quarta-feira, 13 de maio de 2015

9 Reboots dos filmes Marvel que seriam estúpidos demais

Vingadores: Era de Ultron abre as portas pra Fase 3 dos filmes do Universo Marvel. O que significa histórias ainda mais interligadas e nos aproxima ao momento inevitável quando o Universo é esmagado sob seu próprio peso e tem que reiniciar a partir do zero. Aqui estão as nove piores formas que a Marvel poderia reiniciar seus filmes.

E sim, isso é inevitável. Eventualmente, uma combinação de envelhecimento dos astros e becos sem saída dentro dos enredos levará ao botão de reset e construirá um novo Universo Cinematográfico Marvel. Vai ser difícil fazer isso direito – mas super fácil de fazer errado. Então aqui estão algumas das maneiras mais óbvias de tudo dar errado!

1. Homem-Aranha Homem-Aranha Homem-Aranha

01
Homem-Aranha logo se juntará aos Heróis Mais Poderosos da Terra e é provável que a Marvel Studios ganhe total controle criativo sobre o Homem-Aranha em algum ponto. E um ponto de partida lógico, quando começar a construção de um novo Universo Marvel nas telonas, seria começar com o Aranha, que é de longe o personagem mais famoso da empresa e construir tudo a partir daí. Este provavelmente seria um grande erro – tanto porque o Cabeça de Teias já vai ser reinicializado pela terceira vez, quanto porque fazer o Universo Marvel mais focado nele pode acabar fazendo tudo parecer muito menor e mais como uma nova franquia do Aranha. O que nos leva pra…

2. A Origem de Cada Personagem Está Conectada

02
Uma maneira fácil de estabelecer uma série de personagens com poderes estranhos e origens complicadas é fazer com que todos eles brotem da mesma fonte – os filmes Amazing Spider-Man já tentaram fazer isso, colocando a OsCorp como responsável pela criação do Aranha, bem como todos seus vilões. E é um macete comum em filmes de super-heróis fazer o herói e o vilão terem basicamente a mesma origem. A Marvel flertou com isso desde o início, tendo todas as origens dos heróis ligadas ao soro do super-soldado soro e/ou a Howard Stark, mas então ela superou essa ideia. É um método fácil – mas terrível. E por falar na OsCorp…

3. Uma Corporação Suprema

03
O que organizou os filmes da Marvel foi o Nick Fury, um agente misterioso que reuniu os “super-seres” pra participarem da sua Iniciativa Vingadores. Eventualmente, os Vingadores foram “privatizadas” graças ao dinheiro do Tony Stark – mas eles começaram como uma equipe “semi-governamental” – falando a grosso modo. Mas talvez no futuro reboot, eles poderiam trabalhar pra uma corporação – que, naturalmente, é secretamente maligna, como elas sempre são. Ou não. Este foi o rumo que os reboots condenados de Knight Rider e Bionic Woman tiveram na televisão, substituindo as agências de espionagem por corporações que querem parar os problemas antes deles começarem. Então, não, a não ser que alguém queira ver Capitão América e Thor trocando socos no departamento de RH.

4. Heróis Renascem

04
Felizmente, não precisamos imaginar um terrível reboot dos quadrinhos da Marvel – porque nós já vimos um. Na década de 90, os quadrinhos apresentaram um enredo onde o Homem de Ferro acaba por ter sido secretamente maligno por décadas e, em seguida, é substituído por si mesmo, só que adolescente, e, em seguida, tudo fica ainda mais estranho – acredite, é possível piorar. Há uma passagem em que alguns dos heróis da Marvel são banidos pro universo de bolso do filho semideus – se bobear, um deus encarnado por si só – do Sr. Fantástico e seus históricos são totalmente reescritos. Nesta versão da realidade, o Capitão América ingeriu toda a fábrica de esteroides e também recebeu uma lavagem cerebral da versão Robô do Mal do Nick Fury. Tudo é bizarro, até os sorrisos dos personagens – sério, tenta contar a arcada dentária da ilustração acima. Se a Marvel quer realmente um terrível reboot, eles só precisam de um filme da saga Heróis Renascem ou qualquer tipo semelhante de “Universo de Bolso”. Falando nisso…

5. Heróis Sombrios

05
Quando a Warner Bros. precisou reiniciar o Batman, eles chamaram Christopher Nolan, que assumiu o personagem numa direção noir-mas-realista. E quando eles deram reboot mais uma vez, foram ainda mais sombrios com o Zack Snyder. Portanto, uma forma óbvia de reiniciar os filmes da Marvel seria ir muito mais sombrio e sujo. Mais carrancudo. Mais pingos de chuva em câmera lenta. Origens de todo mundo mais sombrias – como, talvez Howard Stark fosse um bastardo do mal que enganou Steve Rogers pra tomar um tratamento experimental e depois transformou seu filho Tony num monstro atormentado? Que tal alcoolismo e autoaversão? As pessoas precisam olhar pra suas próprias máscaras vazias com mais frequência. Chuva em câmara lenta! Etc. etc. Afinal, se deu certo com meia dúzia de personagens, por que não com todos?
Ok, chega de ironia.

6. Inventar Toda uma Nova Mitologia

06
De tempos em tempos, os editores sacodem as coisas e dão aos seus Universos uma nova espinha dorsal – afinal, eles têm toneladas de históricos loucos por aí. Mas por que parar aí? Por que não inventar um histórico totalmente novo, envolvendo Uatu o Observador, Projeto: PEGASUS, Obadiah Stane, a Terra Selvagem e uma tonelada de outras coisas, em que todos os heróis da Marvel foram geneticamente pré-programados 1.000 anos atrás? E tudo o que sabíamos estava errado? E em vez de apenas reintroduzir esses personagens que já conhecemos, suas origens forem reinventadas como parte de um enorme enredo de mistério?
Tá bom, eu quebrei a minha palavra sobre parar com a ironia. E talvez quebre de novo.

7. Contos de Fadas!

07
O boom dos filmes de super-herói vai acabar eventualmente – mas filmes de contos de fadas estão apenas começando. E ninguém faz contos de fadas mais legais do que a Disney – que é dona da Marvel. Então porque não dar ao Universo Marvel uma roupagem feérica e misturar os elementos de fantasia já existentes – com rainhas más, maldições, magias, monstros e lições pessoais vagamente definidas? Esta seria uma forma de dar curto-circuito nas queixas frequentes de que todos os filmes da Marvel são iguais – o que parece se resumir em “são todos filmes de ação”. Além disso, desta forma, poderia haver criaturas mais bonitas, destinos mais heroicos e apenas uma pitada de malícia exagerada.

8. Introduzir Novas Versões de Cada Personagem de Uma Só Vez

08
Pra que reintroduzir todos os heróis de forma lenta e penosa em filmes independentes, quando você pode jogá-los todos num ou dois grandes filmes da equipe? Afinal de contas, o valor dos acionistas precisam ser maximizados e uma propriedade intelectual que não está sendo usada é um enorme desperdício. Então, talvez a maneira mais estúpida de reiniciar os filmes da Marvel seria a introdução de novas versões do Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Homem-Aranha e Hulk com novos históricos, bem como novos atores, tudo num filme. Na verdade, isso seria o mais idiota, exceto por…

9. Avengers High School!

09
Todo mundo adora contar histórias pra jovens e adultos. E não há nada melhor do que conhecer seus personagens favoritos quando eles eram jovens e idealistas – basta perguntar a Darth Vader. Imagina Avengers High School. Onde os nerds adolescentes Tony Stark e Bruce Banner disputam nas feiras de ciência e levam cascudos do Thor Odinson? Steve Rogers poderia ser seu professor de ginástica, que lembra que as crianças devem ter respeito. Não poderia faltar romances e subtramas sobre quem está indo pro baile com quem e nem a cena de todo mundo passeando no shopping. Os filmes da Marvel não tiveram uma cena de shopping ainda – e já está na hora, né?

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário