sangue real e com uma nevasca mortal no encalço, Stannis ofereceu a própria filha ao Senhor da Luz. Shireen sendo queimada e os gritos desesperados da garotinha ecoando por bons minutos, marcou a temporada (e a despedida da personagem) para muita gente. E nada foi mais comentado nos Facebooks e Twitters da vida do que a fatídica cena. Alguns tacharam de cruel, outros juraram Stannis de morte, e a discussão sobre o caminho do personagem (Stannis) foi reaberta de modo inflamado. Erro de adaptação ou algo necessário para a trama?

3º – “Walking Dead? Que Walking Dead?” – Episódio 5×08: Hardhome
E no terceiro lugar ficou a batalha que ninguém esperava e que deixou muita gente com o brioco na mão durante e depois que acabou. A Batalha de Durolar foi uma das “adaptações” feitas pela equipe e que foi um acerto tremendo junto com o público. Toda a sequência de ação com a invasão dos white walkers, o desenrolar da batalha, Wun Wun, o gigante, e a ressurreição em massa no final foi o ápice do burburinho internético. Era quase impossível não cruzar com algum comentário sobre a sequência e enaltecendo a série. Pra escapar de saber o que tinha ocorrido, só saindo do Face e e correndo igual a Patrulha da Noite e os Selvagens correram dos zumbis de gelo. E os comentários sobre o visual dos chefes deu o que falar, afinal estamos vendo algo que não está nos livros…

2º – “Você não sabe de nada Jon Snow…” – Episódio 5×10: Mother’s Mercy
No segundo lugar temos algo que estava nos livros, mas pegou muita gente de supetão. A morte de Jon Snow não polêmica pelo fato de ter acontecido, mas pelos caminhos desencontrados que a trama pode tomar a partir daí. De um lado teorias sobre Jon ser um warg, ser ressuscitado por Melisandre ou o contrato até a sétima temporada do ator. Do outro as declarações dos produtores e elenco dizendo que morto é morto e Kit Harringrton dizendo que não volta mais para a série (ou seria a próxima temporada?). E no meio nós. Desesperados em saber o que vai acontecer! Foi preciso ser um ninja ou se isolar numa ilha deserta sem acesso ao mundo exterior para não ver o lamento coletivo dos fãs da série logo após a finale ter terminado sua exibição. A timeline do Facebook parecia um verdadeiro obituário de tantos spoilers sobre a morte do personagem…

1º – “Precisamos falar sobre nossa noite de núpcias…” – Episódio 5×06: Unbowed, Unbent, Unbroken
E considero nosso primeiro lugar o assunto mais polêmico da temporada, o estupro de Sansa em sua noite de núpcias por Ramsay Bolton, que foi uma espécie de divisor de águas para a série. Muita gente deixou de acompanhar ali, outros partiram em defesa da série e a cena tomou proporções gigantescas! HBO abusando do shock value? Benioff & Weiss exagerando na misoginia na série? Ou puro apelo comercial? Foram semanas de debates em sites sobre entretenimentos em geral, muitos discursos sendo feitos nas redes sociais, muitas amizades sendo desfeitas também. Feministas, fãs puristas, fãs da série, fãs dos livros… O assunto até agora rola (e provavelmente até o final da série), e vai continuar sendo discutido.

E agora com a fonte esgotada, o material dos livros de origem findados, é só uma questão de tempo para que a sexta temporada, composta totalmente de material inédito seja ainda mais discutida nas redes sociais do que a sua antecessora. Nela, onde todas as decisões serão tomadas baseadas em dicas dadas pelo escritor para os roteiristas da série sobre o final da saga, as disputas, spoilers e discussões prometem ser épicas! Só sei que estarei com meu balde de pipoca acompanhando a batalha mais sangrenta da série, aquela que ocorre na internet.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário